Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A paixão pela moda começou na adolescência para Sandra Martins

Sandra Martins | Profissional de Moda

A  A  A     

A profissional de Moda, Sandra Martins, foi uma adolescente rebelde que costumava "inventar" suas próprias roupas. Na época do vestibular ela acabou optando por desenho industrial, mas foi no meio do curso que ela começou a trabalhar com Moda e se apaixonou pela profissão. Sandra fez parte de uma das primeiras turmas do curso de Moda oferecido pela Universidade Veiga de Almeida.

Segundo Sandra, o profissional de moda é o responsável por desenhar roupas e acessórios como bijuterias, joias e etc., além da comercialização destes artigos."Ele tem que entender do mercado como um todo, desde o desenho das roupas, passando pelos tipos de tecidos até estratégias de marketing e promoção de venda para o produto", explica a profissional que já está no mercado há dez anos.

Por que você decidiu trabalhar com Moda?

Eu sempre me interessei pelo assunto e nunca gostei de padrões de moda em que todos se vestem iguais. Fui uma adolescente um pouco rebelde e sempre inventava as minhas próprias roupas que eram diferentes da maioria. Na época do vestibular resolvi fazer desenho industrial, mas no meio do curso surgiram uns trabalhos com produção de desfiles de moda. Foi aí que me apaixonei pela profissão. Terminei a faculdade de desenho industrial que também foi muito importante na minha formação e resolvi mergulhar de cabeça no mundo na moda. Cursei a faculdade numa das primeiras turmas do curso de Moda da Universidade Veiga de Almeida.

Como é o trabalho do profissional de moda?

O profissional de moda é o responsável por desenhar roupas e acessórios como bijuterias, joias, etc e a comercialização destes artigos. Ele tem que entender do mercado como um todo, desde o desenho das roupas, passando pelos tipos de tecidos até estratégias de marketing e promoção de venda para o produto. O meu trabalho é analisar tendências de comportamento para ajudar no desenvolvimento das novas coleções de moda praia. Além disso, também ajudo na produção dos desfiles.

Em que áreas o profissional pode atuar?

Pode trabalhar no gerenciamento de compra e venda de coleções em lojas, analisando as tendências do mercado e as necessidades do público. Pode trabalhar com design têxtil desenhando estampas para tecelagens e empresas de confecção. Estilismo na criação de roupas, joias e acessórios, com modelagem transformando desenhos de roupas em peças piloto para orientar a produção, na produção de desfiles e eventos de moda ou ainda com fotografia na produção de fotos para revistas, catálogos, etc. Uma nova área é de consultoria de moda na qual o profissional presta assessoria individualizada para cada cliente É o chamado personal stylis que teve um boom nos últimos anos, principalmente no eixo Rio-São Paulo.

Como é o curso de Moda?

O curso varia muito de acordo com a escola. Geralmente estudamos fundamentos culturais e técnicos da área com disciplinas como história da arte, cultura da moda e aulas de criação, desenho e estilismo. Algumas faculdades dão ênfase a marketing. A maioria das faculdades exige o desenvolvimento de uma coleção para a conclusão do curso.

Você acha que a faculdade é importante na formação do profissional de moda?

Sim. Acho que a faculdade é cada vez mais importante na formação do profissional. As pessoas que estão chegando ao mercado, com formação em moda, têm muito mais base e entendimento do mercado do que aqueles que não têm o curso. A faculdade dá uma visão geral do que é o trabalho com moda, que é bastante amplo. Além disso, estimula e desenvolve a criatividade e o senso crítico das pessoas.

Quais devem ser as características de quem deseja trabalhar com Moda?

Deve ser uma pessoa extremamente atenta e curiosa com relação aos outros. Também deve ser observadora, criativa, perfeccionista e extremamente crítica. Além disso, o estudante tem que estar disposto a "ralar" muito, pois o trabalho exige muitas horas de dedicação.

Que dicas você pode dar para quem vai ingressar na faculdade?

Entre na faculdade com sua mente aberta e disposto a mudar seus conceitos em relação a muita coisa. Procure estágios logo nos primeiros períodos. Além da experiência o estágio vai lhe permitir decidir em que área da profissão você deseja atuar e investir melhor na sua formação. Procure ler bastante sobre o assunto, ir a eventos e assistir programas de moda.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões