DISCIPLINAS

Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Reabilitando e prevenindo lesões

Renata Novaes | Fisioterapeuta

A  A  A     

No dia a dia, estamos sujeitos a um acidente em casa, na rua, ou, muitas vezes, as doenças nos deixam algum tipo de sequela que acaba exigindo um trabalho maior para recuperação. É aí que entra o profissional de fisioterapia. Profundo conhecedor do nosso corpo, o fisioterapeuta é responsável pela recuperação física e funcional de um paciente ou mesmo preveni-lo de lesões. Renata Novaes é fisioterapeuta especializada em ortopedia e fisioterapia esportiva e vai contar um pouco do seu dia a dia na profissão, bem como falar dos detalhes para quem está pensando em seguir a carreira. 

O que faz um fisioterapeuta?

O profissional de fisioterapia reabilita um paciente, ou seja recupera, devolve a ele a capacidade física e funcional. Nós também podemos atuar na prevenção de lesões.

Durante a faculdade existe algum contato com o paciente?

Existe sim, a partir do sexto período, iniciamos o estágio, realizado em clínicas e hospitais.

Existem especialidades na área? Quais são as mais procuradas?

Sim, existem várias, como ortopedia, fisioterapia desportiva, cardiologia, respiratória, geriátrica, neurológica, dermatologia, estética, ergonomia, dentre outras. As mais procuradas são a ortopedia, a neurologia e a respiratória.

Quais as características necessárias para um bom profissional?

O fisioterapeuta trabalha diretamente com pessoas que, geralmente, estão fragilizadas, com dor. Por isso, esse profissional tem que ter paciência, equilíbrio emocional, senso de observação, iniciativa, querer ajudar ao próximo, responsabilidade e uma boa disposição física.

Como é um dia de trabalho de um fisioterapeuta?

Um pouco cansativo. Eu trabalho no consultório, atendo pacientes em casa, que estão impossibilitados de irem até o consultório, e ainda vou a hospitais para atender paciente em pós-operatório. Por trabalharmos com o nosso corpo, o dia a dia acaba sendo cansativo, mas, ao mesmo tempo, compensa pelos resultados obtidos.

O desenvolvimento do esporte profissional no Brasil pode trazer um impulso para os profissionais da área?

Sim, principalmente para os que trabalham na área desportiva atuando diretamente com o atleta, trabalhando com o tratamento e, principalmente, com a prevenção.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões