Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Engenharia Florestal

Isaías Gonçalves da Silva | Engenheiro Florestal

A  A  A     

A Engenharia Florestal é uma boa opção para quem se preocupa com o meio ambiente e gosta, não só de conviver com a natureza, mas, principalmente, de cuidar dela. 

As áreas de atuação são muitas, mas o mercado de trabalho é muito restrito em algumas regiões, como conta nesta entrevista o engenheiro florestal da Prefeitura do Rio de Janeiro, Isaías Gonçalves da Silva.

Faça um breve resumo da sua formação e experiência profissional

Graduei-me em Engenharia Florestal em março de 1985, pela UERJ. Durante o curso participei de vários eventos relacionados à profissão e principalmente de estágios nas áreas de Silvicultura (projetos de reflorestamento e de produção de mudas) e de Inventário Florestal.

Recém-formado, fiz o curso de pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, porque surgiu a necessidade de desenvolver trabalhos de exploração florestal, mais precisamente de extração de madeira para a fabricação de papel e resina para obtenção do Breu da Terebentina, atividades que dependem exclusivamente de um grande número de trabalhadores rurais de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Logo depois passei no concurso público da prefeitura de Angra dos Reis-RJ, onde  desenvolvi trabalhos de recuperação de áreas degradadas, reflorestamento de encostas, arborização urbana e licenciamento residencial. Mas fiz e também passei no concurso público para a cidade do Rio de Janeiro-RJ, onde trabalho desde 1992.

Na cidade desenvolvi diversas atividades ligadas ao meio-ambiente, ora fiscalizando atividades degradadoras, ora envolvido em projetos e grupos de trabalho voltados para o saneamento e despoluição de praias e lagoas da cidade, ora trabalhando em projetos de reforma e de construção de praças públicas, visando a melhoria, a conservação e a implantação de paisagismo. Agora, estou atuando em reflorestamento de encosta e recuperação de áreas degradadas, além de manejo e enriquecimento de áreas reflorestadas. 

Como você descobriu seu interesse por Engenharia Florestal?

Meu pai é agricultor, então, ao longo da infância fui percebendo meu interesse pela área.

O que faz o Engenheiro Florestal e qual sua área de atuação?  É um trabalho mais de gabinete ou de campo?

O engenheiro florestal cuida do meio-ambiente, podendo trabalhar em muitos segmentos como:

- na indústria de produtos florestais que inclui papel e celulose, carvão, pneus (látex da seringueira), resina (Breu e Terebentina), madeiras (construção civil, postes, móveis);

- no meio ambiente que inclui implantação e manejo de unidades de conservação, educação ambiental, fiscalização e controle de atividades poluidoras e degradadores do meio ambiente (pedreiras, saibreiras, construções, desmatamento), silvicultura, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, viveiros florestais para produção de mudas, inventário florestal, arborização urbana, pesquisa florestal, mercado de carbono, levantamento de vegetação para estudos de impacto ambiental, energia de biomassa;

- nas universidades, lecionando.

Há os engenheiros florestais que trabalham em gabinete e os que trabalham em campo, mas para ser um bom engenheiro florestal de gabinete precisa ter uma boa experiência dos trabalhos em campo.

Qual o perfil do engenheiro florestal, ou seja, quais as habilidades/características necessárias ao profissional da área e os interesses determinantes?

É preciso ser dinâmico e gostar de trabalhar ao ar livre. O trabalho exige interface com outras áreas, portanto é preciso saber lidar com as diferenças de personalidade e trabalhar em equipe. É importante ter uma visão integrada em relação ao meio ambiente e às demandas da população local. É fundamental conhecer em todos os aspectos as funções e principais usos dos recursos naturais renováveis.

E como está o mercado de trabalho para ele? 

O mercado está muito restrito no sul-sudeste. É bom no norte e no centro-norte.  Devido à amplitude de conhecimento do Engenheiro Florestal na área de meio ambiente, ampliou-se o interesse do mercado por este profissional, a partir do aumento de preocupação com o meio ambiente. Mas existem outras profissões que disputam o mesmo mercado de trabalho como os biólogos, agrônomos e arquitetos. As oportunidades de emprego não são maiores no serviço público e sim no setor privado.

Qual a expectativa de remuneração? (Por exemplo, a remuneração é compatível com as outras especializações da engenharia?)

A remuneração é compatível com as outras áreas de Engenharia. O salário está em torno de três mil reais.

Cite o  que você considera uma vantagem e uma desvantagem da profissão?

Para mim, a grande vantagem é que o trabalho do Engenheiro Florestal promove o bem-estar e a qualidade de vida da população e das gerações futuras.

A grande desvantagem é que o mercado de trabalho é restrito em determinadas regiões que oferecem pouca infra-estrutura para o desenvolvimento das funções do engenheiro florestal.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões