Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Beatriz Milhazes fala sobre a sua decisão se tornar uma artista plástica

Beatriz Milhazes | artista plástica

A  A  A     

Beatriz Milhazes fez parte de uma geração que resgatou a cor e a pintura nas artes plásticas brasileiras: a Geração 80. Hoje, a arte de Beatriz, colorida e barroca, segundo os críticos, também faz sucesso no exterior. Atualmente, ela está com duas exposições na Inglaterra e prepara duas, uma para Madri e outra para Lisboa.

A artista conta nesta entrevista como surgiu sua vontade de se dedicar às artes plásticas e os caminhos pelos quais passou. Formada em jornalismo, ela começou a estudar artes no Parque Lage, no Rio de Janeiro, na mesma época em que iniciava a faculdade. No decorrer do tempo, foi percebendo que seu projeto de vida era mesmo ser artista plástica.
Você se formou em jornalismo e depois estudou artes no Parque Lage. Como e por que você decidiu mudar de área?

Eu iniciei a faculdade ao mesmo tempo que ingressei no Parque Lage. Queria ser jornalista, porém no desenvolvimento curricular percebi que meus interesses estavam concentrados no Parque Lage. Mesmo assim, concluí a faculdade.

O que a atraiu para as artes plásticas?

Sempre freqüentei museus e galerias pois minha mãe foi professora de História da Arte na Uerj. Mas o que me fez decidir pelas artes como profissão foi a possibilidade de pensar e criar um mundo absolutamente particular.

Como foi a sua formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage? Como é o currículo da escola?

O Parque Lage é uma escola livre. Os professores, que normalmente são artistas, desenvolvem o curso de acordo com seus próprios interesses em relação à arte. Eu estudei três anos, que dividiria em três períodos. No primeiro, eu fiz um básico geral; no segundo, o curso "Pintura como objeto", com Charles Watson, e no terceiro, o meu próprio roteiro, porém com o acompanhamento do Charles.

Como está o mercado para artistas que estão começando hoje? Há possibilidade de ganhar espaço e reconhecimento em pouco tempo?

Os espaços para exposição são poucos. O mercado de arte no Rio é fraco, em São Paulo é bem melhor; o momento é bastante excitante pela visibilidade que o Brasil está tendo na área das artes, seja nacional ou internacional. Qualquer espaço e reconhecimento em pouco tempo, normalmente, é frágil. O grande desafio é fazer uma carreira de longo termo nesta área.

A valorização da arte brasileira no exterior amplia o mercado para artistas jovens?

Sim. Com a valorização da arte brasileira, seja no exterior seja no âmbito nacional, certamente amplia o mercado para artistas jovens.

Como você se descobriu artista? Na sua opinião, há alguma qualidade especial que a pessoa precise ter para se tornar um artista ou, teoricamente, todos podem ser artistas?

Eu já estava expondo fora do Brasil e ainda tinha dificuldade de me sentir "artista". A profissionalização séria que vem através de participação e avalização do "mundo sério das artes". Os grandes museus, galerias, críticos, teóricos, artistas, este organismo faz você ser um artista. A arte pode ser para todos, mas não serão todos artistas. Ser artista é um projeto de vida não somente de uma obra ou exposição.

Que conselhos você daria para o estudante que pretende seguir a carreira de artista plástico? O que ele deve ver e ler?

Deve viver. Ver e observar o que profundamente lhe interessar. Deve ler jornais, revistas em quadrinhos, livros de literatura e curiosidades. Ser curioso pelos seus próprios interesses, idéias e sentimentos e, é fundamental ter uma boa formação cultural da área que escolheu.

Atualmente, você está envolvida com alguma criação?

Acabei de inaugurar uma exposição na Ikon Gallery, Birmingham, Inglaterra. Essa instituição organizou um panorama sobre o meu trabalho de 1995 a 2001. Em seguida, inaugurei uma mostra na Tate Liverpool, Inglaterra, sobre pintura "Hybrids". No meu atelier, estou preparando minhas prõximas exposições individuais para Lisboa e Madri.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar