Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Dança, um carreira em expansão

Flavia Pilla do Valle | Dança

A  A  A     

Apesar da grande visibilidade dos profissionais quando estão envolvidos em projetos culturais, a formação em dança ainda é pouco conhecida e difundida no país. O número de cursos ainda é pequeno, há certo preconceito em algumas ocasiões e a remuneração fora dos grandes centros ainda é baixa, mas o mercado está em franca expansão e há escassez de bons profissionais graduados. Conversamos com Flavia Pilla do Valle para entender melhor esta realidade.

Flavia começou a dançar balé ainda pequena, passando depois por diversos outros estilos. A carreira como professora teve início na própria escola de formação, e como não existia curso superior de dança na época, Flavia optou pela graduação em educação física.

Depois da formatura, sentiu a necessidade de aprofundar os estudos e decidiu buscar uma formação mais específica em dança em termos de pós-graduação. Desde o início sempre achou que trabalharia em escola de dança (se possível, em sua própria escola), e hoje trabalha em cursos superiores de dança ajudando novos interessados em seguir a formação.

Como é o curso de dança? Há um pré-requisito para os interessados?

Não há pré-requisitos para quem deseja fazer o curso, mas sempre se recomenda que o aluno busque fazer aulas de dança além das aulas de graduação.

O que faz um profissional de dança?

Este profissional pode atuar como bailarino, coreógrafo de eventos variados, professor de ensino informal, formal ou curso superior, organizar oficinas em projetos sociais, produzir e organizar eventos artísticos, trabalhar como crítico de dança e demais profissões que exigem um olhar estético aguçado.

Onde este profissional pode atuar?

Os campos de trabalho são variados: companhias de dança, empresas, prefeituras, ONGs, clubes, teatros, jornais etc.

Apesar de diversificado, como está o mercado de trabalho no Brasil? Há boas oportunidades fora do país?

Como não há muitas universidades de dança no país, há poucos profissionais graduados e, portanto, pouca concorrência ainda. O campo está em expansão.

Que profissões interagem com a dança?

Os profissionais de dança lidam diretamente no cotidiano com gestores, produtores culturais, diretores de escolas, empresas e grupos, entre outros.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões