Oi Educa
 
Usuário Senha




    

PROFISSIONAIS DE SUCESSO




Hugo Kussama

Geólogo


Entendendo o planeta Terra

As grandes obras de infraestrutura e o desenvolvimento na exploração de petróleo no Brasil têm sido impulsionadores de diversas profissões no Brasil. Uma delas é a Geologia, carreira que tem como foco o entendimento do sistema Terra. Geólogo de carreira, Hugo Kussama explica como está o mercado de trabalho para os profissionais na área, fala do dia a dia do geólogo e ainda comenta como é o curso de graduação em Geologia no Brasil.

Quais são as atribuições de um geólogo e qual é o seu campo de atuação?

Um geólogo tem como atribuições investigar, mapear e indicar os solos e rochas, basicamente. Isso inclui a Geologia básica (Cartografia, Mapeamento geológico, Mineralogia, Petrologia, Geologia Estrutural, Sedimentologia, Paleontologia, Estratigrafia, Geoquímica, Geofísica, Pedologia,  Geomorfologia, Espeleologia e Geodiversidade), Geologia de engenharia (Mapeamento geotécnico, Geotecnia, Mecânica das Rochas e Solos, Sondagens, Estabilidade de Taludes e Risco Geológico), Geologia econômica (Prospecção mineral, Geoestatística, Quantificação, Qualificação, Produção e Gênese de jazidas minerais), Geologia do Petróleo (Prospecção de hidrocarbonetos, Geoestatística, Quantificação, Qualificação, Produção e Gênese de hidrocarbonetos e perfilagem de poços), Meio Ambiente (Ordenamento do território, Risco geológico e remediação de áreas afetadas/contaminadas) e Ensino e Pesquisa (Formação de geólogos, técnicos e outros profissionais, Pesquisa e História da ciência).

Qual é a formação necessária para alguém se tornar um geólogo? Existe alguma especialização?

Como vocês podem ver a geologia é uma área vasta do conhecimento, mas também é uma ciência, relativamente nova (Livro: Principles of Geology por Charles Lyell 1830), que utiliza a Matemática, Física e Química como ferramentas de estudo para o entendimento do sistema Terra.#destaque#

Quais são as características necessárias para um bom profissional na área?

Gostar de ciências (Matemática, Física e Química, principalmente), viajar e ter um ímpeto explorador.

Como é um dia de trabalho de um geólogo? O profissional vai sempre a campo ou a rotina é mais de escritório? O trabalho é dinâmico?

Como eu disse existem diversas áreas de atuação de um geólogo e rotina de trabalho varia muito. Geólogos de campo costumam ir a campo com muita frequência, no dia a dia (geólogo de mina por exemplo) ou em campanhas de algumas semanas (geólogo de exploração mineral ou petróleo e gás). Os geólogos de escritório costumam acumular funções de administração, coordenação de equipes e as próprias funções de um geólogo, como análise de dados e decisões técnicas. O dinamismo do trabalho varia de acordo com cada área de atuação, mas a maioria costuma ser muito.


Quanto ganha, em média, um geólogo?

Uma média é muito difícil de considerar, o piso definido pelo CREA é 8,5 salários mínimos, mas geólogos muito experientes podem chegar a ganhar mais de 50.000 reais por mês.

No Brasil, não há especialização em geologia na graduação, a formação inclui todas as áreas da geologia e o tempo de formação é de 5 anos. Diversos países da Europa possuem tempo de formação básica de 3 anos e 2 anos de especialização nas diversas áreas de atuação.


Como estão as perspectivas de trabalho para um jovem que escolhe a profissão? O desenvolvimento do setor de Oil&Gas no Brasil contribui para o desenvolvimento da área?

As perspectivas tendem a ser muito favoráveis, pois as grandes obras, descobertas minerais e de petróleo, a falta de estudos em detalhe (Mapeamento geológico, ambiental e de risco) e a pouca quantidade de cursos de geologia tornam o geólogo um profissional escasso no mercado de trabalho. No Brasil, existe apenas uma universidade particular com curso de geologia, todas as outras são publicas e a maioria federal, e o curso é de período integral com 5 anos de formação. Essas condições tornam a geologia uma das profissões mais promissoras no Brasil, porém o setor de exploração e de grandes construções civis é muito sensível às crises financeiras, e variações no mercado do trabalho são normais.


MATÉRIAS ANTERIORES




       Copyright© 2001 - 2014 Escola24horas S.A. Todos direitos reservados.