Nunca é Tarde para Aprender

O que é HDMI?

A  A  A     

25 de fevereiro de 2008

Conheça a conexão 100% digital de áudio e vídeo

No mar de siglas técnicas dos aparelhos de alta tecnologia, HDMI é a novidade da hora. Como o nome (High-Definition Multimedia Interface) diz, esta é um conector 100% digital de áudio e vídeo. Um de seus objetivos é substituir completamente todos os outros cabos, tornando-se a única interface de contato entre uma TV e um aparelho de HD DVD, por exemplo. Para isso, ele substitui cabos separados de áudio e vídeo e os junta em uma única interface de conexão.

A grande diferença para o DVI-D e os antecessores

A vantagem mais "visível" do HDMI em relação do DVI-D é o menor espaço ocupado. Além disso, o HDMI dá suporte a sinais de áudio, já que o DVI-D também possibilita conexões digitais, mas é necessário utilizar em conjunto um cabo para transmissão de áudio. Outros padrões mais antigos, como os conhecidos "Vídeo Componente" e "S-Video" são conexões analógicas.

Outra diferença refere-se à resolução suportada pelas conexões: o HDMI pode suportar resoluções bem maiores do que o DVI, inclusive algumas delas ainda não disponíveis comercialmente e testadas apenas em laboratórios.

Engana-se quem pensa que a interface é exclusiva para ligar um aparelho de DVD a uma TV. O HDMI pode conectar qualquer fonte que utiliza áudio e vídeo digital, como videogames, notebooks, videoprojetores, TVs digitais e computadores. Vale lembrar que o DVI foi desenvolvido para ser utilizado em PCs.

Compatibilidade e o futuro da tecnologia

O HDMI também é compatível com o High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) um sistema antipirataria. Entre alguns aparelhos que já operam com saída HDMI, estão os videogames Playstation 3 e Xbox 360, nas versões Elite, Premium, Arcade e HALO Edition. Os leitores de discos de alta definição nos padrões Blu-Ray Disc e HD DVD também têm suporte para a interface.

Ainda não é possível determinar se o HDMI será a tecnologia padrão do mercado, porque a base de usuários ainda está em formação e porque outros formatos já aparecem como concorrentes, como a UDI (Unified Display Interface), DisplayPort  e WirelessHD (esta, uma conexão sem fio).



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar