Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Desenho Industrial: uma profissão com diversos campos de atuação

Stanley Benigno Nunes | Desenho Industrial

A  A  A     

Desenho Industrial foi a escolha profissional de Stanley Benigno Nunes que se formou, em 1988, pelas Faculdades Integradas Silva e Souza (RJ). Ele optou por trabalhar com projetos de produto e teve oportunidade de experimentar várias áreas do mercado. Participou de projetos de embalagem para Loreal de Paris e Helena Rubinstein; de equipamentos de informática para a Datapoint do Brasil; de equipamentos de meteorologia para Hobeco; de equipamentos de telecomunicações para Startel Communications e de mobiliário para escritório, na ML Magalhães.

Também já saboreou o gostinho de integrar uma equipe de design, selecionada por um júri de renomados arquitetos e designers para receber o “Prêmio Boa Forma ABIMÓVEL” pelo design de uma linha de móveis para escritório.

Atualmente, Stanley desenvolve equipamentos e mobiliário na área de saúde, integrando a equipe de Desenho Industrial do Departamento de Projetos e Obras da Fiocruz, que recebeu o prêmio “Rio faz Design 2006” concedido às empresas que mais investem em design na cidade.  Stanley não se queixa do trabalho que escolheu, por isso perguntamos:

Como foi a escolha da profissão?

Eu sempre gostei e senti necessidade de criar objetos. Eu e meu irmão fazíamos muitos brinquedos juntos quando criança e eram desses que mais gostávamos. Meu avô fazia brinquedos de madeira e meu pai também criava muitos objetos em madeira. Sempre tive acesso a ferramentas em casa. Minha mãe era pintora e me incentivou a pintar e a desenhar, o que eu fazia com muito gosto. Assim, quando tive que escolher uma profissão, meus anseios ficaram entre Artes Plásticas e Desenho Industrial. Escolhi Desenho Industrial porque nesta atividade trabalha-se com criação e arte ligadas ao objeto. Aprende-se técnicas industriais de fabricação, a conhecer os materiais e seus comportamentos e, ainda, se tem várias opções de atuação no mercado de trabalho.
 
O que faz e onde pode trabalhar o profissional de Desenho Industrial? 

A nomenclatura Desenho Industrial vem de uma tradução feita do termo Design, que significa Projeto, e não desenho. Quando se fala em projetar, fala-se em criar, portanto o Desenhista Industrial (Designer) está sempre criando. Suas criações visam à comunhão da estética com a funcionalidade, tirando partido muitas vezes da complexidade das formas de um produto, aproveitando seus dispositivos de funcionamento e otimizando suas características ergonômicas, para torná-lo mais atraente esteticamente.

Um Desenhista Industrial pode ser contratado por qualquer empresa. Basta que os seus investidores tenham a consciência de que durante o desenvolvimento de qualquer projeto, ao se trabalhar a questão do design, está se agregando valor e competitividade ao produto final.

Que habilidades específicas o curso de  Desenho Industrial exige?

As habilidades de que um Desenhista Industrial necessita são normalmente desenvolvidas durante o Curso, que dura 5 anos. As que eu considero mais importantes são: boa visualização, percepção espacial e volumétrica. É claro que se houver bom traço e facilidade para o desenho, vai ajudar muito na representação imediata do que se está tentando transmitir. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é primordial hoje. Atualmente, temos recursos de softwares de interface amigável que geram boas representações de forma rápida.

Como é o curso? 

É um curso teórico e prático que abrange muitas técnicas de representação de projetos e metodologia. Ao longo do curso, os alunos desenvolvem vários projetos, sendo que o projeto final, no último ano, é, em geral, o mais complexo. As matérias que mantêm relação estreita com a profissão são: Representação e Expressão Bidimensional e Tridimensional, Metodologia de Projeto, Mecânica Aplicada, Comunicação Visual, Ergonomia e Fotografia.

É mais proveitoso, tanto para o aluno quanto para a empresa, que o estágio se realize a partir do 5° período, pois já há um amadurecimento maior do aluno com relação à profissão. Existem muitas opções de cursos paralelos que são enriquecedores. Desde Biônica Aplicada ao Design passando por Fotografia e Animação e chegando a Reciclagem de Materiais e Design Sustentável. O domínio do inglês ajuda muito, pois além dos softwares, existe uma vasta literatura sobre o assunto em inglês.

Como está o mercado de trabalho para esse profissional? E, quanto a estágio, é difícil de arranjar?
 
Atualmente há grande divulgação do Desenho Industrial e o reconhecimento de sua importância vem aumentando, o que ampliou muito as oportunidades de trabalho e de estágios, principalmente na área de Comunicação Visual. A área de Produto ainda é mais restrita.

Infelizmente o Desenho Industrial ainda não é uma profissão regulamentada, o que facilita o seu exercício por pessoas de outras áreas. Uma boa parte do mercado de Projetos de Produto e de Comunicação Visual é absorvida por arquitetos. Existem também os curiosos que gostam de desenvolver produtos dentro das suas próprias empresas. Deixam de contratar pessoas especializadas e acabam perdendo porque o produto final geralmente tem baixa competitividade.

Os empregos estão nos grandes centros?

O Desenho Industrial tem características muito urbanas. Na maioria das vezes, as oportunidades estão nos grandes centros, onde existe este frenesi de consumo de produtos com algum diferencial. Fora dos grandes centros, existem oportunidades em fábricas.

Qual a expectativa salarial?
 
Depende muito da empresa onde se trabalha. Em média, o salário de um Desenhista Industrial iniciante varia entre 1.200 a 2.000 reais. Já os sêniors, em grandes empresas, podem receber salários de 20.000 reais ou até mais.

Há muitas possibilidades de especialização? Quais as mais procuradas no momento?

Atualmente o leque de especializações é bem grande. Alguns exemplos são:
Na área de Comunicação Visual: Produção e Tecnologia Gráfica, Embalagens, Sinalização, Webdesign, Design e Tecnologia Digital, Animação.
Na área de Produto: Design Automobilístico, Design de Jóias, de Moda, de Móveis, de Interiores, de Interfaces, Lighting Design, entre outras.

Às vezes acontece de, no final do curso, o aluno se decepcionar com a escolha e querer mudar de rumo. Quais seriam as possibilidades que a área oferece?

Como é uma disciplina muito vasta e engloba todas as possibilidades da área, é difícil alguém desistir no fim do curso. Quando isso acontece, a pessoa vai para uma área completamente distinta, caso contrário ela já está enquadrada em alguma especialização.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões