Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A produtora de TV Flávia Dias dá dicas para quem quer entrar na profissão

Flávia Dias | Produção Editorial

A  A  A     

Um monte de coisas para resolver ao mesmo tempo, a possibilidade de ser acordada no meio da noite por causa de um problema, coordenar o trabalho de várias pessoas e ainda ter que lidar com prazos apertados. Assim é a vida de um produtor de TV, segundo Flávia Dias, coordenadora de produção do canal de filmes Telecine.

Segundo Flávia, quem quiser investir nessa profissão vai ter que, acima de tudo, ser dinâmico, organizado e capaz de administrar várias coisas ao mesmo tempo. “Saber tomar decisões rápidas e sem medo também é importante” complementa. Ela explica ainda que é o produtor quem diz o que vai ser feito e por quem, ele também garante que os prazos sejam cumpridos e providencia o material para toda a equipe trabalhar.

Formada em produção editorial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Flávia Dias indica, nessa entrevista alguns caminhos para chegar à profissão.

Como você começou a trabalhar com Produção de TV?

Quando prestei vestibular para Produção Editorial, uma habilitação do curso
de Comunicação, eu pensava exatamente em fazer o que faço hoje. Durante a faculdade, tive a oportunidade de estagiar com produção através de várias bolsas oferecidas pela própria universidade. Foi aí que pude constatar que não poderia fazer outra coisa. Através de uma amiga, fiquei sabendo da seleção para um estágio no canal por assinatura Telecine, da Globosat. Seis anos depois, sou coordenadora de produção do canal.

Como é o seu trabalho?

O tipo de produção que eu faço não é a que todo mundo imagina quando pensa na profissão, com gravações externas, contatos com "globais", etc. Eu trabalho na área de pós-produção. Ou seja, depois que a equipe de produção de externa faz a gravação, o material tem que ser editado. Quem organiza esta fase do processo é o coordenador de pós-produção. No Telecine ainda é mais específico, pois eu trabalho no departamento de promoções, que faz as chamadas dos filmes que rodam nos intervalos. Trabalhamos com redatores, que escrevem a chamada, editores que organizam as imagens e um locutor. O meu trabalho é coordenar essa equipe e organizar a bagunça.

 

Deve ser muito movimentado o dia a dia de um produtor de tv...

É sim. O produtor é quem diz o que vai ser feito e por quem, ele também garante que os prazos sejam cumpridos e providencia o material para toda a equipe trabalhar. É uma espécie de meio de campo. É muito trabalho e correria e, de vez em quando, a gente recebe uma ligação de madrugada ou domingo para resolver um problema. Mas é muito gratificante, animado e, o melhor de tudo, não tem rotina.

Quais são as principais dificuldades que você enfrenta no dia a dia da profissão?

Televisão, como todas as mídias, tem seus problemas. O principal é que a gente não para, e acaba perdendo um pouco da vida pessoal. O problema tem que ser corrigido no momento que acontece, independente do dia ou horário. O telespectador não tem nada com isso. Então o estresse é grande, principalmente em eventos ao vivo, como é o caso do Oscar, que o Telecine transmite. Outro problema, mais específico de produção, é que dependemos de muitas pessoas. Se a equipe não for afinada e comprometida com o resultado, o trabalho fica muito difícil.  Existe uma frase muito comum no meio que é "produtor é produtor, não é babá".

Que curso(s) você indicaria para quem deseja seguir a carreira de Produção de TV?

Existem profissionais das mais diversas áreas da comunicação, especialmente jornalistas. Eu, por exemplo, me formei em produção editorial. Atualmente, já existem bons cursos especializados em rádio e TV. A UFRJ e algumas particulares oferecem o curso de radialismo. Geralmente, eles são uma habilitação de Comunicação Social.

Como deve ser o perfil de quem deseja trabalhar com essa profissão?

Primeiro de tudo deve gostar muito da área. É fundamental que seja uma pessoa muito dinâmica e atenta além de extremamente organizada e capaz de administrar várias coisas ao mesmo tempo. Saber tomar decisões rápidas e sem medo também é importante.

Que dicas você dá para quem deseja seguir esta carreira?


As dicas são para quem quer seguir qualquer carreira: corra atrás, não tenha medo de trabalho, esteja sempre pronto para "ralar" a qualquer hora e em qualquer dia da semana. Seja sempre curioso, do tipo que pergunta tudo (só tomando o cuidado para não atrapalhar os outros) e tenha, desde o começo, uma postura profissional. Além disso, é importante ter em mente que os detalhes do trabalho variam de lugar para lugar e que apertar botão qualquer um aprende. O que faz a diferença em um profissional é sua bagagem cultural e o senso crítico que ele tem sobre sua profissão.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões