DISCIPLINAS

Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

A saúde no prato

Giselle de Oliveira | Nutricionista

A  A  A     

A saúde deve ser uma preocupação constante de todos, e o prato de comida é o caminho mais fácil para garantir uma vida saudável. Essa é uma das preocupações do nutricionista, profissional que atua nas mais diversas áreas da alimentação humana. Nutricionista de formação e professora do IFRJ, Giselle de Oliveira fala sobre as atribuições do nutricionista, comenta como é o curso e ainda analisa as características principais para um bom profissional na área.

O que faz um nutricionista?

O nutricionista é o profissional que atua nas mais diversas áreas da alimentação como creches/escolas, restaurantes, supervisionando a produção de alimentos. O nutricionista também pode trabalhar em hospitais e clínicas prescrevendo dietas para necessidades específicas. Por fim, o nutricionista pode participar na elaboração de rotulagem de alimentos e informações nutricionais de um produto alimentício.

Durante a faculdade existe algum contato com o paciente?

Durante os quatro anos, em média, do curso de nutrição, os alunos têm não apenas as matérias teóricas, mas também têm contato com o paciente, através dos estágios curriculares, que são obrigatórios.

Existem especialidades na área? Quais são as mais procuradas?

Assim como quase todas as carreiras, a nutrição também tem algumas especialidades, como a nutrição clínica e a nutrição esportiva. A primeira está ligada à prescrição de dietas a pacientes, seja em hospitais, clínicas ou consultórios, promovendo a reeducação alimentar. Já a segunda, como o próprio nome indica, está voltada à preparação dos atletas, com dietas adequadas para um melhor desempenho do esportista, sem prejuízo da sua saúde.

Quais as características necessárias para um bom profissional?

O profissional de nutrição deve estar sempre em constante atualização. Por se tratar de uma profissão da área de saúde, está sempre em evolução. Além disso, o nutricionista deve estar de acordo com as condições éticas profissionais, em respeito não apenas a sua profissão, mas também aos pacientes.

Como é um dia de trabalho de um nutricionista?

Depende da área que esse profissional atua se é em clinica, produção, creche e escolas ou em academias ou como docentes. Mas, em geral, é uma profissão que demanda muito conhecimento do profissional e uma boa interação com as pessoas.

Como está o mercado de trabalho para o nutricionista recém-formado?

Com o grande número de cursos de graduação surgindo, acredito que o mercado esteja cada vez mais competitivo. Entretanto, o crescimento do interesse das pessoas em uma vida mais saudável pode contribuir para o desenvolvimento do mercado de trabalho.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões