Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Atualização constante é fundamental na profissão

Klauss Souza Cunha | Analista de sistemas

A  A  A     

O analista de sistemas Klauss Souza Cunha, 25 anos, sempre teve jeito com computadores e facilidade com tudo o que dizia respeito a programas. O primeiro passo para entrar na área foi fazer o segundo grau técnico. Depois de formado, ele fez vestibular e cursou Informática, na antiga Abeu Faculdades Integradas, hoje Uniabeu, no Rio de Janeiro. O jovem trabalha na Infotec Consultoria e Planejamento, prestando serviços para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O curso de Informática é cheio de cálculos matemáticos. Entre as matérias específicas estão linguagem de programação, sistemas de informação, bancos de dados e redes de computadores. Quem quiser se candidatar a uma vaga deve estar preparado para estudar muito na universidade.

O analista de sistemas controla o fluxo de informações numa organização. Ele planeja e orienta o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações, além do acesso do usuário a elas. Ele pode administrar bancos de dados e redes de computadores, e instalar, criar e adaptar programas para facilitar a consulta. O analista atua em qualquer tipo de empresa, pública ou privada, de praticamente todos os setores – comércio, indústria, bancário e de serviços. O ritmo intenso de criação de novos softwares para gestão da informação exige grande capacidade de aprendizado e atualização constante.

Por que você escolheu cursar Informática?

O principal motivo foi por gostar e sempre tive facilidade em aprender a lidar com o computador. Eu também já tinha feito segundo grau técnico em Processamento de Dados porque a Informática é uma área muito vasta, ela oferece muitos campos de atuação.

Em quais áreas você pode atuar?

Sou formado na área de rede, infraestrutura. Fiz o curso de Tecnólogo em Rede e isso fez com que eu tivesse essa área principal para trabalhar, mas posso atuar na área de suporte, na qual trabalho também.

Como deve ser o perfil de um estudante que pretende seguir essa carreira?

Tem que ser uma pessoa paciente, com gosto para leitura, já que tem que estar sempre se atualizando e se reciclando. Como em qualquer outra área, o profissional tem que ser esforçado, persistente e ter curiosidade para procurar saber o que está fazendo.

Quais as mudanças que ocorreram no campo da Informática nos últimos anos que facilitaram seu trabalho?

A principal mudança foi a chegada da Internet que ajudou os profissionais da área a pesquisar, buscar melhorias para o trabalho, entre outros recursos. E, como mais de noventa por cento das outras áreas precisam da informática, surgiram várias outras atividades que ampliaram o nosso campo de atuação. Isso possibilitou a ida de outros profissionais para as áreas que eles mais se identificavam. Cada um passou a fazer o que mais gostava.

Como anda o mercado de trabalho para a sua profissão no Brasil?

O mercado está difícil para todas as áreas, mas não falta trabalho para um bom profissional, então aconselho que os estudantes se esforcem e procurem sempre melhorar naquilo em fazem.

Como é o retorno financeiro na sua profissão?

Quem consegue entrar em uma empresa que tem plano de carreira, pode ter certeza de que o retorno será bom. O profissional sendo competente e tendo oportunidade irá crescer. Essa é uma área que paga bem. Nunca se acomode pensando que o que já conseguiu é suficiente, pense sempre em crescer.

Qual a principal dificuldade que o recém-formado enfrenta para entrar no mercado de trabalho?

O mais difícil é conseguir um estágio que pague bem. O estudante não deve ir com o pensamento de ganhar muito dinheiro logo no primeiro emprego. Ele deve ir ganhando experiência aos poucos. Caso ele não consiga um estágio imediatamente, não deve desistir. Tem que continuar insistindo e procurando, pois irá aparecer.

Que dicas você daria para quem está ingressando na faculdade e quer seguir a sua área?

Estude, procure aprender tudo o que é passado pelos professores, principalmente nas matérias específicas, tire todas as dúvidas na hora em que elas aparecerem e procure entender realmente o porquê das coisas. Leia bastante, procure sempre estar por dentro do que está se falando e acontecendo nessa área.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões