Em Forma

Cabelos cacheados

Segredos e truques para manter o charme!

A  A  A     

29 de março de 2011

Mulheres, está na hora de dar carta de alforria aos cabelos. Já era tempo de acabar com a ditadura da escova, alisamentos e com a paranóia de fazer chapinhas semanais. E a melhor maneira é deixar o cabelo natural à mostra. Existem bons produtos no mercado que vão auxiliar na tarefa de tirar o volume, dar forma aos cachos e hidratá-los. Beldades como Ana Vanessa da Matta, Thaís Araújo e Maria Fernanda Cândido estão aí para provar como os fios “ao natural” são lindos.

A cabeleireira Roberta Sampaio, que tem um salão com o seu nome, diz que muitas mulheres têm impressões erradas sobre os cabelos cacheados. E como não sabem como tratá-lo, acabam deixando ele pior. “Os cabelos cacheados costumam ser mais ressecados e frágeis, e se não forem hidratados ficam quebradiços e sem brilho. O ideal é fazer hidratação a cada duas semanas, usar produtos específicos e cortar as pontas a cada três meses”, afirma.

Roberta explica que, por enrolarem, muita gente acredita que cabelos cacheados demoram mais a crescer. “Isso é folclore. O que acontece é que à medida que o cabelo vai crescendo, os fios ondulam e parece que o processo demora mais para acontecer. Mas como todos os tipos de fios, ele cresce de um centímetro a um centímetro e meio por mês”.

Sempre bonito

Não adianta entupir o cabelo de produtos químicos e esperar que uma hidratação vá fazer um milagre. Como o cabelo cacheado tende ao ressecamento, dar uma mãozinha a ele e evitar tinturas ajuda muito para que ele fique sempre brilhante.
“O cabelo cacheado produz oleosidade como qualquer outro, porém como ele ondula, o óleo não consegue chegar até a ponta fazendo com que resseque. Por isso, é tão importante usar produtos de boas marcas que limpem a raiz e ao mesmo tempo hidratem o restante dos fios. Produtos finalizadores como os cremes sem enxágüe e silicones ajudam a evitar o ressecamento e pontas duplas”, conta a cabeleireira. Produtos à base de queratina, proteínas e aminoácidos são recomendados para hidratar o cabelo.

Quem tem cabelo cacheado

A professora Maria Cristina Guimarães, 45 anos, vive às voltas com o tratamento dos cabelos. Como sempre foram ondulados, há muitos anos ela faz relaxamento para tirar o volume, mas confessa que os fios ficaram quebrados e com um aspecto feio. “O cabelo não tem aquela aparência saudável. Há um ano tento reparar os danos. Faço hidratações semanais, corto as pontas a cada dois meses e uso produtos à base de proteína de trigo, indicados por meu cabeleireiro. Sei que vai demorar, mas terei meus cachos de volta”, comemora.

A dentista Denise Ferreira, 32, sempre gostou dos cabelos cacheados e nunca pensou em se livrar deles. “Desde adolescente eu deixo o cabelo enrolado. Só faço escovas em ocasiões especiais como casamentos ou formaturas. Adoro meu cabelo cacheado e ele tem tudo a ver comigo, com a minha personalidade. Gosto de lavá-los a cada dois dias e usar silicone nas pontas. Eles ficam com um caimento natural sem parecer que fui ao salão para enrolá-los”, explica.

Dicas

- Usar produtos sem enxágüe como cremes (também encontrados no mercado com o nome de leave in) e gotas de silicone evitam que os fios fiquem ressecados e quebradiços. Há muitas marcas no mercado, na dúvida, peça uma indicação do seu cabeleireiro. - Faça hidratações periódicas. Assim o cabelo fica com brilho, nutrido e com aspecto saudável. Não adianta colocá-los à mostra se estiverem cheios de pontas e mal cuidados.

- Para quem não gosta de sair de casa sem os fios estarem no lugar, reparadores de pontas, sprays e mousses são a solução. Os produtos ajudam a diminuir o volume e a tratar os fios.

- Quem não quer gastar muito fazendo hidratações nos salões de beleza, pode fazê-las em casa. Um bom creme à base de manteiga de karité, por exemplo, faz um bom efeito. Prefira apenas envolvê-los em um papel alumínio ou em uma touca laminada, sem touca térmica. O calor produzido pelo couro cabeludo ajuda a abrir a cutícula do fio o que facilita a penetração do produto.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar