Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Engenharia Têxtil: grandes oportunidades em um campo carente de bons profissionais

Rafael Moreno | Engenharia Têxtil

A  A  A     

Rafael Moreno é engenheiro têxtil, formado pelo Centro universitário FEI em São Bernardo do Campo – SP. O ensino médio cursou em Southeast Polk High School, Iowa – EUA, o que lhe proporcionou boas condições para trabalhar como professor de Inglês. Na área de formação, fez estágio numa empresa que, além de produzir aparelhos de controle de qualidade têxtil,  também vendia insumos têxteis. Hoje, é Analista Comercial da TBM - Têxtil Bezerra de Menezes e trabalha na área Trading.

Você que está pensando em fazer engenharia, antes de se decidir por uma área, veja o que Rafael tem a dizer sobre a que escolheu...

Por que você decidiu pela Engenharia Têxtil?

Quando o momento de escolher a área chegou (você opta em qual área da Engenharia quer se especializar), aliei a ênfase em mecânica, química e produção em que a área Têxtil está ligada, com a carência de profissionais no mercado. Há muitos empregos espalhados pelo Brasil (eu, por exemplo, estou em Fortaleza), porém não há pessoas qualificadas na área para ocupar este vazio muito grande ainda encontrado.

O que faz o Engenheiro Têxtil e onde pode trabalhar?

Há algumas áreas diferentes dentro do ramo têxtil onde o Engenheiro Têxtil possa atuar, porém qualquer que seja a área, o Engenheiro Têxtil tem como papel principal diminuir o custo do artigo, agregando qualidade para poder concorrer com o mercado nacional e importado principalmente.

Como anda o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho ainda está absorvendo profissionais da área, pois há muitas empresas e há falta de mão de obra especializada. Hoje em dia, no geral, não há mais como uma empresa crescer como crescia antigamente devido a concorrência desigual dos produtos asiáticos. Porém, a vantagem que o produto nacional leva, além da qualidade, é o fato da moda. No mercado, a moda tem uma vida útil de meses e muda rapidamente. Os produtos asiáticos demoram em média 2 meses para chegar até a porta do produtor, isso faz com que a moda passe e o produto "mica" no estoque. Devido a esta rapidez, as empresas do Brasil estão cada vez mais se voltando à indústria da moda para fugir da concorrência asiática.

Quais as matérias determinantes na formação do Engenheiro Têxtil?

Matérias ligadas a área de administração de empresas, química e mecânica. A parte da administração é muito importante para gerenciar uma empresa na área de produção (estoque, vendas, compras, etc.), a química é importante para a área de tinturaria do artigo pronto (corantes, auxiliares para o tingimento, temperatura e pressão certas para não danificar a fibra e dar um resultado melhor no artigo) e a parte da mecânica é onde entra o funcionamento da cadeia têxtil dentro da fábrica. Não podemos esquecer a matéria básica de qualquer engenharia - cálculo - pois é ele quem alimenta o engenheiro a ter a formação lógica e acadêmica.

Existem habilidades especiais que ajudam no exercício da profissão?

Habilidades como pró-atividade, vontade e dedicação são muito importantes para uma profissão que sofre uma concorrência desleal da Ásia e sempre precisa estar se renovando nas idéias para competir no mercado. O inglês é muito importante para quem deseja atuar na área comercial, pois as negociações acabam em países como China, Índia, Cingapura, etc., e o espanhol para poder falar com os países da América do Sul como Colômbia, Peru, Argentina e Uruguai.

Quais as especializações oferecidas?

O mais indicado para um Engenheiro Têxtil é fazer a especialização em outra área (marketing, administração, mecânica, logística, etc.), pois agregará valores mais úteis à vida profissional dele.

Dá para citar uma vantagem e uma desvantagem da profissão?

Vantagem: Falta de profissionais na área. 
Desvantagem: Concorrência desleal dos produtos asiáticos.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões