Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

"Em Direito, estudar nunca é demais"

André José Kozlowski | Juiz Federal

A  A  A     

Como todo jovem que ingressa na faculdade de Direito, o Juiz Federal André José Kozlowski, hoje com 50 anos, teve que se dedicar muito aos estudos e depois a carreira para chegar onde está. Não é por acaso, portanto, que na sua avaliação nada pode substituir o estudo e a dedicação, em qualquer que seja a profissão. Um esforço sempre vale a pena, acrescenta, principalmente se o profissional tem como objetivo colaborar com o progresso da sociedade.


Como foi o início de sua carreira?

Eu me formei em 1973 pela faculdade de Direito da UCP (Universidade Católica de Petrópolis), no Rio de Janeiro. E também me formei pela mesma Universidade, alguns anos depois, em Economia, Contabilidade e Administração (com especialização em Administração Pública e Privada). Comecei a carreira como auxiliar de contabilidade, em 1964, e quatro anos depois passei a técnico em contabilidade. Ingressei no serviço público como Juiz Substituto do Estado do Espírito Santo, no ano seguinte, em 1985, e este ano fui promovido a Juiz do Tribunal Regional Federal da 2a Região, em cargo que equivale ao de desembargador.

Como está o mercado de trabalho para os jovens que estão chegando agora?

Não difere do meu tempo. Saturado para quem só quer remuneração e um bom emprego. Por outro lado, continua dinâmico e cheio de oportunidades para quem busca um trabalho e possibilidade de colaborar para o seu próprio progresso e o dos outros.

Que aptidões um estudante deve ter para seguir essa carreira?

O mais importante, em qualquer carreira, é um profundo gosto pelo que faz e um respeito pelas normas da profissão escolhida. Se a carreira for da área de ciências humanas, como o Direito, é indispensável a preocupação com as pessoas, próximas ou estranhas. É preciso valorizar o ser humano.

Qual a sua opinião sobre o diploma universitário no Brasil? É importante?

Ainda é peça muito importante, pois a valorização do técnico iniciou-se há muito pouco tempo. Breve será mais importante o que a pessoa sabe fazer do que seu diploma. Eu exemplifico: como você contrataria um datilógrafo ou, mais modernamente, um digitador de computador? Seria pelo seu diploma ou pela sua capacidade de digitar com rapidez e perfeição?

Quais as áreas em que se pode atuar? E quais são mais prazerosas e mais rentáveis?
 
Quem se formou em Direito pode exercer a advocacia, a magistratura, o magistério, ser membro do Ministério Público (defesa da sociedade), e também se dedicar a diversas atividades em que o conhecimento humanístico seja relevante. Mais prazeroso é, certamente, o poder de dar a cada um o seu direito, um poder que é conferido aos juízes. E a área mais rentável é a advocacia empresarial, sobretudo na especialidade do Direito Tributário.
 
Qual o papel de um profissional de Direito na sociedade?
 
O advogado é uma peça indispensável para a existência da própria sociedade que, para ser organizada, precisa contar com o respeito dos cidadãos e fazer respeitar os direitos individuais e coletivos de seus membros. Sem o estado de direito e, consequentemente, sem os profissionais do direito, não teríamos uma sociedade, mas um aglomerado de selvagens!
 
Que conselhos daria aos futuros advogados que estão "antenados" no site?
 
Nada substitui o estudo e a dedicação em qualquer atividade humana. Quem domina o conhecimento indispensável ao exercício de qualquer profissão certamente será muito bem sucedido na vida. Portanto, estudem, estudem e, quando cansarem, estudem mais um pouco...



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões