Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A Biologia

Elisa Vieira | Bióloga

A  A  A     

A Medicina é a carreira mais concorrida em todos os concursos de vestibular brasileiros. Todos os anos milhares de jovens enfrentam as altíssimas taxas de candidatos por vaga em busca do sonho de se tornar médico. Grande parte destes entusiastas certamente teria grande identificação também com a Biologia, uma formação pouco difundida, mas que conta com profissionais aguerridos e dedicados à profissão.

Conversamos com Elisa Vieira para conhecer o dia-a-dia de uma bióloga e as oportunidades atuais para a formação.

Faça um breve resumo de sua formação e experiência profissional

Fiz o curso de Ciências Biológicas na UFRJ, bacharelado em Ecologia. Em seguida, fiz mestrado em Biofísica Ambiental, também na UFRJ, na área de poluição ambiental por poluentes como pesticidas, hidrocarbonetos e metais pesados. 

Após o mestrado, comecei a buscar trabalho: inicialmente, ajudava uma amiga com traduções e consultorias ambientais em uma rede de hotelaria. Depois, comecei a trabalhar no Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, em um projeto sobre indicadores ambientais urbanos para avaliação de cidades. Após um ano, fui chamada para trabalhar no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL da Eletrobrás em projetos sobre avaliação ambiental estratégica e planejamento ambiental do setor elétrico. Após 3 anos, através de concurso público, fui para FURNAS, onde eu trabalhei na área de licenciamento ambiental de usinas hidrelétricas, linhas de transmissão e subestações. Recentemente, passei no concurso da Petrobrás, onde estou atualmente.

Como você descobriu sua área de interesse (Teve influência de alguém? Fez teste vocacional? Foi difícil?)?

A escolha de estudar Biologia foi por eliminatória: tinham várias carreiras que eu não queria de jeito nenhum e a Biologia, eu não tinha nada contra. Fiz teste vocacional e o teste deu para comunicação social. Em uma das etapas do teste vocacional, a gente diz que pensa em fazer e, na época, eu disse que queria Geografia. Os psicólogos do teste disseram que eu devia pensar em outra coisa, pois Geografia não dava dinheiro. Desisti da Geografia, mas acabei optando por Biologia - que não dá dinheiro do mesmo jeito. 

Quais as características do trabalho deste profissional e como anda o mercado de trabalho? 

O profissional biólogo tem uma área de atuação muito vasta. Pode trabalhar em pesquisas, vinculado a universidades ou a centro de pesquisas. Neste caso, pode ser um trabalho mais solitário ou em equipe, dependendo da linha de pesquisa. Pode trabalhar em laboratório de análises clínicas; pode dar aulas em colégios e universidades.

E pode trabalhar na área de "meio ambiente". Esta caixa-preta envolve conhecimentos em outras áreas (geologia, geografia, engenharia, legislação ambiental, sociologia, economia etc) e, na maioria das vezes, o profissional trabalha em equipes multidisciplinares, podendo ser um trabalho mais técnico, entretanto, em alguns casos, é um trabalho bastante político também. A atuação na área ambiental pode estar voltada a avaliação de impacto ambiental de novos empreendimentos, estudos de monitoramento ambiental, trabalhos de recuperação de áreas degradadas, projetos de conservação ambiental, manejo de unidades de conservação, manejo de espécies silvestres, dentre outros.

Falar outros idiomas é muito importante: na área de pesquisa, é essencial.

Como está o emprego para o profissional da área (as oportunidades são maiores fora dos grandes centros? É um mercado muito exigente, que requer especializações? É difícil de conseguir estágio?)? 

Nos últimos 20 anos, com o desenvolvimento de uma legislação ambiental mais exigente, este campo de atuação aumentou bastante, mas não é um campo exclusivo para biólogos, havendo competição entre outros profissionais. Acho que as oportunidades de emprego ainda são bem maiores nos grandes centros urbanos. E, assim como em outras áreas, não é fácil conseguir trabalho: especializações são sempre bem vindas. Principalmente, devido ao fato que muitos cursos de graduação de Biologia não enfocam a área de "meio ambiente". 

Nos últimos 5 anos, aumentou bastante a oferta de concursos públicos nesta área e, em alguns casos, a oferta é para trabalhar em cidades menores (por exemplo, alguns concursos do IBAMA). Para quem vai trabalhar na área de pesquisa - fazer mestrado e doutorado é primordial.

Em relação a estágios, acho que o universitário deve procurar fazer vários estágios ao longo de sua graduação. Certamente que, estágios em laboratórios da universidade estão mais acessíveis (são próximos às salas de aula e o orientador é professor de alguma disciplina do aluno), sendo mais procurados. Estágios em empresas são de difícil acesso - muitas vezes, precisa-se de "pistolão" - entretanto, eles dão uma oportunidade de se conhecer a área de atuação do biólogo que na universidade não se teria.

Como anda a remuneração? 

A remuneração não é alta, comparada com outros profissionais. De modo geral, engenheiro ganha mais - principalmente por ter um conselho que exige piso salarial mínimo para a classe. No caso de universidades e algumas empresas estatais, o salário independe da formação profissional. Creio que para um biólogo ganhar mais, precisa ingressar na área gerencial.

Qual é pra você o lado mais atraente da profissão? E qual você considera o mais difícil? 

Para mim, o lado mais atraente da Biologia é ter um conhecimento amplo sobre os seres vivos, suas inter-relações, sobre os ecossistemas e como o homem se insere nesta seara. O lado mais difícil e, por isto mesmo, também atraente por ser desafiador, é a dicotomia empresa produtora-poluidora e a gestão ambiental.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões