Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A Fisioterapia

Adriana Zanin | Fisioterapeuta

A  A  A     

Adriana Zanin é fisioterapeuta e trabalha no Hospital Geral de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. A profissão é uma opção para quem se interessa pela área de saúde. A Fisioterapia oferece vários campos de especialização, mas é preciso investir com freqüência em atualização, que é fundamental para a área.

Para Adriana, o prazer de participar da recuperação dos pacientes e de poder sentir o quanto eles ganham em qualidade de vida com o trabalho fisioterápico foi uma motivação para a sua escolha. Saiba mais, com a entrevista que ela deu ao "Profissional de Sucesso".

Um breve resumo da formação e carreira

Sou graduada em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho, pós-graduada em Fisioterapia Aplicada à Traumato-ortopedia e especializada em Reeducação Postural Global (RPG). Sou concursada da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro-RJ e trabalho no Hospital Geral de Jacarepaguá. Faço, também, atendimentos em consultório.

Como foi a descoberta do interesse pela Fisioterapia?

Sempre tive interesse pela área de saúde. Conheci a fisioterapia na época do meu vestibular através de uma amiga que estava se formando. Quando comecei a acompanhá-la em aulas e estágios, e observei os maravilhosos resultados que o tratamento fisioterapêutico proporcionava, me apaixonei pela profissão.

O que é fisioterapia e que características devem ter o profissional da área?

Fisioterapia é a ciência da saúde voltada ao estudo, prevenção e tratamento dos distúrbios dos movimentos normais dos órgãos (coração, pulmão...) e dos sistemas (articulações..) do corpo humano.

O profissional precisa ter paciência e dedicação, pois alguns tratamentos mostram resultados a longo prazo. É preciso também ter o gosto pela habilidade de tocar o paciente, pois as mãos são os principais instrumentos do fisioterapeuta. Como esta é uma profissão em constante evolução, é importante estar sempre estudando e se atualizando.

Sobre o curso e as especializações

O aluno sai da graduação com os conhecimentos básicos de todas as áreas de atuação da fisioterapia, e então segue a especialização que mais se identificou. O fisioterapeuta atua na prevenção e recuperação das funções do corpo humano, avaliando, prescrevendo e executando as técnicas fisioterapêuticas. As principais áreas de atuação são as disfunções traumato- ortopédicas, posturais, reumatológicas, desportivas, neurológicas, respiratórias, cardiovasculares e vestibulares.

Onde os fisioterapeutas atuam?

Os fisioterapeutas podem atuar em hospitais, clínicas, academias, clubes desportivos, magistério, atendimentos domiciliares. Há um bom mercado de trabalho pois é uma profissão relativamente nova (foi regulamentada no Brasil em 1969), porém, atualmente, há um grande contingente de recém formados ingressando no mercado de trabalho.

Como é a remuneração na área?

O salário de um fisioterapeuta dentro do serviço público é em torno de R$ 1.000,00. O valor das sessões de fisioterapia, em geral, não é fixo e pode dobrar no caso do atendimento domiciliar. Ainda não há uma boa remuneração principalmente com relação aos planos de saúde, que geralmente pagam muito pouco por uma sessão de fisioterapia.

Cite o que você considera uma vantagem e uma desvantagem na profissão
 
A vantagem da profissão é a gratificação de poder salvar e dar qualidade de vida aos pacientes; e a desvantagem é ainda não ter a valorização devida.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões