Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A geologia trabalha com tudo que se relaciona com o solo

Marco Aurélio Di Calafiori | Geologia

A  A  A     

Formado em Geologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Marco Aurélio Di Calafiori descobriu que poderia enveredar por essa área através de um teste vocacional. Logo percebeu que era exatamente o que gostaria de fazer: "Trabalhar com análise de rochas, minerais e fósseis e com tudo que se relaciona com o solo", diz Marco.

O geólogo afirma que, para quem quer trabalhar nesta área, é necessário ter espírito aventureiro, curiosidade e estar atento aos sinais da natureza. Quanto ao mercado de trabalho ele diz que está em expansão, e aponta algumas áreas promissoras. Confira nessa entrevista.

Por que você escolheu a geologia como profissão?

A geologia surgiu na minha vida por acaso. Na verdade não sabia ao certo o que queria fazer. Já estava na fase de ter que optar por uma profissão e não me decidia. Acabei fazendo um teste vocacional e a geologia foi uma das opções. Depois de pesquisar um pouco sobre a profissão, acabei descobrindo que era exatamente o que eu gostaria de fazer: trabalhar com análise de rochas, minerais e fósseis e com tudo que se relaciona com o solo.

Você pode descrever como é o trabalho do geólogo?

A geologia estuda a formação e a composição da crosta terrestre e suas alterações no decorrer do tempo. O principal papel do geólogo é analisar o os efeitos das forças naturais sobre o planeta. Cabe a ele o papel de fazer levantamentos sobre o impacto ambiental de construções, recuperar solos que estejam contaminados e ajudar na prevenção da poluição. Outra função importante do geólogo é localizar jazidas de minério, poços de petróleo e gás natural.

Como está o mercado de trabalho para o geólogo no país?

Está se ampliando. Uma área em expansão, que requer especialização, é a engenharia geológica, que mapeia a estrutura do solo para construir represas e localizar lençóis freáticos. Ou ainda a hidrogeologia, na qual o profissional trabalha com a localização de canais de água subterrâneos e com o planejamento de formas para explorá-los. O trabalho com petróleo e minérios está um pouco saturado. Agora, com a maior preocupação com a ecologia, a geologia ambiental também está crescendo, principalmente para planejar a ocupação racional de locais e recuperar solos. Acho que vai crescer muito nos próximos anos.

Há boas universidades de geologia no país? Você poderia citar algumas?


Felizmente há boas universidades sim. A Unb é considerada a melhor faculdade de geologia do país, junto com a UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em São Paulo, temos a USP, a Unicamp e a Unesp de Rio Claro, que são excelentes. No Rio, além da Uerj, tem a UFRJ, que também é muito boa. São também boas universidades a Universidade Federal da Bahia, UFBA, a Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, e a Universidade Federal do Paraná, UFPR.

Qual deve ser o perfil de quem deseja trabalhar nesta profissão?

Deve ser alguém com espírito aventureiro, que não se importe em ter que fazer trabalho de campo. E, em certos casos, passar dias em acampamentos nada confortáveis. Deve ser um curioso e estar sempre atento aos sinais que a natureza nos dá. Além disso, tem que ter muita paciência e disposição para pesquisas, pois os resultados nem sempre são rápidos.

Que conselhos você poderia dar para quem está ingressando na faculdade?

Não tenha medo de se embrenhar por aí para fazer pesquisas, mapeamentos e trabalho de campo. Se possível, dê preferencias para as universidades que oferecem cursos voltados para uma especialização. Caso contrário, assim que sair da faculdade procure uma especialização. Estude bastante e se dedique muito!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões