Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Entre o trabalhador e as empresas

Beatriz Magalhães | Advogada trabalhista

A  A  A     

O direito é uma dessas carreiras com muitas especialidades. Uma delas é o Direito Trabalhista, cujas normas e leis regem a relação entre empregado e empregador. Beatriz Magalhães atua na área de contencioso trabalhista defendendo a Petrobras e vai falar um pouco sobre sua área, o mercado de trabalho, o futuro na carreira e as necessidades para se tornar um bom advogado trabalhista.

O que faz um advogado que trabalha com Direito Trabalhista?


Eu atuo no ramo do direito do  trabalho e vislumbro bastante espaço para os advogados que gostam da área, pois podem atuar no setor de consultoria (dando pareceres), como contencioso (acompanhando ações na justiça) ou em órgão públicos (tribunais, promotorias...). Atualmente, atuo na área de contencioso trabalhista defendendo uma grande empresa (Petrobras).

A atividade é bastante dinâmica, pois há um número grande de audiência, de julgamentos no tribunal, de reunião com clientes. O meu dia a dia é fazer prazos, audiência, e ir a tribunais. É bom, pois o trabalho não se limita a ficar à frente de um computador, tendo quase todos os dias tarefas nos tribunais. Por isso, acho uma área atraente àqueles que gostam de ter contato com juizes, desembargadores e outros advogados.

Além do curso de direito, é necessária alguma especialização para atuar como advogado trabalhista?


É importante ter uma boa base de direito constitucional, direito do trabalho e direito processual, mas não é preciso uma especialização em direito do trabalho. As peculiaridades da área trabalhista podem ser estudadas com calma, e a prática acaba sendo uma forma de aprender a teoria.

No meu caso, fiz concurso público para entrar na empresa e foi importante ter conhecimento de teoria do direito e princípios. Na verdade, acaba sendo necessário o estudo profundo de todas as áreas do direito, mas não foi preciso especialização prévia em direito do trabalho.

Quais são as formas de trabalho para um advogado trabalhista? Onde ele pode trabalhar?

Há dois grandes grupos de advogado trabalhista: o que defende empregados e o que defende empregadores. É raro um advogado que atue em ambos os lados. Como advogado dos empregados, se pode trabalhar em escritórios, sindicatos ou como autônomo. Como advogado de empresa, se pode trabalhar na própria empresa, quando esta tem jurídico próprio, que é o meu caso, ou trabalhar em escritório.

Quais são as características necessárias para um bom profissional na sua área de atuação?

É importante, primeiramente, gostar do que faz, e acreditar no seu cliente. Eu não conseguiria trabalhar se eu não confiasse no meu cliente ou achasse que ele atua de forma incorreta. Este, para mim, é o principal ponto para ser um bom advogado. Se você atua numa área ou defende teses que não concorda, você não terá estímulo para lutar pela sua tese. Outras qualidades que acredito serem  importantes são gostar de ler, de pesquisar, saber escrever e falar bem.

Como está o mercado de trabalho?


A área jurídica tem bastante espaço para novos advogados, seja por meio de concurso ou atuando em escritórios privados. Há várias empresas com jurídico interno, que são muito boas para trabalhar, e há também escritórios especializados na área que trazem um grande retorno. Como é uma área que costuma despertar menos interesse entre os estudantes, a concorrência na busca pelo emprego é também menor.

Quanto ganha, em média, um advogado que atua na sua área?


Nos escritórios recebe-se em média R$ 2 mil de salário inicial. Em empresas, pode-se ter um salário inicial de até R$ 6 mil.

Quais são as perspectivas para o futuro na área?


O direito do trabalho está em constante mudança em razão das novas relações de trabalho e da globalização. Por isso, esta área do direito sempre terá uma grande importância social, seja assegurando o direito dos trabalhadores, seja assegurando os direitos da empresa. Ambos os lados devem conseguir um equilíbrio, pois a força de trabalho e o capital são elementos essenciais em toda sociedade. Cada vez é maior o número de processos ajuizados, e a justiça do trabalho tem cada vez mais varas e turmas nos tribunais, sendo preciso uma quantidade crescente de advogados atuantes.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões