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Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O responsável pelos documentos

Ana Paula Sales | Arquivologia

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Toda empresa reúne uma grande porção de informações e documentos que precisam estar organizados para poderem ser localizados quando necessário. O responsável por gerenciar os dados e documentos de uma organização é o arquivologista, profissional que precisa ser multidisciplinar para poder lidar com qualquer tipo de informação. Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Paula Sales explica qual o papel do arquivista no dia a dia das empresas, dá detalhes sobre a graduação na área e comenta como anda o mercado de trabalho.

 O que faz um arquivista?

O arquivista é o profissional responsável por gerenciar as informações presentes nos documentos de uma instituição visando a sua preservação. Os documentos de arquivo são considerados patrimônio de uma instituição, pois comprovam sua história, bem como as atividades e funções desenvolvidas ao longo do tempo.

O trabalho de um arquivista consiste em organizar as informações e os documentos para a rápida recuperação e disponibilização destes. Estejam eles em suporte papel, fotografia, microfilme, vídeo, CD, ou, ainda, em banco de dados online.

Como é o curso de arquivologia?

 O curso de arquivologia dura, em média, quatro anos e é multidisciplinar, já que um arquivista precisa ter conhecimento de diversas áreas como: direito, história, contabilidade, administração, biblioteconomia, pois trabalha com documentos de todos os setores de uma instituição. As disciplinas específicas dessa graduação como conservação e preservação de documentos; projeto e implantação de sistemas de arquivo; estágio supervisionado; avaliação documental; paleografia (estudo das escritas antigas), entre outras, trabalham as técnicas para a guarda ou gerenciamento de documentos. Outras disciplinas muito importantes durante ao curso são as de informática, pois, atualmente, os documentos em meio eletrônico e as bases de dados são os principais objetos de trabalho de um arquivista.

Quais são as possibilidades de trabalho para um profissional que se forma na área?


O profissional de arquivologia encontra oportunidades tanto no setor público (concurso público), quanto no setor privado, pois há arquivos em todas as instituições. Também existe a possibilidade de atuar como autônomo com consultoria em arquivos.

Quais são as características necessárias para alguém se tornar um bom profissional na área?


O arquivista deve ser organizado, metódico, ter senso crítico, boa leitura e interpretação de textos, gostar de trabalhar em equipe, ser cuidadoso para manipular documentos frágeis, especiais e de diferentes épocas históricas, gostar de fazer pesquisas e ter capacidade de planejamento.

Existem especializações para quem se forma em arquivologia?


Sim, mas são poucas. No Brasil, o curso de arquivologia é oferecido apenas em 12 estados. Há especializações, por exemplo, em: conservação e restauração de documentos; gestão eletrônica de documentos – GED; Ciência da Informação; tratamento de fotografias. É muito comum que as especializações sejam feitas, também, em outras áreas interligadas à arquivística como história, administração e informática, por exemplo, em tecnologia da informação – TI e Gestão de projetos.

Como estão as perspectivas de trabalho para um jovem que escolhe a profissão?

As perspectivas são grandes. Há facilidade, inclusive, em conseguir estágios durante a graduação. No setor público, há oportunidades em diversos órgãos como tribunais, autarquias, empresas públicas, Senado Federal, etc. É uma área que está se consolidando, que oferece vários desafios e que está em expansão.
 

 



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