Em Forma

Stand Up paddle surf

Um esporte com a cara do Brasil

A  A  A     

 

O Stand up paddle surf não nasceu no Brasil, mas tem tudo a ver com a geografia e o clima do nosso país.

Eduardo Laucas, dono da Escola que ensina o esporte no Posto Seis, em Copacabana, RJ,  explica que o stand up surf ou SUP é uma das variações mais antigas de surf:  “O stand up era utilizado pelos havaianos como uma forma de locomoção entre uma ilha e outra. As remadas nas pranchas para cobrir percursos de longa distância também serviam para manter um bom preparo físico, pois a atividade exercita principalmente as musculaturas das pernas, costas, braços, peito e abdômen.  Com as adaptações feitas nos equipamentos, os havaianos passaram a utilizar as pranchas também para deslizar sobre as ondas”.

O esporte chegou no Brasil há mais ou menos quatro anos, e agora está ganhando força. Também pudera, é fascinante ver as pessoas deslizarem no mar ou em lagoas, remando em pé sobre uma prancha, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo. Parece que nascemos para nos locomover dessa forma, em perfeito equilíbrio e integração com a natureza.

Eduardo conta que “o barato do esporte é que ele proporciona uma  visibilidade tanto do mar quanto da praia bem diferente. Dá para observar cardumes e tartarugas enquanto se está remando ou surfando. Quando você está remando só ouve o som da sua prancha deslizando na água e o barulho dos pássaros e dos peixes pulando”.

O professor garante que o esporte faz muito bem à saúde, pois é um excelente exercício aeróbico, que ajuda a emagrecer e aumenta o tônus muscular, melhorando o desempenho cardiorespiratório. Também é muito bom para a concentração e para o equilíbrio!


Como aprender e como escolher o equipamento

A diferença entre o stand up e outras modalidades de surf é o equipamento e a postura do praticante. No stand up usa-se uma prancha de grande flutuação e a pessoa permanece em pé, deslocando-se com o auxílio de um remo.

Por isso as pranchas de stand up são bem diferentes das de surf "normal". Além de serem maiores têm mais borda para facilitar a flutuação. Os modelos de pranchas são variados, com propostas diferentes para atender a um público diverso.

As pranchas já são fabricadas no Brasil, embora na Escola e para uso pessoal,  Eduardo prefira as da Art in surf (www.artinsurf.com.br) que são importadas do Havaí. No Rio, os fabricantes mais conhecidos são Rico, Kaneca, Daniel Fridman e Pastor.

Qualquer pessoa pode aprender o stand up, o único requisito é saber nadar. Fora isso o esporte é para todos, sem limitação de sexo ou idade. E pasmem! “As pessoas que nunca surfaram”, diz Eduardo, “têm a mesma dificuldade de um surfista experiente”.

Para aprender pode levar até 30 aulas, dependendo da pretensão e, claro, das habilidades do aluno. O curso, que se divide em básico (somente remada) e avançado (surfar), fornece todo o equipamento necessário para as aulas, que têm a duração de uma hora. Em grupo (máximo de 4 pessoas), a aula sai mais barata do que a individual.

A Escola não só ensina o esporte como também auxilia o praticante a escolher sua prancha ideal. O conjunto de prancha e remo varia entre 3 a 4 mil reais.

Onde praticar?

Esse esporte está bem difundido em Santos (SP), Florianópolis (SC) e Rio. Já existem competições nacionais: o Rico de Souza é responsável por alguns campeonatos de stand up, sempre muito bem organizados. No Rio, as melhores praias para praticar são o Posto 6 de Copacabana, Barra, Macumba e Grumari”, esclarece Eduardo.

E quanto ao perigo? O professor lembra que todo esporte náutico oferece risco e que é preciso respeitar a natureza. Também é importante ter um bom condicionamento físico, nunca praticar sozinho, e de preferência sem vento, pois quando se rema a favor do vento é bom, mas não se pode esquecer que é preciso voltar, e, então, o vento pode atrapalhar bastante. Outros cuidados são: uso de protetor solar, de roupas claras e manter-se bem hidratado!

Mas, se você não quer arriscar, vale a pena, ao menos, apreciar. É um barato e dá a sensação de que é muiiiiiiito fácil....

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões