Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A importância do diagnóstico precoce

Eva da Costa Moreira | Médica Ginecologista

A  A  A     

A médica Eva da Costa Moreira trabalha há cinco anos com mulheres portadoras do vírus HIV no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Duque de Caxias. A unidade, como muitas outras do Estado do Rio, oferece o diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV e de sífilis, além de aconselhamento pré e pós-teste, garantindo o anonimato de quem desejar. 

Uma equipe disciplinar, composta de médicos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de enfermagem, fazem o trabalho de acompanhamento e aconselhamento dos pacientes. O sigilo do usuário é preservado e a partir do resultado, a pessoa tem todo acompanhamento gratuito.

Para se ter uma ideia da importância do teste basta analisar os números de portadores do HIV. Somente no Brasil cerca de 600 mil pessoas são soropositivas, sendo que 250 mil anda não sabem. O teste é importante para a realização de um tratamento que garanta uma vida com melhor qualidade para a pessoa infectada. Quanto antes a pessoa com HIV positivo conhecer seu status sorológico, menor será a complexidade de seu tratamento.

Como as pessoas chegam até o Centro de Testagem e Aconselhamento?

As pessoas chegam a até o centro para fazer o teste anti-HIV gratuitamente. Quando se confirma a doença elas recebem orientação sobre outras doenças sexualmente transmissíveis, apoio psicológico e os remédios.

O atendimento por dia é grande? 

O número por dia é bastante significativo. Tanto homens quanto mulheres procuram o centro.

O que é feito por essas pessoas depois que se confirma que elas são soropositivas?

O primeiro passo depois da confirmação do teste é encaminhá-las para a enfermaria. De lá elas recebem as orientações do infectologista e, no caso das mulheres, vão receber acompanhamento ginecológico.

Elas recebem alguma orientação psicológica?

Além das orientações médicas trabalhamos principalmente o lado emocional do paciente, afinal essa pessoa vai ter a doença para sempre e tem que aprender a conviver com isso. Não é nada fácil receber a notícia de que é portador do vírus HIV. Elas sempre chegam mal e ficam muito deprimidas quando o resultado é positivo.

Há quanto tempo existe esse serviço?

Esse serviço existe há 25 anos e é vinculado à secretaria municipal de Saúde de Duque de Caxias. Mas em todo O estado do Rio existem CTAs que fazem o teste gratuitamente.

Qual o principal trabalho dos psicólogos?

O que fazemos é tentar conseguir que esse paciente tenha qualidade de vida e continue a exercer as suas funções normalmente.

Elas recebem algum remédio?

O remédio anti-retroviral é fornecido pelo Ministério da Saúde e distribuído gratuitamente nos CTAs. A distribuição é controlada por um farmacêutico que também faz um trabalho de apoio. Como o remédio é controlado é preciso que as pessoas recebam orientação antes de fazer uso dele. Os médicos orientam aos pacientes como devem tomar o medicamento.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões