Em Forma

As emoções do trekking

A  A  A     

 

 

Na tradução livre, "Trekking" significa caminhar - uma atividade praticada pelo homem desde que ele se tornou bípede. Mobiliza todos os músculos da perna, outros tantos das costas e é uma das formas mais saudáveis e agradáveis de se perder peso. 

 

Mas andar simplesmente, sem uma motivação maior ou até mesmo companhia, não tem graça. Afinal, fazemos isso diariamente, na ida ao trabalho, em supermercados, enfim, em quase todas as tarefas cotidianas. Porém, andar em trilhas selvagens, observando belas paisagens é outra história. A animação aumenta e a recompensa é grandiosa. Aí está a filosofia básica do trekking, um esporte que vem ganhando adeptos em todo o mundo e tirando da poltrona outros tantos sedentários, fascinados pelas possibilidades da atividade. Esta característica principalmente vem colaborando para a rápida expansão da atividade. 

 

Teoricamente, qualquer pessoa em bom estado de saúde pode praticar caminhadas, ajustando a duração e os trajetos à sua preferência 

 

Tipos variados 

Pouco conhecido do público em geral, o trekking ainda é muito confundido com escalada ou montanhismo. Na verdade, estas atividades podem até acontecer após algumas sessões de caminhada, mas o trekker (quem pratica o esporte) dedica-se exclusivamente à arte de andar por entre florestas, descobrindo cachoeiras e observando a natureza mais de perto. E, dá para escolher que tipo de trekking você se sente mais feliz...

Trekking de velocidade: cujo objetivo é chegar mais rapidamente até os pontos pré-determinados, utilizando basicamente a bússola e as cartas de navegação. Além de abusar das pernas, lógico... 

 

Trekking de regularidade: sem correria, mas focado no percurso e no tempo determinado. Esta é a regra nas competições deste tipo de trekking, que além das bússolas e das cartas, utiliza planilhas com velocidades médias e distâncias para aprimorar o controle. 

 

Trekking com duração de um dia: esta modalidade, em geral não-competitiva, é muito apreciada no Brasil, especialmente dentro das grandes cidades. Assim, pode-se percorrer o trajeto e ainda voltar para a casa no fim do dia, com o cansaço e a sensação de dever cumprido! 

 

Trekking de longa distância: Já ouviu falar das longas travessias no Nepal e outros pontos turísticos? Pois é, este tipo de trekking pode durar vários dias, e é considerado uma verdadeira expedição, uma vez que é necessário levar material para isso: fogareiros, comida de sobra, água, guias... 
 

Onde praticar? 

 

Bico do Papagaio, Pedra da Gávea e o Morro da Urca, além de vários passeios na Floresta da Tijuca são alguns dos pontos mais utilizados pelos trekkers cariocas, com variações de dificuldades para todos os níveis de interessados. Os dois primeiros, por exemplo, são considerados trajetos pesados, com caminhadas longas e em terrenos íngremes e acidentados. 

 

Niterói também guarda algumas belas localidades para a prática. As Trilhas do Martelo, Ribeirão e Bom Jardim (Brotas), o Parque Estadual da Serra do Mar (com núcleos em Caraguatatuba e Ubatuba) e várias opções em Campos de Jordão são alguns dos destinos reservados aos paulistanos. Ainda que precisem percorrer maiores distâncias para chegar à natureza, em comparação aos cariocas (que têm trilhas dentro do perímetro urbano), quem sai de São Paulo rumo à caminhada desliga-se completamente do clima e do estresse da cidade. Brotas, por sinal, é considerada uma das capitais nacionais do trekking, com opções variadas e ótima infra-estrutura. O mais importante antes de se aventurar é certificar-se que as trilhas combinam com seu perfil e você conseguirá completá-las sem terminar o trajeto extenuado. Desafiar os limites e tentar completar percursos de alta dificuldade pode ser perigoso. 


Dicas importantes

 

Para aproveitar melhor o passeio, vale a pena prestar atenção em algumas dicas:

 

- A mochila deve conter: curativos do tipo bandaid e esparadrapos, gaze, mercúrio- cromo, muita água mineral e alimentos leves e práticos. Os biscoitos e as barras de cereais são os campeões de preferência. Roupas leves também devem entrar na lista. É bom calcular um jogo completo para cada dia de caminhada. 

 

- Nunca pratique trekking sozinho. Já imaginou torcer o pé ou perder a rota no meio de uma mata desconhecida? Uma companhia mais experiente é sempre bem-vinda. 
 

- O alongamento antes da caminhada pode prevenir contraturas e outros problemas musculares. Dê atenção especial às pernas. 
 

- Não beba água de rios e lagos desconhecidos. Mesmo que ela pareça limpa, pode estar contaminada desde a nascente. 
 

- Opte por um crescente em dificuldades para ganhar experiência.

 

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões