Em Forma

Cuidados para quem exagerou no sol

A  A  A     

 

Quem não gosta de aproveitar os dias quentes de verão nas praias com direito a muito sol, água do mar e todas as coisas maravilhosas da estação. O problema é que quem não toma os cuidados necessários para se expor ao sol pode sofrer várias conseqüências: cabelo maltratado, pele ressecada, sardas etc.

Você pode até jurar que da próxima vez vai se cuidar, aumentar a proteção do filtro, usar bonés, mas agora é hora de reverter os estragos! O sol, o vento, a água do mar, o cloro da piscina combinados ressecam os fios e deixam o cabelo com aquele aspecto de palha. Além disso, podem provocar desde ressecamento na pele até problemas mais sérios como envelhecimento precoce e câncer de pele. Podemos cuidar dos efeitos mais leves com um tratamento intensivo. Não precisa se desesperar! Veja nossas dicas:

Pele ressecada precisa de hidratação

O primeiro sinal do estrago do sol na pele é o ressecamento que dá um aspecto de pele quebradiça, sem vitalidade. Mas antes de qualquer coisa é preciso livrar-se das células mortas que ficam na camada superficial da pele. A esfoliação vai fazer uma regeneração celular e retirar as células mortas para deixá-la macia e pronta para receber uma dose extra de hidratação. Os dermatologistas recomendam que você procure produtos que realizem uma esfoliação branda.

Nada de produtos abrasivos que podem deixar sua pele ainda mais ressecada! Uma opção caseira é misturar açúcar com mel e água, aplicar na pele e massagear delicadamente. Em seguida, aplique uma máscara hidratante. Este processo deve ser repetido uma vez por semana. Existem bons produtos no mercado para hidratar a pele à base de argila, mel e abacate. Se preferir, faça você mesma: adicione três gotas de óleo de girassol a meio pote de iogurte natural e mel. Essa mistura hidrata e revitaliza a pele, além de deixá-la mais macia.

Se você já usa um hidratante diário para o seu tipo de pele, certifique-se de que ele possui filtro solar com fator de proteção 15. Caso contrário, peça a seu dermatologista um produto para proteger sua pele que deve ser usado chova ou faça sol! Cumpra o processo básico de limpeza, tonificação e hidratação pelo menos duas vezes ao dia. É comum após a temporada de verão se deparar com novas sardinhas no rosto.

Há quem ache um charme, mas a sarda é sinal de que você não protegeu adequadamente sua pele ao se expor ao sol. Para tratá-las, é importante consultar um dermatologista para que ele indique o melhor tratamento. Existem diversos cremes manipulados e industrializados para clarear a pele e diminuir a quantidade de sardinhas.

Esfoliação é o primeiro passo para recuperar a pele

Comece fazendo uma avaliação sincera da situação da sua pele. Se estiver ressecada, desidratada ou descascando, algumas medidas simples podem resolver. Caso você note alguma alteração mais grave como manchas, pontos pretos e ressecamento profundo — a pele com aspecto quebradiço — é melhor procurar um dermatologista.

O primeiro passo para quem abusou do sol é fazer uma esfoliação cuidadosa no corpo. Você pode fazê-la em casa mesmo com um bom produto esfoliante que pode ser encontrado em lojas e farmácias ou com a mesma receita caseira usada no rosto. Massageie delicadamente o esfoliante na pele úmida em movimentos circulares, principalmente nos joelhos, pernas, pés e cotovelos, áreas que costumam ficar mais ressecadas. Buchas vegetais também são boas alternativas, mas devem ser usadas com cuidado.

Use pelo menos durante quinze dias, um bom óleo de banho na pele ainda úmida, antes da última chuveirada. O óleo vai deixar sua pele macia e pronta para receber o hidratante. Escolha um hidratante para pele seca, mesmo que a sua pele seja oleosa, pois este tipo vai supri-la do líquido que foi perdido. Faça massagens sempre começando pelas pernas e subindo para os braços e barriga. Nos joelhos e cotovelos utilize óleo para o corpo à base de amêndoas ou uvas.

Durante o banho, prefira os sabonetes neutros e utilize-os apenas para uma limpeza rápida. Nada de esfregá-lo no corpo por horas! Além disso, evite os banhos quentes que ressecam a pele. Uma ótima opção de receita caseira é misturar meio abacate com duas colheres de sopa de mel. Aplique a mistura sobre a pele limpa e deixe por 20 minutos pelo menos uma vez por semana. Para dar uma dose extra de hidratação, procure tratamento profissional que pode ser à base de óleos, frutas, lama medicinal etc.

Cuidado com os cabelos

Seco, ressecado, queimado e quebradiço são adjetivos comuns aos cabelos após a temporada de verão. Esquecemos de aplicar protetor solar nos fios, aplicar máscaras, cremes, usar bonés e aí o estrago é grande mesmo. Para recuperar os cabelos, comece livrando-se das pontas duplas e queimadas com um corte aparador. O objetivo é retirar no máximo cinco centímetros de cabelo. O que mais prejudica os cabelos nessa época é a falta de hidratação. Justamente quando os cabelos mais precisam de água, esquecemos dela.

Os cabelos precisam de água para manter-se bonitos, saudáveis e brilhantes. Mas não se pode simplesmente embeber os fios no líquido salvador. A água de que eles precisam está em sua própria estrutura. O problema é que suas madeixas vão perdendo gradualmente esta água. A hidratação, que pode ser profissional ou feita em casa, serve exatamente para bloquear a saída do líquido, barrando a evaporação e a perda por outros meios. Procure produtos à base de queratina, que é uma proteína que cobre pelo menos 80% dos fios. Esta substância vai restaurar a proteção dos fios e “alimentá-los” melhorando o aspecto de ressecado.

O ideal é utilizar a máscara pelo menos uma vez por semana e deixá-la nos cabelos por 20 minutos. Uma receita fácil para hidratar o cabelo a jato é misturar iogurte natural, mel e gérmen de trigo e deixar nos cabelos por 20 minutos sob touca térmica. Os cabelos vão ficar macios e com brilho. Para lavar os cabelos, escolha xampus à base de queratina, vitamina A e lanolina, que são ótimos revitalizadores.

Lave as madeixas com água morna ou fria e fuja do secador por algumas semanas. Se precisar utilizá-lo, deixe a temperatura fria há 20 centímetros da raiz. Após a lavagem, passe nas pontas dos cabelos produtos que contenham silicone, e no restante, condicionadores sem enxágue com filtro solar. Esses produtos irão nutrir os fios por algum tempo e protegê-los do sol, do qual, aliás, você deve manter-se longe por um bom tempo.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões