DISCIPLINAS

Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Trabalhando o corpo e a mente

Leonardo Maia | Professor de Dança e Educação física

A  A  A     
Quem acha que o aluno de graduação em Educação Física deve se preocupar apenas com o corpo está muito enganado. Assim como grande parte das graduações, a Educação Física tem muita teoria, e o aluno deve estar preparado para absorver toda essa informação. Professor de dança e graduado em Educação Física, Leonardo Maia acaba com o mito de que o curso tem apenas aulas práticas e matérias molezinhas e lembra que estudar é fundamental para se tornar um bom profissional. E acrescenta: Falta aquele profissional que faz o diferente.
 
Como são as aulas do curso de Educação Física? Existe muita aula prática?
 
As matérias em si, são surpreendentes, pois quem começa a Ed. Física, pensa logo que terá prática de cada modalidade esportiva e que são matérias de alunos preguiçosos ou que não curtem estudar. Quem pensa que é apenas prática e matérias molezinhas está completamente enganado. Estudamos muita teoria e disciplinas importantíssimas, que abrangem a cadeira da Educação Física. Estudamos desde o desporto em geral, passando pelo estudo do corpo humano, seus mecanismos, didática, história, metodologias, dentre outros assuntos.
 
Estudar a teoria é importante para o profissional de Educação Física? Tem muita aula teórica no curso?
 
É fundamental a teoria na Ed. Física e, praticamente, o curso inteiro é com teoria, inclusive as disciplinas de desporto, como a Ginástica Artística, Futebol, Volei, Basquete, Natação, Dança, Handebol, Esportes de Raquete, Judô, dentre outras.
Existem disciplinas como História da Educação Física e seus processos e mudanças ao decorrer da década, Tendências e Métodos de Ensino na EF (Educação Física), Fisiologia, Anatomia, Cineantropometria, Corporiedade, Recreação, Pedagogia, Psicologia, Libras, Lesões Desportivas, Primeiros Socorros, Legislação, Histologia e Bioquimica.
 
Que tipo de especializações existem na carreira? Fale um pouco sobre a sua.
 
Ela é ampla. Vai desde especialização escolar, passando por treinamento funcional, aulas coletivas para terceira idade, crianças e adolescentes, desporto específico, recreação e turismo, dentre outros temas.
 
 
Qual é a importância do condicionamento físico para um aluno que pretende cursar Educação Física?

Nenhuma necessariamente, pois existem vários seguimentos com diversos perfis de pessoas. O que diferencia o profissional é a sua dedicação, a atenção e o carinho com o seu trabalho.

O aluno de Educação Física precisa ser bom na prática de esportes ou aprende no curso?
 
Eu, por exemplo, não sou um atleta em futebol, porém, consigo ministrar com excelência uma aula sobre o tema, pois tive aula que mostrava a técnica, a forma de ensino, os exercícios, dentre outros aspectos importantes. Mas, cada aluno segue aquilo que gosta, que, no meu caso, é a dança. Eu diria que, qualquer aluno em EF deve ter boa vontade em aprender e absorver os conhecimentos para o melhor desenvolvimento de suas atividades futuras, conforme apareçam oportunidades.
 
Quais são as características necessárias para um bom profissional na área?
 
Ter simpatia, disposição, atenção e cuidado com o seu aluno. Deve também incentivar, ensinar, apoiar, desafiar, se dedicar, estudar e ter amor pelo que faz!
 
Quais são as opções de emprego para um profissional de Educação Física? 
 
Escola, Academia, Estúdios de Personal, Cruzeiros, Escolinhas de desporto específico, pesquisador, técnico, laboral e muitos outros.
 
Como está o mercado de trabalho? 
 
O campo é extenso e muito concorrido, apesar de ter muitas oportunidades. Entretanto, todos sabem fazer apenas o básico. Falta aquele profissional que faz o diferente.
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões