Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Ainda jovem, mas membro da empresa

Marcelo Leonardo Cristiano | Advogado

A  A  A     
O advogado Marcelo Leonardo Cristiano, de apenas 28 anos e com nove de profissão, conseguiu realizar um dos sonhos de sua vida profissional: se tornou sócio do escritório de advocacia em que começou como estagiário. Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ele atua na área tributária da empresa Fraga, Bekierman e Pacheco Neto Advogados. O direito tributário aplica os princípios e as normas que regulamentam a arrecadação de impostos e taxas e as atribuições dos órgãos fiscalizadores. Antes da empresa, Marcelo trabalhou na Shell Brasil S.A.
 
Quem pretende seguir a carreira de advogado deve saber, antes de tudo, que é preciso muito estudo e dedicação. O curso permite que o graduado atue em áreas jurídicas, como representante de um cliente perante a lei, ou em novas áreas como as relações jurídicas na internet. E para ser advogado também é preciso passar nos exames escrito e oral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
Marcelo conta que quando pensou em estudar Direito queria ser diplomata, mas ao longo do curso mudou de ideia. O profissional afirma que conseguir um estágio logo no início da faculdade ajuda a ganhar experiência e descobrir a área que mais se gosta. O advogado também dá um conselho para quem está começando: “estude bastante todas as matérias, não ignore nenhuma porque todas serão importantes no futuro”.
 
O que o levou a escolher a carreira de advogado?
 
Escolhi Direito porque pretendia ser diplomata e esse era um dos cursos que mais me parecia adequado como preparação. No entanto, logo no início do curso, desisti da diplomacia e decidi que queria ser advogado, mesmo sem saber na época o que isto significava.
 
Como deve ser o perfil do estudante que pretende seguir essa carreira?
 
O estudante de Direito deve ter um gosto especial pela leitura, pelos estudos e a preocupação de se manter sempre atualizado.  
 
Que tipo de trabalho um advogado pode desempenhar? 
 
O bacharel em Direito pode exercer a função de advogado ou ocupar uma das inúmeras funções disponíveis através de concursos públicos. Na advocacia, existem diversas áreas de atuação: as tradicionais – cível, criminal, trabalhista, tributária, societária, entre outras – e as mais "modernas" – regulatória, ambiental, relações jurídicas na internet etc.
 
Nos últimos anos houve alguma mudança no campo de trabalho do advogado?
 
Acredito que sim. É cada vez maior o número de bacharéis em Direito e o mercado de trabalho não acompanha essa evolução. A procura pelos concursos públicos tem sido maior e, obviamente, a grande maioria não é absorvida. O resultado é a presença de bacharéis exercendo funções absolutamente diversas da sua formação acadêmica.
Quais são as maiores dificuldades que um advogado enfrenta no seu cotidiano? Para mim, a maior dificuldade é a falta de uma estrutura judicial rápida e eficaz.

Qual a sua maior realização como advogado? 
 
Ter me tornado sócio do escritório de advocacia em que comecei como estagiário.
 
Como anda o mercado de trabalho da sua profissão no Brasil? 
 
O mercado de trabalho para todas as profissões, na média, não vai bem. Mas acredito que sempre haverá oportunidades para os bons profissionais. 
 
Qual a dificuldade de um recém-formado para entrar no mercado de trabalho? 
 
Conseguir a primeira oportunidade. Por essa razão, eu recomendo a todo estudante que pretende exercer a advocacia buscar um estágio durante a faculdade.
 
Que dicas você dá para quem está ingressando na faculdade e quer seguir sua área? 
 
Estude bastante todas as matérias, não ignore nenhuma porque todas serão importantes no futuro. 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões