HOME Educa » VESTIBULAR » PREPARE-SE 
Questão do Diarss

Confira o nosso calendário semanal, com questões e respostas para você se preparar muito melhor para o vestibular. Leia ainda comentários de professores.

Segunda-Feira: Português ou Literatura Sexta-Feira: Geografia ou História
Terça-Feira: Matemática Sábado: Inglês ou Espanhol
Quarta-Feira: Física Domingo: Biologia
Quinta-Feira: Química    


  HISTÓRIA - 19/9

(Mackenzie 2014)

 “Se a América Latina não foi esquartejada como a África, deveu-se ao fato – é preciso reconhecê-lo – de ter tido, sem que houvesse solicitado, um ‘tutor’. Um tutor ousado, porque se atreveu a dizer que a América era para os americanos, num momento em que apenas tinha a ilusão de ser uma potência. No entanto, quando esse tutor se transformou em grande potência, mudou seu discurso e gritou que era dono”.

(Héctor Hernan Bruit. O Imperialismo. São Paulo: Atual, 1994, p.49)

A partir da análise do texto, é correto afirmar que
a) a América Latina, desde a primeira metade do século XIX, é um instrumento do imperialismo estadunidense, que, historicamente, impôs, àqueles países, políticas como a Doutrina Monroe e a Política do Big Stick.
b) as divisões sofridas pela África, decorrentes do imperialismo do século XIX, não puderem acontecer no continente americano em virtude da imposição ao respeito, feita na Conferência de Berlim, entre EUA e potências europeias, da autodeterminação da América Latina.
c) o século XIX viu nascer a pretensa hegemonia estadunidense sobre os países latino-americanos, envolvendo disputas – desde aquela época – entre capitalistas e socialistas, ambientados na Guerra Fria.
d) os americanos, há dois séculos, convivem com a supremacia estadunidense sobre os diversos países do continente, resultando em políticas impositivas como a da “Boa Vizinhança” e a Aliança para o Progresso.
e) a América sempre foi protegida, resultando na criação de diversos acordos econômicos e na aliança de todo o continente em torno deles, apesar do domínio que os Estados Unidos exercem sobre o restante do mundo.


O comentário e a resposta desta questão estarão disponíveis a partir do dia 20/09/2014.
Pesquisar por assuntos anteriores: 
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar