Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Contabilidade: controle das operações fiscais e financeiras da empresa

Patrícia Galvão | Contadora

A  A  A     

A contadora Patrícia Galvão, 27 anos, faz o que sempre sonhou desde adolescente: trabalha com finanças, atualmente no Lemon Bank, em São Paulo. A profissional é formada desde 1997 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC.

O graduado em Ciências Contábeis pode atuar em diversas áreas. Na parte de auditoria pode-se fiscalizar a contabilidade de uma empresa, examinando os livros e os balanços. Na controladoria, é possível coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas ou privadas. E ainda, pode-se analisar as operações financeiras da empresa.

Patrícia diz que é importante conseguir estágios durante o curso para obter experiência para entrar de cabeça no mercado de trabalho. E, como em toda profissão, é importante ter prazer pelo trabalho.

Por que você escolheu cursar Ciências Contábeis?

Na época tentei me informar sobre qual seria o curso ideal para a área financeira e me deram essa sugestão. Foi uma escolha difícil, pois eu tinha 16 anos e como muitos adolescentes, eu era mal instruída quanto às profissões e suas funções. Mas a ideia de lidar com números que estavam relacionados a negócios, mercado e economia, me atraiu.

Em quais áreas você pode atuar?

Em controladoria, auditoria, nas áreas tributária e financeira.

Como deve ser o perfil de um estudante que pretende seguir esta carreira?

Para se destacar, vejo que seria importante ser empreendedor no sentido de buscar uma visão geral do mundo dos negócios e ser curioso em relação a outras áreas, fugindo daquele tradicional estereótipo do contador. Dominar assuntos ligados à tecnologia e outros idiomas também são fundamentais.

Como anda o mercado de trabalho para a sua carreira Brasil?

Acho que sempre vai estar valorizado. O tipo da empresa é que vai determinar a importância do cargo, assim como a visão e as habilidades de cada um.

Como é o retorno financeiro na sua profissão?

Pode ser muito bom se o profissional for qualificado para assumir funções não tradicionais da profissão, dominar o planejamento de negócios e o gerenciamento de projetos, o que inclui tecnologia e pessoas.

Que tipo de dificuldades você enfrenta no dia-a-dia de sua profissão?


Em geral, o principal produto da área é a informação e essa precisa estar disponível dentro do prazo oportuno. Logo, o tempo é um grande desafio.

Qual a principal dificuldade que o recém-formado enfrenta para entrar no mercado de trabalho?

É importante conseguir estágios durante o curso. Se o profissional se mostrar competente, é efetivado pela empresa na qual trabalhou como estagiário. Porém, se aguardar a formatura para uma colocação, enfrenta dificuldades. A maioria das empresas busca profissionais com experiência, mesmo nos recém-formados.

Que dicas você daria para quem está ingressando na faculdade e quer seguir a sua área?

Como em toda profissão, é importante ter certo prazer pelo trabalho. O profissional que escolher Ciências Contábeis sem se identificar com a área, certamente não alcançará o sucesso esperado.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões