Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Entre a imprensa e as empresas

Joana Carvalho | Assessor de imprensa

A  A  A     

Cada vez mais as empresas estão deixando um pouco a preocupação com a produção e os lucros e focando suas ações também nas áreas social, ambiental e de mídia. No meio dessas atividades está o assessor de imprensa. Inicialmente responsável apenas pelo contato da empresa com os jornalistas, o assessor de imprensa atualmente deve ser um profissional multidisciplinar, capaz de sugerir as mais diversas ações em benefício da imagem da empresa. Assessora de imprensa, Joana Carvalho fala mais sobre essa profissão que tem tudo para se desenvolver ainda mais no Brasil.

O que faz um assessor de imprensa?

O assessor de imprensa é o profissional que faz a intermediação da relação de uma empresa ou pessoa física com a mídia. O assessor de imprensa é responsável pela formação de imagem de seu cliente com a grande mídia, divulgando suas ações, novidades, lançamentos e comunicados, além de atuar também muitas vezes como gerenciador de crises com a imprensa, em casos de comunicados e notícias negativas. O trabalho do assessor é divulgar com a imprensa de forma positiva e estratégica o seu cliente, sempre dentro das expectativas e objetivos de cada um.

Que tipo de especialização é necessária para trabalhar na área?

A função de assessor de imprensa é, na maior parte das vezes, exercida por profissionais formados em jornalismo ou em relações públicas. Além da graduação, não há uma especialização necessária. Mas é sempre positivo quando um profissional sai da faculdade e procura por uma pós-graduação ou por um MBA ou por um curso especializado em assessoria ou até mesmo em comunicação corporativa/empresarial. Essa vivência pós-faculdade é muito importante, já que as faculdades de comunicação não dão tanta ênfase ao trabalho de assessoria de imprensa e comunicação empresarial.

Quais são as características necessárias para um bom assessor de imprensa?

Ele precisa ter um bom texto, precisa ter boas ideias e sugestões de pautas e ações para seus clientes, além de ter que ser uma pessoa rápida e ágil, já que o dia-a-dia da profissão exige isso. A boa relação com as pessoas também é essencial, pois o tempo todo estamos nos relacionando – tanto com o cliente, como também com a imprensa, editores, jornalistas, etc.

Quais são as opções de trabalho para o profissional?

O assessor de imprensa pode trabalhar em agências de comunicação, empresas especializadas em assessoria de imprensa ou também nas áreas de comunicação das empresas. Muitas companhias terceirizam o serviço de assessoria, por isso hoje existem tantas agências e empresas especializadas neste segmento. Mas existem também muitas pequenas, médias e grandes empresas que ainda preferem manter sua equipe de comunicação interna e externa dentro da própria empresa, fazendo parte de sua própria equipe.

Como está o mercado para o assessor de imprensa?


O mercado está bom, dentro da realidade do mercado geral para jornalistas. O segmento de assessoria de imprensa é um dos melhores dentro da carreira do jornalista, no que diz respeito à quantidade de vagas e média de salários. Cada vez mais, as empresas estão notando a importância de investir em comunicação e em assessoria de imagem. É uma questão estratégica. As vagas e oportunidades de emprego estão surgindo, assim como a quantidade de agências especializadas, que também estão crescendo – principalmente na região Sudeste. O salário médio do assessor de imprensa também é, em sua maioria, um pouco acima do salário médio de repórteres e jornalistas que trabalham em redação. Claro que isso tudo vai depender muito de onde o profissional estiver trabalhando, mas no geral, o mercado está bom sim.

Quais são as perspectivas para o futuro na área?

O assessor de imprensa não é mais apenas um assessor de imprensa. Cada vez mais, os profissionais que trabalham com assessoria precisam complementar seus conhecimentos e trabalhos. As empresas não procuram mais apenas uma assessoria de imprensa, elas procuram por agências e/ou profissionais que ofereçam uma assessoria de comunicação geral. Com o boom da tecnologia, da internet e da inovação, temos que inovar cada vez mais, pensando sempre “fora da caixinha”. Os profissionais de assessoria de imprensa que quiserem ter realmente sucesso no futuro devem ser profissionais multidisciplinares. Tem que ir além das divulgações e veículos tradicionais. O assessor de imprensa hoje também pensa e sugere ações e divulgações em redes sociais, ações extra-mídia, produção de eventos, ações de relacionamento com a imprensa. Enfim, é um mundo de possibilidades. E o profissional que for mais multidisciplinar e tiver mais conhecimentos e ideias em diferentes áreas, com certeza irá se destacar.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões