Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Engenharia Física: mais um novo campo da Engenharia.

Demival Vasques | Engenheiro Físico

A  A  A     

A Engenharia, que já era considerada uma excelente área de formação por possibilitar inúmeras oportunidades nos mais diversos mercados, a cada dia se sofistica mais. Conversamos com Demival Vasques para conhecer mais uma destas áreas: a Engenharia Física e suas características. Confira!

Faça um breve resumo da sua formação e experiência profissional.

Sou aluno formado em Engenharia Física na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, onde, além das disciplinas da graduação, pude realizar outras atividades acadêmicas. Exemplo disso foi a iniciação científica (pesquisa para alunos de graduação) que me permitiu participar de congressos e publicar artigos em revistas especializadas. No último ano de curso, ingressei no programa de estágio da Siemens, o PDT - Programa de Desenvolvimento de Talentos e, ao seu final, passei no programa de Trainee, também da Siemens. Continuo na empresa, hoje como Gerente de Produtos.
 
Por que a escolha por Engenharia Física? Como você chegou a este curso? O que o levou a apostar nele?

Tomei conhecimento do curso através da indicação de um professor de Física do Ensino Médio. Fui buscar informações e procurei saber do que se tratava. Foi aí que decidi cursar Engenharia Física, principalmente pela proposta de formação que apresenta aos estudantes, a de "aprender a aprender", devido à sua grade bastante apoiada nas ciência básicas Física, Matemática e Química. Apesar de ser o segundo vestibular do curso (sou da segunda turma), ainda existia o sentimento de pioneirismo, que me motivou muito para apostar neste curso.
 
Como é a formação do engenheiro físico?

O engenheiro físico tem uma formação muito sólida em Física, Matemática e Química, o que exige muito estudo e dedicação, especialmente nos três primeiros anos, que é o período de formação básica. Para encarar bem essa fase é necessário gostar de desafios, saber enxergar e interpretar o mundo à sua volta, possuir bom raciocínio e bastante interesse em aprender. O quarto ano propicia ao aluno uma escolha da área a seguir.

Fazem parte da grade algumas disciplinas optativas de Exatas, Humanas ou até mesmo Biológicas. O quinto e último ano tem foco no desenvolvimento profissional do estudante, sendo um ponto diferencial no curso. O estágio é uma disciplina obrigatória, com um elevado número de horas dedicadas, o que possibilita o aluno a realizá-lo inclusive em outras cidades.
 
Afinal, qual o tipo de trabalho do engenheiro físico? O que difere esse engenheiro dos demais?

A primeira vista, o tipo de trabalho do engenheiro físico é voltado para o desenvolvimento de tecnologia de ponta, utilizando os conceitos e a teoria da Física em aplicações práticas. Entretanto, devido à formação, que chamamos de multiespecialista, nós, engenheiros físicos, não estamos restritos a esta ocupação.
 
Onde ele pode trabalhar ou onde estão as boas oportunidades para esse profissional?

Complementando a questão anterior, o engenheiro físico tem boas oportunidades de trabalho bastante variadas. Atualmente, existem profissionais em diversos segmentos de mercado, tais como indústria, finanças, telecomunicações e serviços, atuando em diferentes áreas das empresas: marketing, vendas, pesquisa e desenvolvimento, financeiro, produção, dentre outras.
 
Quais as características dessa profissão?

Apesar de trabalhar em diversos setores do mercado e em diversas áreas, geralmente as atividades de um engenheiro físico são aquelas que exigem boa habilidade de análise crítica, raciocínio rápido, alta capacidade de planejamento, boa iniciativa e sentimento de empreendedorismo.
 
Como um curso novo no Brasil, você e seus colegas de turma tiveram dificuldade de colocação? E quanto a estágio, foi difícil?

Não seria dificuldade a palavra correta, mas sim dedicação. Pelo fato do curso ser muito novo e existente só na UFSCar, na época de ingressarmos no mercado corporativo, pouquíssimas empresas tinham ouvido falar da Engenharia Física e, mesmo estas, não sabiam que tipo de profissional sairia dali. Depois de quase uma década de existência (primeira turma foi no ano de 2000), a pergunta "O que é um Engenheiro Físico?" ainda perdura. Para reverter este cenário e conseguir colocação profissional, batalhamos muito, participamos excessivamente de processos seletivos para estágio e, posteriormente, para Trainee.

Nossa participação foi tão intensa que hoje, eu e um colega de turma, temos um curso rápido de quatro horas com dicas sobre processos seletivos. A primeira vez que ministramos este curso foi para o alunos da Engenharia Física, em um dos encontros de ex-alunos e alunos da graduação, onde compartilhamos experiências. Felizmente, toda essa dedicação gerou sucesso e nós, os primeiros estudantes de Engenharia Física no país, podemos ser referência para quem está começando agora.
 
Quais as possibilidades de especialização?

Também são diversas. Eu fiz especialização em Marketing de Serviços, outros colegas estão concluindo ou já concluíram mestrado ou MBAs em outras áreas.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões