Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Administração Pública: Profissão em Expansão

Fábio Cardoso | Administração Pública

A  A  A     

Formado em Administração, Fábio Cardoso conta que a formação do administrador acompanha as mudanças do mercado de trabalho e se expande em alguns ramos, dentre eles, o da Administração Pública.

Fala do que o mercado valoriza no administrador e dos vários segmentos que o profissional da área tem para escolher. Vale a pena conferir!

Faça um breve resumo da sua formação e experiência profissional.
 
Minha formação está em constante construção. Estou sempre estudando e procurando adquirir novos conhecimentos. Formei-me em Administração em 2002 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2004, iniciei mestrado em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas do RJ. Concluí esse curso no primeiro semestre de 2006. Tal curso foi fundamental para consolidar, juntamente com a graduação, uma sólida base acadêmica para poder atuar no mercado de trabalho.

Quanto à experiência profissional, essa tem sido bem eclética. Aos 29 anos, já vivenciei experiências profissionais em diferentes segmentos de mercado, tais como: tecnologia da informação, bancário, logística, comércio exterior e energia elétrica.
 
Por que escolheu Administração?
 
Durante a adolescência eu já pensava sobre qual profissão abraçaria. A escola que freqüentava no Ensino Médio também estimulava muito os alunos a pensarem sobre qual profissão iriam seguir. Realizavam palestras e seminários sobre a escolha da profissão. Ao final do segundo ano do Ensino Médio, fiquei em dúvida entre Administração, Jornalismo e Direito.

Busquei ajuda em um serviço de Orientação Vocacional (OV). Foi muito bom e me ajudou. Após testes, dinâmicas e outras atividades, consegui perceber que estava mais inclinado a fazer Administração.

Hoje, me orgulho da escolha que fiz e olhando para trás, vejo o quanto a orientação vocacional foi importante para mim. Penso que todos jovens em dúvida sobre carreira deveriam fazer OV.
 
É mais fácil para quem é formado em Administração arrumar emprego?
 
A cada dia, o mercado de trabalho está mais competitivo. O número de profissionais recém-formados que entram no mercado a cada ano não encontra disponível a mesma oferta de empregos. Daí, o administrador, recém-formado, se depara com essa dificuldade também. A diferença é que toda empresa necessita de um profissional formado em administração. Dessa forma, um administrador acaba encontrando mais possibilidades de emprego.

Esses empregos podem variar. Quando um administrador procura emprego em empresas de engenharia, por exemplo, normalmente ele tende a ser alocado nas áreas de Gestão de Pessoas ou Gestão de Contratos, pois as outras atividades são executadas por engenheiros. Mas, em geral, o profissional de Administração consegue atuar também na área financeira, de planejamento e marketing das empresas. Com o decorrer da carreira, ele pode galgar dois caminhos distintos, como uma espécie de carreira em Y. Em uma vertente ele pode continuar se especializando e se tornar um profissional essencialmente técnico, com conhecimentos e trabalhos pautados nas atividades técnicas da empresa. Na outra vertente, ele pode seguir pela carreira gerencial, na qual deverá saber trabalhar com pessoas por meio da expertise para gerenciar conflitos, motivar grupos e cobrar resultados.
 
O curso de graduação em Administração parece que é básico e genérico, daí a necessidade de especialização como administração hospitalar, industrial, pública, bancária, etc. Existem segmentos mais procurados pelo mercado? Quais são?
 
O mercado de trabalho brasileiro vive uma fase de redefinição onde antigas profissões estão desaparecendo e outras surgindo. A formação em Administração acompanha essa mudança e também se adapta. Ramos como a administração hospitalar, pública, de seguros e de comércio exterior estão em franca expansão tanto no número de empregos ofertados quanto nas possibilidades de carreira.
 
Administração Pública é um novo campo para quem está se formando?
 
Com certeza. Cada vez mais a sociedade brasileira exige a melhoria dos serviços públicos em geral. Para superar tal desafio é necessária a contratação pelo Estado de profissionais qualificados. A especialização em Administração Pública se faz necessária, pois, em geral, os currículos dos cursos de graduação focam apenas na administração de empresas, desconsiderando a formação em administração que possibilite ao profissional atuar na gestão de Organizações Não Governamentais, Instituições Públicas, Departamentos de Relação com o Estado (existente em grandes empresas), etc...
 
Existe um perfil para o bom  "administrador" ?
 
Um perfil preciso não existe. Mas há características muito valorizadas pelo mercado, tais como: ética, pró-atividade, dedicação, criatividade e capacidade de relacionamento inter-pessoal. Possuindo tais características, o administrador consegue se diferenciar.
 
Qual a expectativa salarial na profissão?
 
O profissional de administração formado consegue em média iniciar sua carreira com salário em torno de R$ 1.800,00. Com seu desempenho e esforço pode chegar em um ano e meio ou dois anos a uma remuneração em torno de R$ 3.000,00. Após esse estágio tem que optar se pretende seguir uma carreira mais técnica ou mais gerencial. A partir de então, os valores variam muito.
 
O que você considera uma vantagem e uma desvantagem da profissão?
 
Como vantagem, percebo a amplitude de opções para se trabalhar. O administrador pode atuar em diferentes áreas, aprendendo em cada uma delas um conhecimento específico e se tornar um profissional com formação generalista, muito valorizado no mercado.

A desvantagem é que muitas empresas e algumas instituições públicas não respeitam a lei que regulamenta a profissão de administrador no Brasil, e empregam profissionais das mais variadas formações para exercer atividades de administrador. Felizmente, esse quadro está mudando.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões