Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Engenharia Mecânica: uma dentre tantas opções

Daniel Braga | Engenheiro Mecânico

A  A  A     

Uma dificuldade para quem escolhe Engenharia é ter que optar de antemão e "no escuro" pelo curso que vai fazer. As engenharias são várias: Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Civil, Produção, Cartográfica, etc...  O candidato, em geral, sabe apenas que quer fazer Engenharia. Foi o que aconteceu com o engenheiro Daniel Braga, que passou para a sua segunda opção - Mecânica - e hoje está muito satisfeito. Com o mercado de trabalho aquecido, há grandes oportunidades para o engenheiro mecânico, mas uma boa qualificação é fundamental.

Faça um breve resumo de sua formação e experiência profissional.

Formei-me em Engenharia Mecânica pela UFRJ em agosto de 2007. Trabalhei por 6 meses no Laboratório de Transmissão e Tecnologia do Calor, na UFRJ, através de bolsa de iniciação científica do CNPq. Por dois anos, trabalhei na Empresa Júnior da UFRJ, Fluxo Consultoria, onde tive o meu primeiro contato efetivamente profissional com empresas e projetos de consultoria. Estagiei por 10 meses em um escritório de marcas e patentes, dando suporte aos pedidos de patente em território nacional. Meu último estágio foi na empresa de consultoria Accenture, onde trabalhei em projetos de gestão de pessoas e gerenciamento de projetos. Fui efetivado na Accenture em fevereiro de 2007 e fiquei lá até dezembro último, quando recebi uma proposta para ingressar em uma nova empresa de consultoria, Apuama.

Como você se decidiu pela Engenharia Mecânica?

Fiz teste vocacional com minha tia, que apontou como possíveis carreiras Medicina ou Engenharia. Acabei optando pela Engenharia por ter muita facilidade com Matemática e Física e absolutamente nenhuma com Biologia. Como alguns professores da faculdade já falaram, quando da época do vestibular, não podemos determinar a área da Engenharia que vamos estudar. A única certeza que temos é que queremos fazer Engenharia. Tanto que no vestibular minha primeira opção era Engenharia de Produção, e Mecânica era apenas a segunda. Acabei não passando para Produção e decidi cursar Mecânica, opção que mais tarde se mostrou muito acertada.

O que faz o Engenheiro Mecânico? E onde trabalha?

O Engenheiro Mecânico hoje atua em diversas áreas, como por exemplo, manutenção mecânica, projeto, operação em plataformas de petróleo. O trabalho do engenheiro pode estar tanto no campo de operação como no escritório, planejando a operação. Hoje, o mercado mais aquecido, que mais está contratando engenheiros mecânicos é, sem dúvida, o petrolífero. Com a descoberta de novas reservas de petróleo está ocorrendo um verdadeiro déficit de engenheiros especializados nessa área.

Qual o perfil do engenheiro mecânico?

Como todo profissional, o engenheiro mecânico tem que estar atento a todas as novidades, não só de sua área de atuação, como de todo o mercado profissional. O engenheiro tem que ter velocidade de raciocínio e capacidade de decisão. Tem que estar preparado para todo o tipo de pressão, pois muitas vezes é obrigado a tomar decisões importantes em um curto espaço de tempo. Se há alguns anos o inglês era um diferencial, hoje é uma obrigação. Com a vinda de empresas multinacionais para cá, cada vez mais é necessário o conhecimento de outras línguas como o inglês, o espanhol, o francês.

Quais as características da profissão?

Tanto na operação, como no planejamento, o engenheiro tem que estar sempre 100% integrado a todo o processo, a todas as áreas da empresa. Há alguns anos, eu diria que o mercado para engenheiros estava focado em SP, mas, nos dias de hoje, devido ao fortalecimento da indústria naval fluminense, um número cada vez maior de vagas está sendo criado no Rio. Como exemplo, cito a minha turma da faculdade, onde de 18 engenheiros, apenas um está fora do Rio, mas mesmo assim por uma escolha pessoal.

Como anda o mercado de trabalho para esse profissional?

Como falei anteriormente, o mercado está  muito aquecido. As oportunidades estão surgindo a todo momento. Basta o profissional estar bem qualificado para ter pela frente um futuro brilhante.

Qual a faixa salarial de um  engenheiro mecânico hoje?

O salário inicial do engenheiro mecânico varia de R$2.500,00 à R$4.500,00.

O que você considera uma vantagem e uma desvantagem da profissão?

Eu só consigo ver coisas boas na minha profissão. A grande vantagem da carreira de engenheiro mecânico é que você tem uma grande quantidade de áreas para se especializar, dentro da própria carreira.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões