Em Forma

Vai de coalhada ou de iogurte?

O que a coalhada e o iogurte podem fazer pela sua saúde?

A  A  A     

 

Coalhada e iogurte são alimentos que, se introduzidos no cardápio diário, ajudam a proteger o organismo de agressões externas pela incrível capacidade purificadora e desintoxicante que possuem.

É difícil se estabelecer a distinção entre a coalhada e o iogurte a não ser pelo aspecto puramente técnico: enquanto a coalhada é o resultado da coagulação do leite, o iogurte é produzido pela inoculação de microorganismos específicos no leite.

Eles foram popularizados pelos povos orientais, que encontraram nos subprodutos do leite (além da coalhada e do iogurte, o queijo e a ricota) a solução para prolongar a vida do produto e garantir seu consumo. Os antigos consideravam tanto um quanto o outro como o “alimento dos deuses” ou “leite da vida eterna”, não só pelo sabor como pelas suas qualidades para a saúde, afinal possuem todos os nutrientes do leite, tornando-se fontes de proteínas, cálcio, zinco, fósforo, vitamina A e vitaminas do Complexo B. E o que eles fazem pela saúde? A nutricionista Renata Figueiredo explica:

• as proteínas ajudam a construir, reparar e renovar os tecidos do corpo, (inclusive pele, unhas e cabelos) e participam da produção de anticorpos, de hormônios e de enzimas;

• o cálcio é fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, beneficiando as pessoas que sofrem de osteoporose;

• o zinco ativa a ação de enzimas que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento; favorece o desenvolvimento infantil e fortalece o sistema imunológico;

• a vitamina A é fundamental para a saúde da visão e da pele. Restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos e ajuda na prevenção da anemia nutricional;

• as vitaminas do complexo B exercem importante papel na produção de energia, na oxigenação das células, na produção de neurotransmissores e nas funções neurológicas normais, além de evitarem a anemia e a depressão.

A nutricionista lembra que os lactobacilos presentes nos iogurtes ajudam a restaurar e a manter a flora intestinal, por isso são indicados após o uso de antibióticos; defendem o intestino contra infecções, ao prevenir o crescimento de microorganismos patogênicos, protegendo, assim, o intestino contra o câncer, gases, etc; e favorecem o bom funcionamento do intestino.

Não é pouco, não? Mahatma Gandhi incentivou o consumo de iogurte na Índia, no que foi chamado de “reforma alimentar”. E é com leite desnatado que se produz grande parte do iogurte no país, obtendo-se um alimento menos gordo, sem prejuízo de seus nutrientes.

Depois de conhecer as vantagens, só resta adotar na rotina alimentar. Mas, nada de exageros, o ideal é consumir um pote de 200ml por dia, e de preferência natural ou de frutas porque são mais saudáveis e menos calóricos. Acostume as crianças também a este hábito e para que não fique caro, produza em casa.

Como fazer

coalhada caseira: aqueça o leite em fogo baixo e, quando estiver morno, pingue algumas gotas de limão. Espere talhar e, então guarde na geladeira para ficar consistente.

iogurte caseiro: misture algumas colheradas de iogurte comercial, feito com culturas vivas, ao leite semi-desnatado, e deixe a cultura coberta durante à noite à temperatura morna ou ambiente.

Bom apetite!

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões