Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A Química Industrial de Alimentos e seu espaço no mundo moderno

Poliana Gurak | Química Industrial de Alimentos

A  A  A     

Poliana Gurak é formada em Química Industrial de Alimentos. Conta como a profissão é importante e tem espaço no mundo moderno, em razão do estilo de vida que exige uma alimentação prática, balanceada, saborosa e, sobretudo, com um rigoroso controle de qualidade e ambiental. Veja o que ela fala sobre o assunto!

Formação e experiência profissional

Sou formada em Química Industrial de Alimentos, pela Universidade do Contestado -UnC - Campus Concórdia/SC. Desde a graduação até os dias de hoje passei por estágios na área de microbiologia, tecnologia de alimentos e controle de qualidade de alimentos. Atualmente dedico-me ao estudo novas tecnologias para o processamento de suco de frutas como trabalho do mestrado.

Escolha profissional

Antes de optar por este curso de graduação não realizei nenhum teste de orientação profissional. Acredito que escolhi esta área de trabalho e estudos pelo interesse em compreender a ciência que existe por trás das atividades mais elementares do cotidiano.

Entender os princípios químicos e físicos que determinam as propriedades e o comportamento dos alimentos. Por exemplo: compreender como uma uva após um tempo pode acabar apodrecendo, ou então, se contar com a ajuda de alguns microorganismos específicos, pode originar um saboroso vinho. Entender porque a carne vermelha é vermelha? E todas as informações contidas num rótulo de refrigerante.

Acredito que o prazer de saborear uma boa comida e de viver num país com diversificadas e potentes atividades agroindustriais ajudaram na minha escolha pelo curso de Química Industrial de Alimentos. E o melhor de tudo é que não me arrependo! Em cada aula, fui me identificando e me apaixonando mais pela magnífica ciência de alimentos.

O que faz e onde trabalha

O profissional formado em Química Industrial de Alimentos apresenta habilitações para trabalhar com a química, tecnologia e controle de qualidade (microbiológico, físico-químico e sensorial) de leite, carne, pescado, frutas e hortaliças, cereais e amido, óleos e gorduras, bebidas...

É preparado para contribuir para o avanço tecnológico e organizacional da moderna produção industrial e distribuição de alimentos, comprometidos com sua eficiência, qualidade e competitividade, e com a resolução dos problemas de natureza tecnológica, social, econômica e ambiental associados com a produção e consumo de alimentos. 

Também existem outras profissões que se assemelham com as atividades de um químico industrial de alimentos, como a engenharia de alimentos e a nutrição, mas é claro que cada formação acadêmica apresenta suas atividades mais específicas.

Para cada habilitação um perfil específico

Para obter sucesso como um químico industrial de alimentos, o segredo, como em qualquer profissão, é gostar da atividade que está exercendo, ter responsabilidade com as obrigações, empenho, criatividade e ética. Se você gosta de trabalhar em atividades mais minuciosas e isoladas, um laboratório é um prato cheio! Já se você é mais agitado e gosta de estar em contato com outras pessoas, o controle de qualidade é perfeito! Já se você gosta de ouvir a opinião de outras pessoas, estar sempre pesquisando e inventando "moda", a área de desenvolvimento de novos produtos é ideal!

Mercado de trabalho

Em termos de mercado de trabalho, no Brasil, as oportunidades são muito boas e crescentes, tanto nos grandes centros como no interior do país, devido ao processo de industrialização e mudanças no estilo de vida das famílias, como a busca de alimentos pré-prontos, a busca crescente no consumo alimentos mais saborosos, mais nutritivos, alguns casos menos calóricos ou com a ausência de algum componente para um público específico.

Remuneração

O piso salarial segundo a classe gira em torno de 6 salários mínimos para 30 horas semanais, 8,5 salários mínimos para 40 horas semanais e 9,5 salários mínimos para 44 horas semanais. Entretanto, a média salarial do profissional vai depender da área de atuação, anos de experiência e o cargo exercido.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões