Nunca é Tarde para Aprender

Memes

Você ainda vai criar um!

A  A  A     

 

Você conhece a Luiza, que morou no Canadá? E o rapaz ridiculamente fotogênico? Mesmo tendo escapado de algum desses, você provavelmente já riu com uma foto do falecido comediante Mussum fantasiado de "Seedorfis" ou "Obamis", certo? Se você é um dos 94 milhões de brasileiros conectados à internet e respondeu sim a uma dessas perguntas, você já presenciou um meme de internet!

Para a nossa alegria, os memes de internet são um verdadeiro sucesso no Brasil e no mundo. Seja através de vídeos, imagens ou montagens, eles espalham uma ideia ou valores que ganham intensidade a cada vez que são replicados. Em geral, os memes mais famosos são engraçados, mas eles também podem ter um cunho religioso, político ou moral, espalhando seus valores entre as pessoas.

Tal qual um vírus, os memes se propagam de forma rápida, com a vantagem de ganhar novas versões e podendo, até mesmo, ter o seu significado alterado. Não há uma fórmula para propagação de um meme, mas ferramentas como Twitter, Facebook e blogs são ambientes virtuais propícios para divulgar novas ideias. Afinal, eles contam com uma grande quantidade de participantes que interagem e gostam de compartilhar os seus conteúdos.

A origem dos memes

O que muitos não sabem é que a origem do meme está muito longe do mundo virtual. O conceito de memetizar foi desenvolvido em 1976 pelo biólogo Richard Dawkins, que considera o meme como uma ideia transmitida de pessoa a pessoa, em uma espécie de propagação cultural. De forma mais ampla, o meme pode nascer em qualquer meio, ganhando o mundo através da comunicação oral ou escrita, em piadas, paródias, discursos ou qualquer outro formato.

E já tem gente no mundo que ganha dinheiro com memes. Após acumularem mais de 30 milhões de acesso em menos de 15 dias com o meme "Para nossa alegria", os irmãos Jefferson e Suellen Barbosa foram contratados por uma gravadora, já fizeram aparições em programas de TV e, inclusive, se tornaram estrelas do comercial da Pepsi. Esse é apenas um exemplo, tanto é que hoje já existe uma profissão para cuidar desses novos astros, o agente de memes, responsáveis por monetizar o sucesso de público atingido por um meme.

 

Agora que você já sabe o que é um meme, mãos à obra. Pegue uma ideia, trabalhe nela. Faça um vídeo, uma montagem, uma tirinha de quadrinhos e divulgue na internet. Quem sabe você não vira um hit e tenha que contratar um profissional para agenciar a sua nova carreira...?



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões