Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Engenharia Agrônoma: um campo com crescentes possibilidades

Jocleita Ferrareze | Engenheira Agrônoma

A  A  A     

A formação em Engenharia é uma das mais completas do mercado, possibilitando a estes profissionais trabalhar em áreas muito distintas entre si, especialmente por conta da grande capacidade analítica e ótima base teórica. Não bastassem estes requisitos, a própria formação também oferece amplas e crescentes possibilidades, como o ramo da agronomia.

Conversamos com Jocleita Ferrareze, Engenheira Agrônoma, para conhecer um pouco mais sobre esta carreira, suas características e perspectivas.

Faça um breve resumo da sua formação e experiência profissional.

Sou formada em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas. Tenho experiência na área de Biologia Molecular e pós-colheita de frutas. Fui bolsista da Iniciação Científica do CNPQ desde o primeiro ano de curso, trabalhando no laboratório de Biotecnologia de Alimentos da FAEM.

Durante a graduação, trabalhei paralelamente com elaboração de vinhos (uma das minhas paixões) o que me rendeu algumas publicações nessa área. Tenho alguma experiência em produção e pós-colheita de sementes de soja e sorgo, já que realizei meu estágio de conclusão de curso em uma empresa sementeira do Mato Grosso.

Em 2006 fui selecionada para o mestrado em Ciência e Tecnologia de alimentos da UFPel, onde inicialmente trabalhei com Biologia Molecular, mais precisamente enzimas que degradam parede celular de frutos (pectinesterase e poligalacturonase). Atualmente trabalho em um projeto vinculado a EMBRAPA Uva e Vinho, onde estamos buscando caracterizar clones de maçã 'Gala' com relação à qualidade sensorial, nutricional e funcional.

O que levou você à escolha da Engenharia Agronômica?

Meus pais são agricultores e em razão disso sempre estive em contato com as fortalezas e ameaças da agricultura familiar. Acredito que isso tenha me levado à escolha do curso. Aliás, penso que seja de extrema importância que os futuros profissionais dessa área ter algum conhecimento prévio dela.
 
O que faz o Engenheiro Agrônomo?

Somos aptos a trabalhar com produção de alimentos e matérias-primas, e todos os processos envolvidos para garantir a qualidade até atingir o consumidor final.

O que estuda o Engenheiro Agrônomo?

Temos uma grade curricular bastante ampla, envolvendo desde cálculos, físicas, químicas, desenho técnico (disciplinas básicas) anatomia animal, às mais específicas como botânica, melhoramento vegetal, Fitopatologia (estuda doenças de plantas causadas por fungos, bactérias, nematóides e outros microorganismos e como controlá-las), máquinas agrícolas, Topografia (aprendemos a fazer medições e plantas baixas de propriedades...), construções rurais (somos aptos a fazer alguns projetos rurais - mais informações no site do CREA - Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia), Entomologia (estuda insetos) , solos, Tecnologia Agroindustrial, fruticultura, produção de ornamentais etc.

Temos atribuições de engenheiros devido às disciplinas de cálculo, física, e desenho técnico que existem em nossa grade curricular. No entanto, em algumas faculdades, os profissionais não recebem o título de Engenheiro, sendo Agrônomos apenas, pela ausência dessas disciplinas. Saber outro idioma, no meu ponto de vista, é imprescindível em qualquer curso. Na Agronomia não é diferente, existem muitas áreas onde a maior parte da bibliografia é em inglês ou francês, então é melhor estar preparado.

Quais as características do trabalho do Engenheiro Agrônomo? Que habilidades são mais importantes: perseverança, criatividade, poder de persuasão, negociação, capacidade de trabalhar em equipe, curiosidade...?

Temos um amplo campo de atuação. Podemos trabalhar como profissionais de campo, ao ar livre, como responsáveis por laboratórios, em grandes centros, como pesquisadores e ainda como docentes.

O tipo de contato, seja com a natureza ou com as pessoas mais próximas, vai depender da área de atuação. Acredito que todas essas habilidades ou qualidades são importantes. Mas durante o curso será necessária muita perseverança, pois é um curso apaixonante, porém muito amplo e com uma grande carga horária. Por isso exigirá muitas horas de estudo para aprovação nas disciplinas e muita busca própria por informações para ser um bom profissional.

Como está o mercado de trabalho para este profissional?

A grande maioria dos profissionais formados pela FAEM (curso que conheço melhor) não encontra grandes dificuldades de emprego, no entanto, às vezes, é necessário ter disponibilidade para mudar de cidade ou estado. Temos oportunidades de trabalhar em órgãos públicos, mas acredito que a maioria se encontre na iniciativa privada. Com relação a estágios não temos muitas dificuldades já que a Agronomia é um curso antigo e tem um bom reconhecimento geral.

Qual a faixa salarial do Engenheiro Agrônomo?

O salário-base do Engenheiro Agrônomo é de 12 salários mínimos

E quanto às possibilidades de especialização, são muitas?

Temos inúmeras possibilidades de especialização, desde máquinas agrícolas até floricultura e paisagismo.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões