Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Ensinando inglês para os brasileiros

Hugo Dart | Professor de Inglês

A  A  A     

Em um mercado de trabalho tão competitivo como o brasileiro, saber outros idiomas pode ser decisivo na hora da disputa por uma vaga. No caso do inglês, o domínio do idioma já se tornou obrigatório para a conquista dos melhores postos de trabalho. Assim, cresce em importância a figura do professor de inglês, o profissional responsável por dar a base necessária aos estudantes para poderem competir no mercado de trabalho. Formado em Letras – Português/inglês, Hugo Dart fala sobre as particularidades da profissão e dá as dicas para quem pretende seguir a carreira.

- Qual deve ser a formação de um professor de inglês?

Embora haja cursos que não exijam qualificações formais, para trabalhar nos melhores (cursos) e nas escolas é necessária a licenciatura (em Letras - Português/inglês). Vale lembrar que muitos cometem o erro de entrar num curso de Letras achando que vão aprender o idioma lá. Não vão. Quem entra para a faculdade com um inglês capenga sai, na melhor das hipóteses, como um professor limitado.

- Quais são as opções de trabalho para o professor de inglês?

O trabalho em escolas é relativamente estável, mas muito difícil, especialmente na rede pública. O que acontece com muitos é trabalhar em cursos de nível baixo ou médio. Para mim, entrar para o IBEU, um dos melhores cursos do país, representou um avanço decisivo. Dar aulas numa boa universidade é a única situação comparável. Já atuei (também) como tradutor e como intérprete. São duas áreas muito interessantes e que podem pagar bem aos que se destacam, mesmo porque basta ligar a televisão para perceber que a grande maioria de nossos tradutores é péssima.

- Quais as características mais importantes para um bom professor de inglês?

Dominar, de fato, o idioma, o que é uma qualidade surpreendentemente rara. A maioria dos que se apresentam como professores de inglês sabe bem menos do que deveria e não tem a devida fluência. É por isso que, muitas vezes, falam português em sala de aula e permitem que seus alunos façam o mesmo. Técnicas pedagógicas bem aprendidas e alta capacidade de improviso e adaptação fazem a diferença.

- Como está o mercado para o professor de inglês?

Há bastante espaço para profissionais qualificados. Conseguir emprego em cursos de nível médio está ao alcance de qualquer professor com formação sólida. A demanda é enorme e crescente. Boa parte dos cursos paga, em média, de dez a vinte reais por hora a quem está começando, sendo que as aulas particulares podem render o triplo disso.

- Quais são as perspectivas para o futuro na profissão?

O inglês continuará sendo a segunda língua de quase todos os que não são falantes nativos durante muitos anos. Professores qualificados continuarão a exercer uma função importante ainda por muito tempo.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões