Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Ciências Econômicas: um mercado bastante amplo para atuação profissional

Carlos Vian | Ciências Econômicas

A  A  A     

Se você já pensou em cursar Ciências Econômicas, leia a entrevista do economista Carlos Vian, coordenador do curso de Ciências Econômicas da ESALQ-USP. A formação em Economia permite uma atuação bastante ampla no mercado de trabalho, conta o pesquisador e professor da instituição, que também revela que todos os alunos formados no ano passado pelo curso de Ciências Econômicas da ESALQ se empregaram rapidamente. Alguns, inclusive, antes mesmo de se formarem. Bem, não vamos esquecer o "selo de qualidade" que essa instituição representa...

Faça um breve resumo da sua formação e experiência profissional.
 
Sou formado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Unicamp e tenho doutorado pela mesma instituição na área de políticas públicas. Minhas atividades de pesquisa versam sobre a agroindústria canavieira nacional e sobre sociologia econômica.

O que faz o economista? Qual o seu campo de atuação? Quais as áreas novas em que a Economia está ganhando espaço? E quais as mais rentáveis?

O campo de atuação do economista é muito variado e amplo, sendo que o mesmo pode atuar em empresas, órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs). As atividades também são muito amplas e vão desde a análise da conjuntura econômica até o planejamento das empresas, elaboração de projetos de investimentos e de implantação de empresas. Muitos profissionais exercem atividades de analistas de mercados em instituições financeiras e comerciais, tendo como objetivo traçar as grandes tendências e identificar oportunidades de negócios.

Atualmente, está ganhando importância as atividades mais sociais do economista, como a assessoria para ONGs, sindicatos, entre outros. Assim, ao contrário do que parece, o economista não atua apenas no mercado financeiro. Também ganha espaço atualmente o profissional de economia que entende bem das questões ambientais e sociais e que seja capaz de atuar em projetos desta natureza implantados por empresas e pelo Estado. Gerenciar e financiar estes projetos é o grande desafio atual.

No Brasil, o profissional de economia que se especializa nas questões do agronegócio também tem tido grande procura para atuar em indústrias de alimentos e máquinas, empresas de consultoria, auditoria, bancos e corretoras, uma vez que a modernização deste segmento exige profissionais mais qualificados.

Esta, talvez, seja uma das profissões que mais ofereça alternativas de campo de trabalho e de especialização, não?

Realmente o economista é um profissional de ampla capacitação. Temos o caso famoso do Fotógrafo Sebastião Salgado, que é economista e afirma que a formação o auxilia no senso crítico que tem em seu trabalho.

O curso de Economia da Esalq é mais voltado para agronegócios? De que forma atua o economista que trabalha em agronegócios?

A ESALQ forma economista que tem uma visão ampla do agronegócio, das questões ambientais e de desenvolvimento. É o nosso diferencial. Temos ex-alunos atuando em empresas de alimentos, corretoras de valores, bancos com forte ligação com a agricultura, e em consultorias especializadas em serviços para o agronegócio (inclusive no exterior). Em geral, estes profissionais atuam em projetos de investimento, implantação de novas ferramentas de gestão, análise de tendências de mercado, entre outras atividades. Geralmente, estas empresas ficam em cidades de médio e grande porte.

Apesar da abrangência e das ramificações, qual é essencialmente o perfil do economista?

O economista precisa ter uma sólida formação em métodos quantitativos, história, sociologia, e teoria econômica para poder exercer suas funções.O bom economista tem espírito crítico, boa comunicação oral e escrita, capacidade de trabalhar em grupo e curiosidade constante para continuar estudando, visto que esta ciência evolui constantemente.

Existem profissões que disputam mercado de trabalho com o economista?

Em alguns casos, as vagas oferecidas são para economistas, administradores e contadores, mas isto está restrito à atuação em certas áreas das empresas como finanças, controladoria e marketing.

O mercado de trabalho é mais favorável para esse profissional, considerando-se que quase todo empreendimento exige um economista?

O mercado para o economista da ESALQ está muito bom. Todos os alunos formados no ano passado estavam empregados logo em seguida, e a grande maioria conseguiu seus empregos antes de terminarem o curso.

Qual a expectativa salarial?

O salário inicial de um economista recém-formado varia muito de segmento para segmento. As consultorias costumam pagar salários um pouco mais baixos, mas investem muito na formação profissional através de cursos de capacitação em várias áreas. As empresas geralmente pagam salários iniciais maiores. Existe muita variação regional também, sendo que as empresas da capital pagam salários maiores que as do interior. Assim, não sei precisar um salário médio.

Como disse, a expectativa salarial é ampla e depende da função e localização da empresa. Não sei precisar um valor médio.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões