DISCIPLINAS

Em Forma

Cabelo afro

A  A  A     

12 de dezembro de 2010

Foi-se o tempo que cabelos crespos mereciam doses abundantes de creme e pediam pelo menos 30 minutos diários de chapinha para que pudessem sair à rua. Hoje, novas técnicas melhoraram e facilitaram a vida de quem tem cabelo muito crespo, ou o chamado cabelo afro ou étnico. Eles ganharam as ruas, as passarelas e as telas da televisão.

A lista de famosos que abusam das infinitas possibilidades dos cabelos afro é imensa: os cantores Marcelo D2 e Falcão, do Rappa, as atrizes Isabel Fillardis e Adriana Lessa e até o jogador de futebol Vagner Love são alguns destes nomes. Cada um a seu estilo, eles não perdem a chance de mudar completamente o visual apenas com um mexida nos fios.

Apesar do visual estiloso, é sempre bom lembrar que há muito trabalho por trás do cuidado. Os cabelos muito crespos têm tendência a formar nós espontaneamente ou devido à ação de penteados. Além disso, são mais oleosos, já que os hidratantes naturais saídos do couro cabeludo não conseguem chegar à ponta do fio em função das muitas curvas pelo caminho. No caso deste tipo de cabelo, as aparências enganam.

À primeira vista, parecem fortes e espessos, mas uma análise mais minuciosa revela fios ressecados e bastante finos, com uma certa curvatura, o que contribui muito para que quebrem com facilidade. A ação cotidiana de lavar e secar com escova enfraquece e leva os fios a um ciclo de estresse que requer muitos cuidados para manter a saúde capilar.

Cuidados antes, durante e depois

Quem deseja manter os fios bonitos tem que arregaçar as mangas: não é fácil, mas um elogio especial compensa todas as tarefas. Para começar, é sempre necessária uma hidratação freqüente, especialmente antes da modelagem com chapinha ou secador. Uma aplicação de protetores preventivos contra o ressecamento dos fios é uma ótima idéia.

A cada dois dias, lave-os utilizando shampoos com Aloe Vera, aveia ou jojoba, além de condicionadores com partenol ou vitamina E em suas fórmulas. Depois de enxaguá-los, aplique um leave-in, o condicionador que deve ser deixado nos cabelos após lavados, para garantir a proteção dos fios e mantê-los sedosos e macios. Tenha apenas o cuidado de focar a aplicação nos fios e não no couro cabeludo.

O penteado também é uma etapa importante, já que na escovação os fios mais frágeis quebram. Prefira pentes com dentes largos, ideais para desembaraçar sem danificar, e depois do processo não faça cachos, tranças ou rabos-de-cavalo, para garantir a boa forma dos fios. Pentes do tipo “garfo” devem ser usados por quem fez permanente, tem cabelos ondulados ou muito crespos. Se a escova é inevitável para você, prefira aquelas com cerdas de madeira, que por ser um material poroso consegue absorver bem as impurezas e não agride o couro cabeludo.

Escolha: alisamento, permanente ou relaxamento

Muita gente acha que é tudo a mesma coisa. Grande engano! A permanente junta os fios mais grossos até formar cachos, em um procedimento pouco agressivo. O relaxamento é ideal para quem não se incomoda com os cachos, mas detesta o grande volume formado por eles, e o alisamento, por sua vez, é o procedimento mais radical que deixa os fios lisos para facilitar o penteado. Veja mais detalhes sobre ele abaixo.

Chapinha japonesa em cabelos afro?

A combinação parece estranha e causou polêmica, mas alguns salões experimentaram e atingiram o sucesso: sim, é possível alisar com chapinha japonesa cabelos do tipo afro. Enquanto em cabelos lisos o processo conserva-se por 4 a 6 meses, no cabelo afro o procedimento deve ser repetido a cada 45 dias para evitar que a raiz apareça ondulada simultaneamente aos fios alisados.

Após a aplicação, são recomendadas seguidas sessões de hidratações e uso de produtos específicos para este tipo de cabelo, em casa. No entanto, se você possui cabelos assim e interessou-se, é preciso saber que nem todos podem passar pelo alisamento. Cabelos mal cuidados, muito ressecados e quebradiços, devem receber um tratamento prévio, para otimizar os resultados finais. Já deu para perceber o quanto cabelo afro é bonito,não? Basta um pouco de cuidado, disciplina e seus fios farão muito sucesso, garantindo inúmeras opções para modelagem.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões