Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Biotecnologia: um dos diversos campos da Biologia

Elisabete Barbosa | Biotecnologia

A  A  A     

A bióloga Elisabete dos Santos Barbosa preferiu a área de Biotecnologia, um campo da Biologia que vem crescendo. Apaixonada por pesquisa, Elisabete, que tem apenas 25 anos e já está fazendo doutorado, fala com entusiasmo sobre sua profissão. Mostra que o leque de especializações do biólogo é grande e o mercado favorável, pois está ligado à saúde do homem, da fauna, da flora, enfim, do meio ambiente.

Breve resumo sobre sua formação e experiência profissional

Tenho 25 anos e sou formada em Ciências Biológicas há três anos pela Universidade Geraldo di Biase, em Volta Redonda. Ainda em Volta Redonda, fiz um curso de pós-graduação em Análises Clínicas, carreira em que trabalhei por seis anos. Durante a graduação fui aluna de iniciação científica na área de Microbiologia, o que me levou a pensar na possibilidade de fazer mestrado na área. Já graduada, passei em um concurso para professor de Biologia do Colégio Agrícola Nilo Peçanha da Universidade Federal Fluminense, no campus de Pinheiral (RJ), onde atuei durante um ano na área de meio-ambiente e microbiologia. Como o meu sonho sempre foi ser pesquisadora e professora universitária, para alcançá-lo prestei concurso para o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do curso de Ciência dos Alimentos. E por ter me identificado tanto com a área de Biotecnologia, na produção de aromas por microorganismos, tema da minha dissertação do mestrado, e pela minha intensa "curiosidade" por pesquisa, é que atualmente faço doutorado, no mesmo programa e universidade, para que futuramente possa contribuir ainda mais com o desenvolvimento científico do nosso país.

Como "aconteceu" a escolha profissional

No curso técnico de Patologia Clínica tive um professor, o Mauro Sérgio, que foi determinante na minha escolha. Ele acabou me contagiando com o amor que ele tinha pela Biologia e pela dedicação dele à pesquisa. Então, senti necessidade de fazer a graduação na área para crescer na carreira.

O que faz o biólogo

O Biólogo é um profissional que estuda várias formas de vida, como as plantas, os animais e outros organismos vivos, seja em seu ambiente natural, em cativeiro ou no laboratório, com o objetivo de melhorar o conhecimento científico na área, promovendo a aplicação prática destas descobertas em diversos setores, como a medicina, agricultura e indústria.

De maneira geral, os biólogos executam um grande número de funções: atividades técnicas e científicas que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas mais diversas áreas das Ciências Biológicas.

Num campo mais específico, as funções de um biólogo variam de acordo com a sua área de especialização. Por exemplo, no caso de seguirem a área de genética, poderão estudar as semelhanças e diferenças hereditárias entre organismos aparentados, bem como os meios bioquímicos e fisiológicos que permitem a sua identificação e controle. No campo da zoologia, a sua atividade direciona-se para a origem, processos fisiológicos, comportamentos, crescimento, desenvolvimento e evolução dos animais, com o objetivo de encontrar soluções para a saúde dos próprios animais e seres humanos.

Em relação ao meio ambiente, as áreas de zoologia, botânica, preservação e legislação ambiental são amplamente estudadas por estes pesquisadores na tentativa de compreender fenômenos que acontecem no ecossistema e contribuir para a preservação deste.

No campo de Análises Laboratoriais, as áreas de especialização do biólogo podem ser em Bioquímica, Citologia, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Histologia, Patologia, Anatomia, no qual este profissional pode ser responsável-técnico por laboratórios clínicos.

O campo da Biotecnologia, área na qual me especializei, cada vez ganha maior importância. Estes profissionais tentam aplicar sistemas e processos biológicos em diversos setores da produção industrial. Em muitas destas áreas, é normal que os biólogos trabalhem em equipe, muitas vezes formadas por profissionais de outros ramos da ciência.

Características do trabalho do biólogo

O biólogo tem que ser uma pessoa que se interesse por pesquisas e se mantenha sempre informado sobre os avanços da ciência, que tenha uma boa capacidade de observação, de comunicação oral e escrita, uma abordagem lógica para resolver problemas e que saiba trabalhar em equipe e também de maneira independente.

Empregabilidade

A Biologia tem estado entre as 10 profissões do novo milênio, com participação efetiva nas áreas de: saúde, engenharia genética, microbiologia, agronomia e meio ambiente. O curso de Biologia está dividido em licenciatura e bacharelado. A licenciatura forma professores para o ensino médio e fundamental, e aqueles que buscam a especialização (mestrado, doutorado) têm a oportunidade de poder lecionar em universidades. O bacharelado permite a atuação na pesquisa em universidades, centros de pesquisa e a integração dos biólogos com profissionais das mais diversas áreas.

Na maioria das vezes, durante a graduação, o "futuro biólogo" vai se identificando com as diversas disciplinas que são lecionadas e busca, conseqüentemente, estágios na área escolhida para o maior conhecimento do assunto na prática, seja no campo da pesquisa ou do magistério. Este fato induz o profissional a procurar uma especialização para melhor se capacitar e caracterizar seu perfil profissional.

Tenho observado que as empresas, tanto pública quanto privada, têm oferecido maiores oportunidades para biólogos especializados nas mais diversas áreas, seja para atuação em indústrias químicas, de alimentos e outras, como para o cargo de consultor. No magistério, com a nova proposta de ensino e o novo papel que o educador está conquistando, o Biólogo participa diretamente da formação e reciclagem de profissionais nas áreas biológicas e da saúde.

Expectativa de remuneração

A remuneração varia de acordo com o cargo que ocupa e a titulação que possui. Quanto mais capacitado for, maior tendência a melhores salários. Mas, pelo que tenho pesquisado, profissionais da área pública ou estatal, como Petrobrás, IBAMA, FEEMA e prefeituras, têm melhor remuneração.

O lado que considero mais atraente da profissão

Sou uma apaixonada pela ciência, pois como o nome diz bio=vida. Nada é mais fascinante que o estudo da vida e de todos os fatores que contribuem para a evolução dos seres. Como pesquisadora, posso dizer que as dificuldades que aparecem durante o desenvolvimento de uma nova pesquisa são encaradas como desafios, que levam à busca de resultados satisfatórios.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões