Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A agronomia oferece um amplo campo de trabalho

Marcos Caldeiras | Agronomia

A  A  A     

A agronomia surgiu na vida de Marcos Caldeiras depois de uma temporada em uma fazenda, quando ainda era adolescente. Aquele que queria ser médico  apaixonou-se pela vida no campo e decidiu arriscar-se na faculdade de agronomia. Dez anos depois, ele se considera um profissional bem sucedido e feliz com a profissão.

Segundo Marcos Caldeiras, a agronomia é uma carreira muito ampla e envolve tudo o que se relaciona ao campo. Isso se deve, segundo ele, à formação completa que a faculdade proporciona ao profissional. Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Marcos está no mercado há dez anos e atualmente trabalha na área de suprimentos de uma indústria de alimentos.

Por que você decidiu estudar agronomia?


Queria ser médico e até o início do segundo grau não cogitava outra coisa. Após umas férias prolongadas na fazenda de um amigo da família, comecei a ter um grande interesse pelas coisas do campo, lavouras, rebanhos etc. Depois de me informar sobre as carreiras relacionadas a essa área, eu descobri a agronomia. Confesso que entrei na faculdade sem entender muito bem sobre a carreira, mas depois acabei descobrindo que a profissão era mais interessante do que imaginava!

Como é o trabalho do agrônomo?

O agrônomo trabalha com o que hoje chamamos de agrobusiness, que envolve todas as atividades relacionadas ao campo. O seu trabalho geralmente é em conjunto com profissionais de outras áreas como veterinário. O agrônomo planeja, organiza e acompanha o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. O agrônomo também pode cuidar da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Ou ainda, supervisionar a realização de obras civis em propriedades rurais ou a industrialização de alimentos de origem animal e vegetal. É bem comum passar muito tempo diante do computador para calcular estoques!

 

Em que áreas o profissional de agronomia pode trabalhar?

Por termos uma formação completa na faculdade, a área de atuação é bastante ampla. O agrônomo pode trabalhar com administração agroindustrial que é, principalmente, planejar e gerenciar as operações de venda e a distribuição de produtos agrícolas; com engenharia rural , em conjunto com o engenheiro agrônomo, supervisionando obras relacionadas ao nivelamento do solo ou montagem de sistemas de irrigação, por exemplo; com fitotecnica, que é o acompanhamento do cultivo e da colheita de produtos agrícolas; com a tecnologia ambiental , que é cuidar das etapas do processo de industrialização de produtos agrícolas, controlando a produtividade e a qualidade final; com zootecnia, controlando a produção animal, cuidando da alimentação, da saúde e da reprodução dos rebanhos; com solos, preservando suas propriedades físicas, de fertilidade ou ainda com a defesa sanitária, monitorando o combate a pragas e a prevenção de doenças na lavoura. A profissão é realmente bem ampla.

Existem boas faculdade de agronomia? Você poderia indicar algumas?

Existem ótimas faculdades no país, nas quais os alunos têm uma boa formação teórica e profissionalizante. São exemplos: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; a Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais; a Unesp de Botucatu, SP; a USP de Piracicaba, SP; a Universidade Federal de Goiânia em Goiás; a Universidade Rural do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Paraná, entre outras.

Como é o mercado de trabalho para o agrônomo? Há mercado para quem deseja trabalhar na cidade grande?

Como disse anteriormente, o mercado é muito amplo, ainda mais num país como o Brasil onde as possibilidades agrícolas são imensas. Ainda há muito espaço para os bons profissionais e em algumas regiões, como no Centro-Oeste, a oferta é maior que a procura. Uma boa opção para quem deseja trabalhar na cidade grande é o trabalho em indústrias de alimentos. No campo, o trabalho com fitotecnia também é bastante promissor. Quanto mais completo o profissional for, melhor.

Que conselhos você pode dar para quem deseja entrar na faculdade?

Não há um conselho específico. O principal é estudar e se dedicar muito. Você deve fazer de tudo para tornar-se um profissional completo. Não entre na faculdade pensando que logo colocará a mão na massa. Os primeiros anos são teóricos e você estuda muitas matérias exatas, como matemática, física, informática, estatística e bioquímica. Nos três anos seguintes, vêm as disciplinas profissionalizantes, como manejo de pastagem, hidrologia, etc. Procure estágios assim que possível. É muito difícil não se apaixonar pela profissão, principalmente se você gosta do campo.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões