Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Engenheiro Aeronáutico

Alexandre Antunes | Engenheiro Aeronáutico

A  A  A     

Voar é o sonho de boa parte das pessoas e as profissões que giram em torno da aviação sempre trazem uma áurea de glamour e status. O desenvolvimento da Embraer nos últimos anos fez com que crescessem as atenções sobre o engenheiro aeronáutico. Profissional da área, Alexandre Antunes comenta como anda o mercado de trabalho, fala das características importantes para um bom engenheiro aeronáutico e dá um panorama do futuro para quem pretende seguir carreira.

O que faz um engenheiro aeronáutico?

Um engenheiro aeronáutico pode atuar em diversos setores da indústria ligados à área de aeronáutica, bem como em instituições de pesquisa e universidades. Em termos de indústria, pode-se dizer que um engenheiro aeronáutico pode atuar em empresas que manufaturam aeronaves ou operam serviços de transporte. Dentro de uma empresa de manufatura, existem as seguintes áreas de atuação para um engenheiro aeronáutico:

- Mecânica de Voo; - Performance; - Aerodinâmica Aplicada; - Aerodinâmica Computacional - CFD; - Túnel de Vento; - Cargas Estáticas; - Cargas Dinâmicas; - Aeroelasticidade; - Estruturas; - Peso e Balanceamento; - Projeto.

Geralmente, o engenheiro aeronáutico começa a direcionar a sua carreira para algumas dessas área ainda durante a sua formação. Embora exista distinção entre as áreas, todas elas estão muito conectadas e, com o passar dos anos, o engenheiro passa a conhecer cada uma delas. Afinal, o projeto é multidisciplinar e, portanto, existe uma forte interação de trabalho entre todos os engenheiros das respectivas áreas. Obviamente, esta questão de conhecer as demais áreas depende do interesse pessoal de cada um. No entanto, um incentivo natural do dia a dia existe de forma muito clara.

Em relação ao trabalho em uma companhia aérea, existe a necessidade do engenheiro para calcular a performance da aeronave. Performance, neste sentido, para saber quais aeronaves são as mais adequadas para uma determinada rota, ou no caso da empresa estar pensando em comprar novas aeronaves qual o "pool" de aeronaves vai trazer mais lucro para a empresa? Também tem a questão de manutenção que sempre precisa de um engenheiro aeronáutico para dar o parecer técnico.

Que tipo de especialização é necessária para trabalhar na área?

A princípio, para trabalhar na área precisa ter um título de engenheiro aeronáutico. Repara que não existe uma regra e depende da empresa. Já existem empresas que possuem uma espécie de universidade corporativa, onde preparam o seu próprio profissional.

Quais são as características necessárias para a pessoa que quer trabalhar com engenharia aeronáutica?

As características são as mesmas das outras engenharias. A pessoa tem que ter uma boa formação, gostar de pesquisar e colocar em prática os conhecimentos. Em particular, no caso da indústria que envolve a manufatura de aeronaves, a competição é muito acirrada. Desta forma, pessoas que são motivadas a não ficarem no trabalho padrão são aquelas que mais agregam à empresa como um todo.

Acredito que hoje em dia qualquer empresa procura um "super-homem" para contratar, precisa ter vários títulos, falar mais de duas línguas, ser pró-ativo, e etc... No entanto, isso é um modelo, mas a verdade é que no processo de seleção aqueles que tiverem um diferencial serão vistos de maneira diferenciada. Portanto, além das características básicas que citei acima, e que são aquelas que a instituição te oferece, a pessoa precisa estar muito atenta para o desenvolvimento pessoal.

Como está o mercado para ele?

Existem dois cenários:

Externo - No qual se tem uma infinidade de empresas de tecnologia, que não necessariamente são de grande porte, mas fazem trabalhos que demandam mão-de-obra qualificada. As possibilidades para os profissionais qualificados realmente existem em uma economia mundial globalizada, e a questão da nacionalidade fica em um segundo plano. Esta questão fica clara quando vemos o grande número de brasileiros que atuam em instituições de pesquisa, universidade e empresas fora do nosso país

Interno - Com o crescimento do país, novas oportunidades começam a surgir em áreas que trabalham com alta tecnologia e estão ligadas ao mercado de engenharia aeronáutica.

Quanto ganha, em média, um engenheiro aeronáutico?

Essa é uma pergunta difícil de responder!!! Costuma variar entre R$6 mil e R$9,5 mil, mas vai depender muito da formação do profissional, se o engenheiro tem ou não cargo de gestão, dentre outros fatores.

Quais são as perspectivas para o futuro na área?

Acho que são boas. O mercado aeronáutico tem uma perspectiva de negócio da ordem de 20 bilhões de dólares até 2020, segundo alguns dos relatórios publicados pela ICAO (International Civil Aviation Organization).



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões