Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Amor pela vida

Luzia Teixeira de Azevedo Soares Semêdo | Bióloga

A  A  A     

Investigar e estudar os organismos existentes no planeta  é uma grande tarefa. E os biólogos, pessoas que amam a vida e a natureza desempenham esse papel. Assim também é a vida de Luzia Semêdo, bióloga há 18 anos e sócia diretora da Eflutec Assessoria e Consultoria Ambiental. Formada pela Universidade Gama Filho, Luzia é doutora em Microbiologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Atualmente, Luzia dirige a empresa no Rio e é professora da Universidade Severino Sombra (USS), em Vassouras. A bióloga explica que os profissionais da área podem atuar em institutos de pesquisas, instituições de ensino, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, indústrias e como autônomos (consultorias, perícias, assessorias etc).

A degradação do meio ambiente é preocupante e Luzia acredita que a educação ambiental poderia ajudar a reverter a forma de como as pessoas se relacionam com a natureza. Uma de suas vitórias foi conseguir descrever um novo microrganismo com potencial biotecnológico (que pode ser usado em indústrias, na medicina, etc).

Para trabalhar na área, dedicação e paixão são fundamentais.

O que a levou a escolher a carreira de bióloga?

O amor pela vida.

Qual a sua especialização?

Microbiologia.

Como deve ser o perfil do estudante que pretende seguir essa carreira?

Observador, dedicado, paciente, intuitivo e sensível.

Como é o seu trabalho? Que papel você desempenha em benefício do meio ambiente?

Trabalho em duas vertentes: na área da saúde e do meio ambiente, que obviamente estão interligadas. Atualmente, sou professora de Microbiologia e do Programa de Iniciação Científica do Curso de Medicina da USS, me sinto realizada transmitindo conhecimentos que serão colocados em prática pelos profissionais formados.

Na área de pesquisas atuo na procura de novos microrganismos produtores de compostos bioativos, que possam ser úteis ao homem. Como por exemplo, antibióticos e enzimas (para degradação de compostos poluentes) entre outros.

Na área Ambiental temos como diferencial o polimento em lagoas de tratamento, objetivando a chegada de um efluente mais limpo aos corpos receptores, evitando desta forma a degradação do meio ambiente. Utilizando os recursos naturais para este fim.

Como profissional que trabalha na área, você observa a natureza ser mais respeitada ou degradada?

Infelizmente a degradação anda ganhando mais espaço que o respeito em
relação ao meio ambiente. Vários acidentes e tragédias ocorridas nessa área poderiam ser evitados se o meio ambiente fosse respeitado.

A educação ambiental deveria ser priorizada, uma vez que é uma ferramenta importante para a conscientização da população. Ações simples como não jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício de água e reciclar o que for possível, já seria um grande avanço. Evitar a poluição dos rios por esgotos e/ou rejeitos industriais, é um pouco mais complexo, mas possível. É uma questão de sobrevivência solucionarmos esses problemas.

O que seria necessário fazer para que as pessoas respeitassem e preservassem o meio ambiente?

As pessoas precisam se conscientizar do mal que estão causando ao planeta e a todas as suas formas de vida. Portanto, é preciso educá-las especificamente para esta questão. Os recursos são finitos se não houver um planejamento sustentável. O que adianta termos água se não pudermos consumir por estar contaminada? O que adianta ter uma indústria e não ter água para que ela funcione? Os rios secam se não forem preservados.

O que seria necessário fazer para que as pessoas respeitassem e preservassem o meio ambiente?

As pessoas precisam se conscientizar do mal que estão causando ao planeta e a todas as suas formas de vida. Portanto, é preciso educá-las especificamente para esta questão. Os recursos são finitos se não houver um planejamento sustentável. O que adianta termos água se não pudermos consumir por estar contaminada? O que adianta ter uma indústria e não ter água para que ela funcione? Os rios secam se não forem preservados.

Qual a sua maior realização como bióloga?

Neste momento, a descrição de um novo microrganismo com potencial biotecnológico.

Quais são as dificuldades da sua profissão?

Como em qualquer outra profissão, as dificuldades existem. Competição seria uma delas, porém, sempre conseguiremos vencer as dificuldades quando existe um objetivo.

Como anda o mercado de trabalho para o biólogo no Brasil?

O campo de atuação do biólogo é diversificado, amplo, emergente e crescente, permitindo a este, por lei, desenvolver atividades educacionais, participar de projetos de pesquisa, prestar consultorias, realizar perícias, entre outras atividades.

Um recém-formado encontra dificuldades para entrar no mercado de trabalho?


Se ele tiver tido um bom estágio, não.

Que dicas você dá para quem está ingressando na faculdade e quer seguir sua área?

Iniciar um estágio ou uma iniciação científica o mais cedo possível, dedicação e paixão.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões