Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O Brasil pode ter um futuro promissor a médio prazo na área de Paleontologia

Carlos Borone | Paleontólogo

A  A  A     

O Brasil tem um futuro promissor a médio prazo na área de Paleontologia. É o que pensa o paleontólogo Carlos Borone. Formado em Biologia, Borone tem mestrado e doutorado em Paleontologia. Ele trabalha há quatro anos na pesquisa de fósseis do Museu Nacional do Rio de Janeiro, um dos principais centros de estudo dessa área no Brasil.

Por que você decidiu ser paleontólogo?

Apesar de ser da era pré-Jurassic Park, sempre fui fascinado por dinossauros. Tinha alguns brinquedos de dinossauros e vários álbuns de figurinhas. Acabei estudando Biologia, mas ainda no início da faculdade conversando com um paleontólogo, eu me apaixonei pela profissão. Foi ali que decidi que era isso que seria. Pensei em trocar a faculdade por Geologia, mas depois decidi que quando terminasse iria me especializar em Paleontologia e assim eu fiz.

Como é o trabalho do paleontólogo?

O paleontólogo é um especialista em fósseis, que são todos os vestígios da vida preservados nas rochas, sejam grandes ou pequenos. Ele investiga desde restos fossilizados de organismos microscópicos, como protozoários, algas e bactérias, até plantas com flores, mamíferos e invertebrados aquáticos e terrestres. As fezes, pegadas e pólen fossilizados também formam parte do campo de estudo paleontológico.

Como está o mercado de trabalho?

O número de fósseis encontrados no Brasil ainda é pequeno se comparado ao de outros países e ao nosso potencial. Acho que os investimentos nesta área ainda são tímidos e faltam profissionais. Mas acredito que nos últimos três, quatro anos essa situação está começando a mudar. A procura pelo estudo da paleontologia, assim como a demanda de profissionais vem crescendo bastante. Vejo a médio prazo um futuro promissor para a paleontologia no país, caso os investimentos continuem nesta proporção. Descobertas como a do Ceará ajudam a confirmar isso. O interesse das pessoas por Paleontologia também cresceu. Um exemplo foi a primeira exposição de dinossauros no Brasil, no Museu Nacional, e conseguimos 220 mil visitantes. Foi o recorde de público de uma exposição de conteúdo científico no Brasil.

Em que áreas o Paleontólogo pode atuar?

Ele pode trabalhar em pesquisas relacionadas a microfósseis, ou naquelas que visam desvendar a vida no planeta através dos fósseis. No primeiro caso, geralmente são patrocinadas pela Indústria do Petróleo. No segundo caso o Paleontólogo estará contribuindo para o desenvolvimento da ciência, da cultura e da educação. É uma área essencialmente acadêmica, voltada para a pesquisa.

Qual é a formação do paleontólogo?                     

Geralmente ele é um biólogo, como é o meu caso, ou geólogo que fez uma especialização em Paleontologia. A Biologia e Geologia são a base da Paleontologia já que o método paleontológico se apoia nestas duas áreas. Na verdade, considera-se que o paleontólogo seja um biólogo com amplos conhecimentos geológicos. Ao estudar Biologia, ele adquire conhecimentos de Anatomia, Zoologia, Botânica, Taxonomia, Ecologia e Fisiologia. Já na Geologia, aprende Sedimentologia, Geomorfologia, Mineralogia e Estratigrafia, que é o método utilizado para datar os estratos da superfície terrestre através dos fósseis.

Que características deve ter alguém que pretende seguir esta profissão?
 
Deve ter vontade de ser um estudioso, ter o senso de curiosidade aguçado e grande interesse por fósseis e pela geologia e biologia em geral.

Que conselhos você pode dar para quem vai ingressar na faculdade no próximo ano?
 

Dedique-se bastante. O seu conhecimento é o maior trunfo na hora de tentar desvendar os mistérios dos fósseis. Estagie desde cedo e independente da faculdade que opte, procure uma boa especialização em paleontologia. O ideal é não parar de estudar nunca!
 
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões