Pais, Filhos e Netos

A timidez

Timidez pode camuflar problemas

A  A  A     

 

Ficar envergonhado para falar em público, ruborizado quando surge uma nova paquera ou nervoso em uma entrevista de emprego são situações normais para qualquer pessoa. A timidez faz parte do ser humano. O que não pode acontecer é a timidez se tornar um problema e atrapalhar sua vida.   

A psicanalista Heloísa Máximo afirma que de um modo geral a timidez atrapalha. “O mundo está muito competitivo, as pessoas têm que enfrentar desafios diários e quem é muito tímido fica para trás. Eles ficam com receio de agir porque sempre acham que alguém que os observa está pronto para fazer uma crítica”, explica.

Heloísa afirma que, em geral, as pessoas muito tímidas são extremamente autocríticas e se cobram constantemente. E acabam sofrendo com isso por sempre se acharem inferiores às outras. “Elas constroem um outro olhar sobre o que está acontecendo e ficam travados para se expressar. Não conseguem conversar nem mesmo em uma roda de amigos por medo de censura”, diz.

Mas por outro lado, a pessoa muito extrovertida ou exagerada causa estranheza. Ela é o oposto do tímido e pode assustar os outros com suas atitudes atiradas e inesperadas. Porém, do ruidoso todos sabem o que podem esperar, enquanto o tímido é um enigma.


Timidez pode camuflar problemas

A timidez também pode ser um sinal de alerta para os pais. Crianças e adolescentes muito calados e envergonhados podem estar com algum tipo de problema que ainda não foi manifestado ou até mesmo percebido pelos pais. Envolvimento com drogas, depressão ou outros sintomas podem estar mascarados em um jovem quietinho que mal conversa com os amigos.

“Às vezes as pessoas se escondem nas drogas. Os muito tímidos podem fazer uso de bebidas alcoólicas para alterar seu estado. Por causarem euforia, muita gente consome álcool com a desculpa de precisar beber para ter coragem de agir”, explica Heloísa. Por causa disso, a psicanalista aconselha aos pais que sempre conversem com seus filhos e fiquem atentos a qualquer mudança de personalidade.

Para que os filhos tímidos tenham mais iniciativa, Heloísa diz que os pais devem investir na criança, para que ela perceba que o que faz é importante. Repreender o tempo todo faz com que ela fique pior e se isole.


Psicólogos colaboram para a melhora

Heloísa afirma que sinais como ter dificuldade de se relacionar com colegas, de conseguir emprego, submissão, ter poucos amigos e dificuldades para lidar com problemas podem indicar que a pessoa precisa de ajuda profissional.

“O melhor caminho é procurar um psicólogo para tentar encontrar a raiz do problema, quebrar as barreiras e enfrentar os conflitos. Não existe um remédio ou um tratamento específico. Tudo deve ser conversado para tentar encontrar a causa dessa timidez excessiva”, aconselha.


Existe a timidez saudável

Mas nem tudo é problema quando o assunto é timidez. Entre os jovens isso é muito comum, principalmente durante uma paquera. Existe um certo mistério e vergonha de mostrar os sentimentos para o outro. Atitudes como essas são normais e até saudáveis.

Ficar calado diante de um grupo de pessoas desconhecidas aparentemente não apresenta problemas quando o jovem consegue se enturmar com o passar do tempo e conseguir dizer o que pensa.

Às vezes, os tímidos despertam até mais o interesse das meninas do que os mais exibidos e falantes da turma. “Adoro os meninos tímidos”, diz Laura Werneck, 16 anos. Laura encontra coro nas amigas Gabriela e Juliana. “Tem uns tímidos muito charmosos que nos motivam a conquistá-los cada vez que ficam sem jeito quando a gente se aproxima”, diz Gabriela, mostrando ainda um outro lado da questão.

É o do desafio e da motivação que este tipo de situação dá por inverter papéis tão solidificados na nossa cultura, como o do conquistador e o do conquistado. “Quase sempre os meninos fazem o primeiro papel. Os tímidos dão margem para que as meninas experimentem este lugar que normalmente é deles”, explica Heloisa.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões