Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A química Gisele Tonietto sempre quis trabalhar num Centro de Pesquisas

Gisele Tonietto | Química

A  A  A     

Gisele Birman Tonietto é um exemplo de profissional que nasceu para ser cientista. Formada em 1989 pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Química Industrial, ela até chegou a estagiar por nove meses na Shell para conhecer o mundo industrial. Mas a sua vocação era mesmo a pesquisa. No segundo ano da faculdade, ela já era bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Em 1993, tornou-se Mestra em Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

Gisele sempre quis trabalhar em um centro de pesquisa, participando da criação de tecnologias. Foi estagiária do Cenpes - o Centro de Pesquisas da Petrobrás - e, em 1989, já formada, trabalhou no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), um órgão do CNPq ligado, na época, ao Ministério das Minas e Energia.

Em 1992, Gisele voltaria ao Cenpes, convidada para realizar sua tese de mestrado, intitulada "A Estabilidade do Óleo Diesel", um tema de interesse da Petrobrás, que desenvolvia então um projeto de melhoria da qualidade do óleo. No fim da tese, a química foi convidada para trabalhar no Cenpes, coordenando um laboratório clássico da química chamado "Via Úmida".

O que te levou a escolher a profissão ?

Tive um excelente professor de química que me estimulou, mostrando como este universo era fascinante.

Na ocasião, o mercado já era tão concorrido?


Não tinha uma ideia muito clara do mercado de trabalho, só sabia que era amplo e que existiam várias áreas, como as indústrias alimentícias, farmacêuticas, de petróleo e outras. Mas não sabia quais eram, de fato, as oportunidades de trabalho. Mesmo assim, tinha certeza de que era isto que gostaria de fazer.

Como você analisa o mercado de trabalho hoje? Há ofertas suficientes de emprego?

Com a abertura do mercado na área da indústria do petróleo, é bem provável que as ofertas de emprego nesta área, especificamente, aumentem.

Química é um universo muito amplo. Que setores hoje são mais promissores para quem vai escolher a profissão?

Os setores ligados à biotecnologia são hoje os mais promissores, dentro de uma concepção mais atual de meio ambiente.

O que você destaca como característica essencial para quem quer se aventurar nessa área?

Acredito que o mais importante seja a busca daquilo que realmente lhe desperta a curiosidade, o que te instiga a estudar e conhecer mais. Um químico é, por natureza, um cientista em potencial, aquele que busca traduzir em ciência os acontecimentos.

Um conselho para quem está prestes a fazer o Vestibular para Química.

Procure informação, tente visitar locais de trabalho onde a Química é aplicada.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões