Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A Engenharia Aeronáutica

Daniel Santos | Engenheiro Aeronáutico

A  A  A     
A Engenharia Aeronáutica é uma profissão ainda pouco conhecida, mas que vem ganhando importância e reconhecimento do mercado nos últimos tempos. Conversamos com Daniel Santos para entender um pouco melhor esta formação.

Depois de cursar o 2º grau técnico em mecânica no CEFET-RJ, ele seguiu o curso de mecânico de manutenção aeronáutica na EAPAC e de Engenharia Mecânica também no CEFET.

Como complementação do currículo, fez cursos de inglês, inglês técnico e cursos específicos de Motores de avião como o cf6-80, cf6-50, cfm56-3 e cfm56-7.

Atualmente, Daniel trabalha em um setor da aviação chamado banco de provas, onde os motores são testados e verificados quanto à sua performance e se estão dentro dos limites do manual do fabricante ou não. Confira abaixo outros detalhes desta interessante profissão.

As profissões relacionadas à aviação sempre foram cercadas de glamour. Como é o dia-a-dia de um profissional de manutenção aeronáutica e em que mercados ele atua?

Por estarmos lidando com centenas de vida ao mesmo tempo (pessoas embarcam em aviões todos os dias) o dia-a-dia de um profissional da área de aviação é sempre cercado de muita cautela e precisão, pois o menor descuido pode ser extremamente danoso.

Dentro do setor de manutenção o engenheiro poderá atuar na área de motores e de sistemas, que se divide em estrutura, hidráulica, elétrico e eletrônico. O engenheiro poderá atuar também na área de reparo de peças aeronáuticas e desenvolvimento de novos reparos, o que é de grande importância, já que muitas peças aeronáuticas têm um custo muito elevado. Sendo assim, o reparo torna a manutenção mais barata.

O engenheiro também atua na área de qualidade, assegurando que todas as normas e procedimentos técnicos sejam executados de acordo com a sua especificação.

As empresas de manutenção são fiscalizadas por órgãos como o FAA (Federal American Aviation) e a ANAC (Agência Nacional de Aviação civil) que emitem certificados para que as empresas possam atuar e determinam quais serviços estas empresas estão autorizadas a executar.

O controle de qualidade é de grande importância para garantir a segurança de vôo.

Existe ainda o mercado de manutenção de helicópteros, meio de transporte que hoje em dia se tornou uma alternativa viável para se evitar os congestionamentos das grandes metrópoles.

Quais os cursos superiores mais indicados para quem deseja trabalhar na área? Há uma formação específica?

O curso mais indicado é o de Engenharia Mecânica. Existe um curso especifico de Engenheiro Aeronáutico oferecido pelo ITA, localizado no estado de São Paulo.

Como está o mercado brasileiro para esta área?

Depois de uma grande crise que a aviação mundial passou com o acontecimento de 11 de setembro, hoje em dia o mercado está em recuperação. O Brasil possui clientes do mundo inteiro na área de manutenção. Além disso, empresas brasileiras de aviação estão em franco crescimento.

Que conselhos você daria aos interessados na profissão?

Estude inglês, se você ainda estiver no segundo grau faça um curso de mecânico de manutenção aeronáutica e redirecione o seu estudo para essa área. Não perca o foco; planejar e estar bem atento para as inovações do mercado é muito importante.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões