Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Psicologia: O importante ato de ouvir.

Beatriz Graciosa Germano Santos | Psicóloga

A  A  A     

Beatriz Graciosa Germano Santos formou-se em Psicologia na PUC do Rio de Janeiro. O estágio supervisionado em uma escola municipal acabou despertando seu interesse por desenvolvimento infantil, especialmente o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais, por isso já está fazendo uma pós-graduação em Psicomotricidade. Especializada também em Gestalt Terapia, hoje, Beatriz atua em duas vertentes: em psicoterapia com crianças e adultos no seu iniciante consultório particular e na Escola infantil CoresPlaygym.

O que a levou ao curso de Psicologia?

No segundo ano do colégio fiz terapia ocupacional, onde descobri a Psicologia. Mesmo assim, na época do vestibular, tive algumas dúvidas, mas tenho alguns familiares psicólogos com quem sempre gostei muito de conversar. Somando o interesse pela Psicologia com esse convívio familiar, acabei me decidindo e só tentei o curso de Psicologia nas faculdades escolhidas.

Uma das razões que leva muitos jovens a pensar que têm vocação para psicólogo é ser procurado com frequência pelos amigos que querem desabafar ou conversar sobre suas dúvidas existenciais. Isso realmente pode ser um indício de vocação?

A Psicologia é uma profissão em que a pessoa precisa gostar de ouvir a historia do outro, mas ouvido de amigo não é igual a ouvido de psicólogo, por isso não acho que esse seja um indicio real. Pode até ser uma pista, mas envolve muitas outras coisas, como por exemplo, a maneira como você lida com o que os amigos contam.

Que habilidades são fundamentais para um bom psicólogo?

Para ser psicólogo é preciso ter curiosidade sobre o outro e sobre você mesmo;  coragem para se conhecer muito bem através do processo psicoterapêutico, o que é indispensável para quem quer um dia conduzir uma terapia. Para trabalhar as emoções do outro é preciso trabalhar  muito as próprias emoções. Nunca se sabe quando a história de um paciente vai mexer com as suas próprias feridas. É preciso ter muita vontade de aprender, fazer muitos cursos depois da graduação. Garra e energia também são importantes porque, principalmente na clinica, não é fácil começar. No entanto, é muito gratificante quando alguém confia a você seus maiores segredos e você consegue ajudá-lo.

Quais os campos de atuação desse profissional?

São muitos os campos de atuação. Tem o trabalho de clinica com adulto, criança, família, adolescente, casal, grupo, e também em hospitais, na justiça, no esporte, em escolas, nas empresas em diferentes formas de atuação,...

Qual a formação necessária para atuar na profissão?

A graduação em Psicologia dura cinco anos, mas não é suficiente para atuar. É necessário no mínimo uma especialização, mesmo que, ao sair da faculdade, já se esteja fazendo um estágio na área em que se pretende trabalhar. Além de uma pós graduação é preciso continuar estudando sempre.

Como está o mercado de trabalho para o psicólogo? E qual o campo de atuação mais favorável, ou seja, que paga melhor, que tem mais empregos, ou mais perspectivas no futuro?

O campo que mais cedo remunera melhor é o empresarial, na área de  Recursos Humanos  e Coaching. Apesar de haver muitos psicólogos no mercado, na área clinica sempre há espaço para os que realmente são bons. As áreas ligadas à infância e à geriatria estão crescendo pelo maior interesse da sociedade sobre esses segmentos.

Atibui-se uma certa magia ao psicólogo, especialmente ao psicoterapeuta. Por conta do seu trabalho, além desse profissional  ter acesso ao íntimo dos seus pacientes, imagina-se que ele tem o poder da cura e da transformação.  É simples assim? Qual a diferença entre fantasia e realidade?

A diferença, eu acredito, na minha área de atuação que é o Gestalt terapia, é que não somos nós que curamos o outro. Explicando de um modo simples, pode-se dizer que, de diversas formas, mostramos um caminho, mas se o outro, que veio nos procurar, não se responsabilizar por esse processo, o psicoterapeuta nada pode fazer sozinho. A psicoterapia é um processo e não um passe de mágica.

É imprescindível que o psicoterapeuta passe por um processo de análise ou de terapia? Isso é importante também para todas as outras áreas da Psicologia?

Especialmente para o psicoterapeuta, eu acredito que é imprescindível passar por um processo terapêutico. É importante também para as outras áreas da Psicologia por se estar trabalhando diretamente com seres humanos, com dificuldades, carências e feridas comuns a todos nós.

Qual a expectativa salarial da profissão?

Fica difícil responder porque cada área de atuação tem uma média salarial. Com exceção do trabalho em empresas, posso dizer que nos primeiros anos de formado, muitas vezes pagamos para trabalhar ou ganhamos muito pouco, mas pelo que tenho observado,  com o passar dos anos o quadro se reverte e a remuneração cresce.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões