Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Economia: estudo, capacidade de análise e jogo de cintura

Américo Braga | Economista

A  A  A     

Américo Braga já se interessava por Economia, mesmo antes de entender sobre o assunto. Ainda adolescente, lia tudo o que se relacionava com o tema e discutia com o pai, administrador de empresas. No segundo grau, não foi difícil a escolha por Ciências Econômicas.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com mestrado e doutorado em Economia, ele considera o estudo fundamental para quem deseja ser um bom profissional. Para o economista, que trabalha na IBM do Rio de Janeiro, o interesse pelos problemas sócioeconômicos e muita leitura também são importantes.

Segundo ele, o mercado de trabalho está em expansão para os bons profissionais que se destacam, principalmente para aqueles que têm destreza e grande capacidade de análise. Para quem busca estabilidade, Américo aconselha o serviço público, uma vez que há oportunidade de vagas. Já para quem almeja altos salários, o mercado financeiro, embora desgastante, é o ideal.

Por que você decidiu estudar Ciências Econômicas?

Desde a adolescência me interesso por Economia, mesmo antes de entender sobre o assunto. Costumava ler comentários nos jornais,  prestava atenção ao noticiário da tevê e discutia com o meu pai que é administrador. No Ensino Médio não foi difícil a minha escolha por Ciências Econômicas. O interesse por matemática e história também me ajudaram a definir a profissão.

Como é o trabalho do economista?

O economista desenvolve planos e estratégias para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos em todos os setores da área de interesse como agropecuária, indústria, serviços, comércio e finanças.

Em que área o economista pode atuar?

Ele pode atuar tanto nas empresas privadas quanto em órgãos públicos. Ele pode trabalhar com mercado internacional; na economia agroindustrial; com economia ambiental; mediação e arbitragem comerciais entre empresas; mercado financeiro com Bolsa de Valores; planejamento estratégico levantando oportunidades e riscos de negócios ou para promover aquisições e fusões e com políticas públicas, definindo as políticas econômicas dos governos e elaborando orçamentos.

Como está o mercado de trabalho?

De forma geral, o mercado está competitivo. Uma boa opção para quem deseja estabilidade são os concursos públicos. Uma área que está em crescimento é a da mediação de negociações com empresas e a área de planejamento estratégico.

O mercado financeiro também demanda muitos profissionais, mas o trabalho é muito desgastante e, embora os ganhos possam ser altos, o profissional não consegue trabalhar por muito tempo nesta área.

O comércio internacional é outra área que se desenvolve, principalmente porque o Brasil está ampliando suas transações comerciais com outros países.

Como é o curso de economia?

O curso de economia dura em média quatro anos. Além de matemática financeira e estatística o currículo traz disciplinas que ensinam a interpretar correntes do pensamento econômico. As disciplinas também ajudam a analisar e entender a evolução econômica e social tanto no Brasil como no resto do mundo. A carga de leitura é grande.

Que características um estudante que deseja seguir esta carreira deve ter?

Ele deve ser um interessado nos problemas mundiais, em economia e história, deve gostar de ler, pois como declarei a quantidade de leitura é grande na faculdade, deve ter um senso crítico aguçado, grande capacidade de análise, além de ter habilidade com outros idiomas, principalmente o inglês.

Que conselhos você pode dar para quem vai ingressar na faculdade no próximo ano?


Leia muito! Aproveite todo o material que os professores indicarem e busque em livrarias e bibliotecas tudo o que se relacione ao pensamento dos grandes economistas. É interessante assinar alguma revista da área e estar atento a todas as transformações sócioeconômicas do mundo. Participe do maior número de palestras e seminários durante a faculdade e estagie assim que possível.
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões