Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Ciências Atuariais: uma carreira formada por diversas outras ciências

Daniela de Mendonça | Ciências Atuariais

A  A  A     

Pode-se dizer que foi na base do "ensaio e erro" que Daniela de Mendonça descobriu sua vocação para a carreira atuarial. Hoje, Presidente do Instituto Brasileiro de Atuária - IBA e sócia-diretora do Grupo ACSER, ela mostra que os erros e acertos valeram a pena.

Numa entrevista muito interessante, Daniela fala sobre o trabalho do atuário, com a experiência de quem está há 20 anos no mercado. Se você gosta de matérias como matemática financeira, estatística, economia, ciências contábeis, administração, esta é uma profissão a ser considerada. Confira!

Como foi sua definição por Atuária?

Se hoje a carreira de atuário é pouco conhecida imaginem há 20 anos atrás.  Naquela época apenas 4 Universidades no Brasil ofereciam o curso e sinceramente acabei batendo nele por acaso. Depois de passar 2 anos fazendo economia (não gostei, transferi) e mais dois de informática (gostei menos ainda, transferi de novo) me interessei por estatística. Quando estava já na boca da secretária para transferir o curso vi afixada na parede a ementa diversificada que a carreira atuarial proporcionava e fiquei encantada. Resolvi fazer "este troço" mesmo. Deu certo. A bagagem que estava trazendo dos dois outros cursos anteriores me ajudou, e muito, na compreensão da ciência como um todo.

Um breve resumo de sua formação e experiência profissional.

Estágios na área, tanto no Rio como em São Paulo, são relativamente fáceis. Fui estagiar na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP e logo depois fui para a Sul América Seguros, onde passei a me dedicar à área de risco saúde, que era pouquíssimo explorada pelos profissionais da época. Mantendo a área de atuação fui convidada para trabalhar na GA Cia de Seguros e posteriormente na FIOPREV - Fundação da FIOCRUZ. Apenas um ano após me formar, e já reconhecida como uma das pioneiras na área de saúde, montei minha consultoria que hoje emprega mais outros 6 atuários.

Em que trabalha o Atuário e quais as matérias mais importantes para a profissão?

De acordo com o Decreto - Lei n. 806/69, que reconheceu a profissão, e seu respectivo regulamento, o atuário é o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas e investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando  prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas.

No entanto, prefiro a simplicidade da definição do IAA- International Actuarial Association que diz somente: ATUÁRIO É O MEDIDOR DE RISCO ATRAVÉS DO TEMPO, ou seja, o atuário é o profissional responsável por toda negociação que envolva risco que possa vir a causar perda financeira.

Portanto, para exercer a profissão, o atuário deve possuir formação multidisciplinar com ênfase em: matemática financeira, estatística, economia, contábeis, administração, jurídica e, principalmente, conhecimento de inglês, pois temos ainda pouquíssimos livros técnicos na área.

Aonde trabalha o Atuário?

Por força de Lei podemos encontrar atuários, obrigatoriamente, em: Empresas de Previdência (Privadas ou Social), Seguradoras, resseguradoras, Operadoras de Planos de Saúde, Empresas de Planos de Capitalização e de consultorias que prestam serviços de atuária. Alternativamente, podemos verificar presença também na área acadêmica, governamental, corretagem de seguros, jurídica (perito ou assistente técnico) e mais recentemente na área financeira.

Como se trata de uma carreira com viés financeiro muito forte grande parte dos atuários está concentrada no eixo Rio e São Paulo. Diria que, 70% dos associados do Instituto Brasileiro de Atuária- IBA estão baseados nestes dois pólos econômicos.  Existe um crescimento no mercado Mineiro, mas o número de atuários da região ainda é modesto.

Como está o mercado de trabalho? E qual o nível dos salários?

O mercado de trabalho, assim como os níveis salariais dependem da região.  Não diferente de qualquer outra profissão, acompanhamos as Leis de demanda e oferta. 

Como não existe um Sindicato de Atuários, não existe piso mínimo específico para a carreira, mas em média o atuário nível Junior na região Rio/São Paulo possui salário inicial entre R$ 2.000,00 e R$ 2.500,00.

Existem especializações? De que tipo?

O Brasil possui o único Mestrado de Atuária da América Latina no IAPUC - RJ. Além disso, existem diversos MBA em áreas específicas que são oferecidos com freqüência no mercado.

O que você considera uma grande dificuldade no trabalho do Atuário e qual seria, na sua opinião, uma grande vantagem?

Com certeza a grande vantagem é o número de profissionais não apenas no Brasil, mas no mundo. Para comparar com ordem de grandeza existem aqui 800.000 cirurgiões dentistas enquanto no mundo 35.000 atuários, destes apenas 1.500 estão atuando no Brasil.

Ainda nesta filosofia, cada vez mais o governo entende a importância do trabalho atuarial e vem nos últimos anos instigando, através de Leis, a obrigatoriedade do profissional em vários segmentos.

Pela Lei oferta X demanda, como disse acima, pouca oferta grande demanda igual a melhores salários.

A desvantagem que vejo é a falta de um Conselho de Classe para uma carreira que é responsável por pelo menos 30% do PIB brasileiro. A falta deste conselho dá margem para profissionais de outras profissões pleitearem as atribuições que, por Decreto Lei, são de exclusividade dos atuários.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões