Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Engenharia Agrônoma: O engenheiro do campo

Cristiane Müller | Engenheira Agrônoma

A  A  A     

O Brasil é uma das principais potências agrícolas mundiais. O País exporta anualmente  mais de US$200 bilhões, sendo boa parte desse valor relacionada ao agronegócio. Intimamente ligada à produção de alimentos, a Engenharia Agronômica é um campo que vem ganhando cada vez mais destaque, devido à necessidade de o país se tornar ainda mais competitivo em relação a seus concorrentes. Com experiência no mercado, a engenheira agrônoma Cristiane Müller explica o que faz o profissional da área, comenta as necessidades da profissão e dá um panorama sobre o mercado nacional.

O que faz um engenheiro agrônomo?

A área de agronomia é uma das mais amplas dentro das ciências. Possui a grande responsabilidade de conduzir os diferentes sistemas de produção de alimentos, de forma a preservar o ambiente e zelar pelo elemento humano (relações sociais, culturais e econômicas, nesta e para com outras gerações). Dentro disso, as áreas de atuação são muito amplas que podem ir desde especificidades (por exemplo, consultoria apenas em adubação) até a gerência completa de propriedades.

Que tipo de especialização é necessária para trabalhar na área?

A especialização depende da área pela qual se opta para seguir a carreira. No caso de atuação de forma geral, apenas o curso de graduação confere um bom suporte. Porém, trabalhos específicos de consultoria, docência ou pesquisa exigem maiores especializações. Neste aspecto cabe ressaltar que, além de boas faculdades de agronomia no país são encontradas Pós-graduações reconhecidas no mundo inteiro.

Quais são as características necessárias para a pessoa que quer trabalhar como engenheiro agrônomo?

Sem dúvida, amor pela terra, pela natureza e caráter de inquietação, pois a cada dia são novos desafios e novas possibilidades.

Como está o mercado para ele?

O mercado está excelente para nossa profissão, visto que o agronegócio é uma das áreas que mais crescem no país. A atuação ganhou novos campos como trabalhos ambientais, econômicos, entre outros e mesmo sendo uma profissão tão antiga é um campo que se encontra em plena expansão.

Quanto ganha, em média, um engenheiro agrônomo?

O salário varia muito, assim como as atividades desempenhadas. Geralmente engenheiros agrônomos ganham seu salário e mais uma participação na colheita, que colabora com um valor significativo. Atualmente é comum encontrar propostas para recém formados de 2.500 a 3.000 reais. Porém, áreas onde a agricultura é mais expressiva, como na região Centro-Oeste estes valores podem ser bem maiores.

Quais são as perspectivas para o futuro na área?

A agricultura do país tem muito a desenvolver ainda, e vêm sendo fomentada pelas políticas de desenvolvimento econômico. Acredito que ainda há muito campo para recém formados, porém, profissionais especializados estão sendo cada vez mais valorizados dentro deste mercado.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões