Em Forma

Corrida sem lesões

Vamos praticar?

A  A  A     

 

Correr ao ar livre é uma opção simples e prazerosa de se entrar em forma. E pode ser praticada depois dos 50, desde que haja boas condições de saúde. Além de emagrecer, melhora o condicionamento cardiorrespiratório e fortalece os músculos dos membros inferiores. Tanto a caminhada quanto a corrida são eficientes para a perda de peso, mas correndo este resultado é alcançado mais rapidamente porque a queima calórica é maior.
 
Para quem quer aproveitar o estímulo do verão e iniciar-se na prática, deve antes procurar um médico para avaliar seu estado de saúde porque alguns casos exigem cuidados especiais: as pessoas acima do peso ou com lesões articulares, que podem piorar com o impacto, não devem começar de imediato pela corrida; para os que têm algum tipo de complicação cardíaca, é importante o monitoramento por um profissional competente. Nestes casos é aconselhável correr indoor. Há várias academias que oferecem esse serviço.

Cuidados necessários

Dado o sinal verde pelo médico, é hora de se preparar. Escolha um tênis apropriado, que amorteça o impacto das passadas. Este detalhe não deve ser desprezado, porque o desconforto e o mal estar, causados pelo tênis errado, fazem muita gente abandonar a atividade logo no início. Use roupas leves e claras que absorvam o suor e evite correr em terrenos irregulares e em paralelepípedos. Se puder escolher, prefira grama, terra ou areia batida.

Antes de começar a correr, não deixe de aquecer-se: faça uma boa caminhada seguida de exercícios de alongamento. Inicie a corrida em ritmo lento e vá aumentando gradualmente até uma velocidade que não seja estressante para você, porque o ritmo é individual e também pode variar com seu estado físico e emocional. No início, é interessante monitorar a freqüência cardíaca antes, durante e após o exercício porque ela pode revelar se o ritmo está adequado ao seu condicionamento físico. Isto pode ser apurado por medição manual, que dá margem a erros, ou usando o frequencímetro, que é mais seguro e pode ser adquirido em lojas esportivas.

No final, inverta. Desacelere para que o corpo possa voltar aos poucos ao estado de equilíbrio. Não pare bruscamente, caminhe por mais cinco minutos e, em seguida, faça alongamentos.

Mas, lembre-se, quem é iniciante nada de esforços exagerados! Avance aos poucos, deixando que o corpo se acostume aos movimentos da corrida. Vá caminhando e volte correndo, por exemplo. Uma boa referência do ritmo adequado é conseguir conversar enquanto corre.

Uma boa ideia também é juntar-se a grupos de corredores que se encontram em local e horário combinados. Alguns são livres, outros têm acompanhamento de instrutores e se transformam em aula.
 
Dicas para melhorar a corrida e torná-la mais agradável:

- não corra em jejum, mas coma alimentos leves de fácil digestão;
- comece correndo no máximo dez minutos e aumente um a dois minutos por dia até chegar pelo menos a vinte;
- mantenha o corpo ereto, cotovelos em 90 graus ao lado do corpo e mãos relaxadas com a palma para baixo;
- nunca corra doente
- crie intimidade com seu corpo e aprenda a ouvi-lo pois há dias em que ele não está pronto para se exercitar e forçá-lo pode causar lesões
- em dias quentes, beba de 300 a 500 ml de líquido a cada 10/15 minutos de corrida para não se desidratar, proteja-se e escolha o horário em que o sol esteja menos intenso

Agora, é só se programar....



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões