Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A enfermagem exige do profissional responsabilidade e dedicação

Luciana Lopes | Enfermeira

A  A  A     

Luciana Lopes decidiu estudar enfermagem devido à afinidade com a área de saúde. Mas, a paixão pela profissão começou em casa, com a mãe, que também é enfermeira. Com isso, desde cedo ela passou a prestar atenção na vida e no trabalho deste profissional que tem como principal característica a dedicação.

Por que você decidiu estudar enfermagem?


Primeiro porque sempre me interessei bastante pela área de saúde, mas acho que a principal influência sobre a minha decisão foi o fato de minha mãe também ser enfermeira. E, devido a isso, desde muito cedo passei a acompanhar a vida e o trabalho deste profissional que se dedica inteiramente a cuidar do outro.

Como é o trabalho do enfermeiro?


É um trabalho de extrema responsabilidade, porque o resultado se reflete diretamente na vida dos pacientes. Não existe rotina, a cada dia temos uma experiência diferente. Além da técnica, nosso trabalho também envolve assistência, apoio e principalmente, companheirismo. O enfermeiro é quem fica ao lado do paciente e observa sua evolução dia a dia. E, devido a isso, estabelece uma relação de parceria com a família do paciente.

Como está o mercado de trabalho?

Apesar das atuais dificuldades do país, o nosso mercado de trabalho não foi muito afetado. O enfermeiro que se prepara e estuda consegue alcançar seus objetivos. As vagas existem, mas estão disponíveis para os bem preparados. Outro fator determinante para exercer a profissão é ter disponibilidade de horário, o que faz parte da rotina do setor. Acho que nunca vi um enfermeiro desempregado.

Quais são as melhores oportunidades na área?

Os melhores salários estão na área de terapia intensiva e nos cargos de coordenação. Na rede pública, o profissional trabalha 12 horas e folga 60, o que também é uma vantagem, pois desta maneira é possível conciliar com outro trabalho.

Em que áreas o profissional pode atuar?

Na assistência direta das áreas de terapia intensiva, emergência, centro cirúrgico e emergência ou nos postos de saúde e nas maternidades. Nos hospitais particulares, o enfermeiro também pode trabalhar no faturamento — uma espécie de conferência, na qual um enfermeiro confere o material utilizado por um colega durante um determinado procedimento. E, depois de algum tempo, o profissional pode alcançar os cargos de chefia ou coordenação de equipes.

Como é o curso?

A duração do curso é de quatro anos e seis meses. Inicialmente, temos as aulas de fisiologia, com todo o conteúdo teórico sobre o funcionamento do corpo humano. Em seguida, vem a prática. O curso é complementado com os estágios supervisionados. Além disso, aprendemos todas as técnicas de enfermagem materno-infantil, pediátrica, medico-cirúrgica, psiquiátrica e de saúde pública.

Quais os melhores cursos de enfermagem?

Vou falar sobre a UFF – Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Rio de Janeiro, porque foi lá que me formei. O curso acrescentou muito não só na minha vida profissional, mas também na minha vida pessoal. Tive professores maravilhosos que me passaram valores éticos importantes. Além disso, a UFF foi a primeira universidade a instituir o currículo novo do curso de enfermagem, aumentando a carga horária das aulas e o tempo de duração do curso.

Quais as principais características de quem pretende ingressar nesta profissão?

Sem dúvidas a principal é a responsabilidade, mas liderança, dinamismo e dedicação também são muito importantes. E, como em qualquer outra profissão, gostar do que faz é fundamental para se destacar na profissão.

Quais os principais desafios da profissão?

Os desafios são diários e dependem do estado em que o paciente se encontra. Mas o que facilita muito o andamento do trabalho é a relação de parceria estabelecida com o médico, que deve ser baseada em companheirismo, com a constante troca de informações.

Que dicas você dá para quem pretende fazer enfermagem?

Estude bastante, pois a profissão exige reciclagem constante. Frequentemente são lançados novos medicamentos e equipamentos e é importante conhecer as novidades do mercado. Também é importante conhecer bem o dia-a-dia da profissão e ter consciência que a carga horária é bem puxada e nem sempre os resultados finais são os melhores possíveis. É preciso saber trabalhar com as dificuldades.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões