HOME Educa » VESTIBULAR » PREPARE-SE 
Questão do Diarss

Confira o nosso calendário semanal, com questões e respostas para você se preparar muito melhor para o vestibular. Leia ainda comentários de professores.

Segunda-Feira: Português ou Literatura Sexta-Feira: Geografia ou História
Terça-Feira: Matemática Sábado: Inglês ou Espanhol
Quarta-Feira: Física Domingo: Biologia
Quinta-Feira: Química    


  HISTÓRIA - 25/7

(Unicamp 2014)

Como os abolicionistas americanos previram, os problemas da escravidão não cessariam com a abolição. O racismo continuaria a acorrentar a população negra às esferas mais baixas da sociedade dos Estados Unidos. Mas se tivessem tido a oportunidade de fazer uma viagem pelo Brasil de seus sonhos – o país imaginado por tanto tempo como o lugar sem racismo – eles teriam concluído que entre o inferno e o paraíso não há uma tão grande distância afinal.

(Adaptado de Célia M. M. Azevedo, Abolicionismo: Estados Unidos e Brasil, uma história comparada (século XIX). São Paulo: Annablume, 2003, p. 205.)

Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) A experiência da escravidão aproxima a história dos Estados Unidos e do Brasil, mas a questão do racismo tornou-se uma pauta política apenas nos EUA da atualidade.
b) Os abolicionistas norte-americanos tinham uma visão idealizada do Brasil, pois não identificavam o racismo como um problema em nosso país.
c) A imagem de inferno e paraíso na questão racial também é adequada às divisões entre o sul e o norte dos EUA, pois a questão racial impactou apenas uma parte daquele país.
d) A abolição foi uma etapa da equiparação de direitos nas sociedades norte-americana e brasileira, pois os direitos civis foram assegurados, em ambos os países, no final do século XIX.


O comentário e a resposta desta questão estarão disponíveis a partir do dia 26/07/2014.
Pesquisar por assuntos anteriores: 
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar